gramado e canela

Guia sobre Gramado e Canela: o que você precisa saber!

Gramado e Canela: duas cidades incríveis localizadas no sul do Brasil que despertam muitas emoções em seus moradores e visitantes. Residir em um desses municípios, certamente, é um privilégio, justamente pelos benefícios que eles trazem.

Consideradas um pedacinho da Europa no Brasil, possuem um clima agradável no verão e temperaturas bem baixas do inverno, o que as difere um pouco do restante do país. Além disso, você tem a oportunidade de conhecer gente nova durante todo o ano, uma vez que são dois dos principais destinos da Serra Gaúcha.

E você, quer saber um pouco mais sobre essas duas cidades? Continue a leitura e confira nosso guia completo!

Entenda as características de Gramado e Canela

Conhecer a história das cidades vai te ajudar a entender porque são tão especiais. Pensando nisso, começamos o nosso guia contanto as informações mais marcantes desses dois locais, veja só:

A história de Gramado

Primeiramente, vamos a uma curiosidade. Por que Gramado leva esse nome? A resposta está em sua origem, lá no final do século XIX, quando tropeiros levavam gado de um canto do estado para o outro, percorrendo distâncias muitas vezes longas. Para terem a oportunidade de descansar, paravam em um campo com uma extensa grama verde. Foi aí o suficiente para que o município fosse batizado com essa denominação!

Quando falamos que a cidade é um pedacinho da Europa no Sul do Brasil, não estamos mencionando apenas as características da arquitetura e de seus pontos turísticos. Estamos nos referindo, também, à sua história, uma vez que ela contribuiu para que a cultura do local também tivesse traços europeus.

Tudo isso porque a sua colonização foi europeia, iniciada com imigrantes lusos no ano de 1875. Logo em seguida, vieram imigrantes italianos e também alemães, contribuindo para o povoamento da região. Essa mistura de povos trouxe impacto para a culinária, para a diversidade das casas ali presentes, bem como para as festas tradicionais do município,

Isso sem falar das belezas naturais que trazem um encanto a mais para o local. Mesmo existindo desde esse período, só foi fundada como cidade em dezembro de 1954, uma vez que era considerada um distrito de Taquara. Dessa forma, foi emancipada a partir da publicação da Lei Estadual 2.522, e o seu primeiro prefeito foi Walter Bertolucci.

Essa lei só foi possível graças ao desenvolvimento da região na primeira metade do século XX, na qual houve a construção de escolas, de hospital, além do asfaltamento da avenida principal e também da inauguração da igreja matriz.

A história de Canela

E Canela, por que leva esse nome? Vem de uma árvore homônima, localizada pouco adiante do que hoje é a praça central da cidade. Ali era o ponto de encontro das pessoas, além de ser o local onde tropeiros paravam para descansar. Quem desbravou a região foi o Coronel João Corrêa Ferreira da Silva, também responsável por construir a estrada de ferro — cujas obras foram iniciadas em 1913 e concluídas em 1924, ligando Canela a Taquara.

No entanto, o primeiro proprietário do terreno que futuramente se tornaria o município foi Joaquim da Silva Esteves, que adquiriu os direitos sobre as terras ainda em 1821, ano no qual a coroa portuguesa o concedeu a oportunidade de explorar a região. Naquele período, o nome atribuído ao local foi de “Campestre Cannela”.

Assim como aconteceu com Gramado, a sua definição como município se deu por meio de uma lei, publicada em 28 de dezembro de 1944. Pela Lei Estadual 717, em 1º de janeiro de 1945 Canela era oficialmente uma cidade do Rio Grande do Sul, cujo primeiro prefeito foi o Sr. Nelson Schneider.

A história do turismo na Serra Gaúcha

Apesar de já sabermos as histórias sobre as duas cidades tão conhecidas pela sua diversidade cultural e turística, fica o questionamento: qual é a história do turismo na região? Hoje as duas cidades são conhecidas pelo imaginário popular como uma região de frio e roupas aconchegantes, mas nem sempre foi assim. Inicialmente, a serra gaúcha era tida como destino de veraneio, especialmente para moradores do próprio Rio Grande do Sul.

Como nas cidades da Serra as temperaturas são amenas até mesmo nos meses mais quentes, as pessoas (principalmente de Porto Alegre), buscavam um local de descanso, com ar mais puro e clima agradável. Os primeiros hotéis começaram a surgir entre as décadas de 1910 e 1920. O primeiro trem de passageiros desembarcou em Canela no ano de 1924.

Em 1916, na cidade de Canela, um dos construtores do trem que ligava a capital para as duas cidades foi quem resolveu inaugurar o primeiro hotel. O Grande Hotel Canela está em atividade até nos dias de hoje, recebendo turistas dos mais diversos pontos do Brasil.

Foi por meio do desenvolvimento dos próprios hotéis é que as cidades começaram a receber turistas no inverno, especialmente se considerarmos as condições oferecidas aos hóspedes para que pudessem ter conforto com as baixas temperaturas, pouco vistas em outras regiões.

Conheça os benefícios que essas regiões proporcionam

Agora que já sabemos um pouquinho sobre o histórico dessas duas cidades incríveis, chegou o momento de entendermos como é viver na região. Continue a leitura para se informar mais!

Qualidade de vida

A busca pela qualidade de vida deve ser priorizada por qualquer pessoa, independentemente de onde residir. Em grandes centros urbanos, por exemplo, existem bairros com clima de interior, que contribuem para que o morador possa exercitar-se ao ar livre, além de viver em segurança com a sua família.

No caso de Gramado e Canela, você não vai precisar se preocupar. A cidade toda traz bem-estar para quem ali reside, além de uma bela natureza ao redor. Especialmente para quem tem filhos, é possível usufruir principalmente da tranquilidade, uma vez que as cidades trazem baixos índices de criminalidade. Além disso, os imóveis encontrados apresentam estrutura adequada que contribuem para essa comodidade, como portaria 24 horas e câmeras.

Deve-se destacar a beleza dos municípios, tanto em relação à natureza, quanto em relação a arquitetura do local. No inverno, o clima frio permite a atração de turistas, fazendo com que a cidade fique mais contagiante e alegre com tantos visitantes (que contribuem efetivamente para movimentar a economia).

Contato com a natureza

Quais são os principais benefícios de preservar o contato com a natureza, mesmo morando em centros urbanos? Entre eles, destacamos especialmente o fato de que contribui para a saúde física, uma vez que você vai ter a oportunidade de realizar atividades com segurança, controlando melhor o tempo e otimizando a sua rotina para que possa passar bons momentos em família.

Deve-se destacar, ainda, o fato de que viver em cidades como Gramado e Canela contribuem significativamente para a melhoria da saúde mental. Estar em uma região que é bonita durante 365 dias por ano e com locais incríveis para explorar, traz sempre alternativas para que possa passar finais de semana e feriados em boas companhias.

Ressaltamos, ainda, o grande ganho proporcionado às crianças. Especialmente em uma era digital, ter refúgios em sua própria cidade para passar períodos de folga longe das telas vai permitir uma maior interação dos pequenos e também trazer melhorias para a sua produtividade na escola.

Melhor gastronomia

A gastronomia de Gramado e Canela é o destaque entre os turistas. E por que moradores também não podem usufruir desse grande benefício? Conforme explicamos, pelo fato de terem sido exploradas inicialmente por imigrantes europeus, observa-se uma forte tendências do continente na culinária.

Entre as comidas típicas, destaca-se especialmente o chocolate, o fondue, Cuca, além dos famosos em todo o Rio Grande do Sul, como o churrasco e o chimarrão. Por ser um dos principais destinos de todo o país nos períodos que compreendem maio e agosto, há muitas opções de restaurantes para os mais diversos gostos, de modo que o morador possa optar por aquele que mais agrada ao seu paladar e ao de sua família.

E se você nunca foi às fábricas de chocolates artesanais, não perca tempo! Qualquer morador de Gramado e Canela devem tirar uns dias para experimentar as receitas desses empreendimentos que atraem olhares de todo o Brasil.

Pontos turísticos belíssimos

Entre as principais vantagens de morar em Gramado e Canela, destaca-se o fato de que não precisa ir muito longe para usufruir de incríveis pontos turísticos.

Se as suas férias estão chegando e você deseja economizar para um planejamento a longo prazo, você terá a possibilidade de conhecer os mais diversos locais da cidade, que rendem belas fotos e ótimos finais de semana ao lado das pessoas que mais gosta!

Em Gramado, você pode conhecer/visitar:

  • Igreja de São Pedro — localizada no centro da cidade, tem uma construção muito inspirada no estilo românico. Inicialmente construída em madeira, foi edificada no ano de 1917 pelo arcebispo D. João Becker;
  • Lago Negro — considerado um dos pontos mais famosos de Gramado, conta com águas escuras e profundas. Ao seu redor, muitas árvores, o que permite excelentes passeios para toda a família;
  • Praça Major Nicoletti — é a praça central da cidade, cujo nome foi dado em homenagem ao primeiro sub-intendente local;
  • Rua Torta — caso você more em Gramado há mais tempo ou pretende morar, não pode deixar de conhecer a Rua Torta. Localizada no centro da cidade, conta com a presença de lindas flores, além de lembrar uma das mais conhecidas ruas da Califórnia: Lombard Street.

Já em Canela, você pode visitar/conhecer:

  • Parque da Ferradura — no Parque da Ferradura, você vai ter a oportunidade de conhecer vistas incríveis dos mirantes. Um deles, vai dar de cara com o cânion do Rio Caí, cuja curva em formato de ferradura levou ao nome do local;
  • Vale dos Dinossauros — a imaginação das crianças é aflorada, concorda? Nada melhor do que visitar um local que contribui ainda mais nesse sentido, como o Vale dos Dinossauros, inspirado livremente nos filmes de Jurrasic Park;
  • Parque do Pinheiro Grosso — criado especialmente para preservar um “pinheiro grosso” presente no local, o parque é uma ótima alternativa de descanso. É pertinho do Vale dos Dinossauros, além de estar localizado a apenas 3km do centro;
  • Mundo Gelado — primeiro parque temático de gelo da América Latina, no Mundo Gelado as temperaturas chegam a -25ºC. Mas fique tranquilo, porque os visitantes recebem um casaco bem quentinho para que possa se proteger.

Infraestrutura de qualidade

Ao decidir por um local para morar, existe a necessidade de avaliar alguns pontos específicos. Entre eles, as necessidades de toda a família, uma vez que isso vai contribuir para uma avaliação mais precisa sobre a quantidade de cômodos e o tamanho deles.

Além disso, é importante avaliar como é a mobilidade da região, uma vez que vai contribuir efetivamente para que o seu dia a dia seja mais facilitado. Por fim, deve-se entender de forma precisa como é a infraestrutura desse local. Nisso, Gramado e Canela se destacam com tranquilidade.

Por receberem um grande número de turistas anualmente, é preciso conter uma boa rede comercial para que possa atender a toda essa demanda. Há alternativas de bons restaurantes, supermercados, farmácias, enfim. Isso sem falar da ótima qualidade das escolas presentes nas cidades e de outros tipos de empreendimentos que priorizam o entretenimento.

Saiba como são as cidades para moradia e trabalho

Ao longo do conteúdo, apresentamos um pouco mais sobre os ganhos de residir em Gramado e em Canela. Agora, vamos explicar de forma mais precisa como são essas cidades para moradia e trabalho. Confira!

Casas e apartamentos em Canela

Inicialmente, vamos ressaltar sobre as casas e apartamentos da cidade de Canela. Conforme explicamos, uma das principais características de ambas as cidades está relacionada com o fato de que a arquitetura dos europeus é muito presente em toda a região, uma vez que trouxe resquícios de seus períodos iniciais.

Em Canela, há muitos traços germânicos que se harmonizam com características italianas, tornado a cidade única. E em relação aos preços, quem deseja comprar uma casa ou apartamento na cidade precisa avaliar inicialmente o que busca.

Na região central, por exemplo, existem apartamentos que vão de R$ 200 mil, até aqueles mais luxuosos, na faixa dos R$ 9 milhões. Por essa razão, faça um planejamento, entenda precisamente o que você busca, quais seus objetivos, além de conhecer os principais bairros para uma análise mais precisa.

Você também pode optar por kitnests e flats. Caso você seja um investidor, esse é um ótimo tipo de aplicação, uma vez que pessoas que trabalham em Canela e vão morar sozinhas, normalmente buscam alugar um imóvel como esse. Caso você queira comprar um para ter uma vida independente, as principais vantagens de residir em um flat ou kitnet são:

  • mais segurança;
  • mais facilidade com a limpeza e com a manutenção;
  • maior conforto;
  • atende os moradores nos mais diversos sentidos.

Casas e apartamentos em Gramado

Em relação às casas e apartamentos em Gramados, destaca-se as mesmas informações apresentadas no tópico sobre Canela. É preciso analisar quais são os seus objetivos para buscar por um imóvel que atenda às suas necessidades e se encaixe em seu orçamento, de modo que contribua para o seu planejamento e também para atender às expectativas do dia a dia.

Sobre a arquitetura da cidade, conserva-se um estilo bávaro, território germânico que surgiu na Boêmia, onde hoje é a República Tcheca.

Home office

Hoje, vivemos um contexto de pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Surgida na China no final de 2019, teve o seu primeiro caso confirmado no Brasil em fevereiro deste ano. Desde então, autoridades municipais dos mais diversos pontos do país publicaram decretos obrigando o isolamento social (quarentena), uma vez que essa é uma das principais medidas para conter o avanço da doença.

Nesse sentido, empresas de diferentes áreas dispensaram seus profissionais de trabalharem nos escritórios. O trabalho home office em Gramado e Canela, então, passou a ser uma rotina dos colaboradores, necessitando uma mudança em suas culturas e também no modo de exercerem as suas funções.

Por essa razão, existe a necessidade de buscar trazer a atmosfera do escritório para a sua própria casa, de modo que não traga prejuízos para a produtividade e nem para a qualidade do trabalho exercido. Morar em uma cidade que contribui para isso, efetivamente, é um ponto a favor.

A tranquilidade de Gramado e Canela trouxe como ganho para os profissionais em home office justamente isso: a possibilidade de estar em um local silencioso, com um clima agradável e que não impactasse a forma como é as demandas são executadas.

Mobilidade

Gramado e Canela são cidades relativamente pequenas. Sendo assim, o deslocamento para as principais necessidades do dia a dia é fácil, além de não haver muito trânsito em horários de pico. É aquela sensação de estar em um município com clima de interior, mas com todas as facilidades e tipos de comércios necessários para a rotina bem pertinho de você.

Conheça os principais bairros de Gramado e Canela

Quem busca por um imóvel, precisa conhecer inicialmente quais são os principais bairros da região pretendida. Veja, a seguir, uma lista selecionada por nós!

Gramado

Centro

O Centro está entre os melhores bairros de Gramado para morar. Nele, você vai encontrar a infraestrutura necessária para todas as atividades do dia a dia, como bancos, comércios, farmácias, supermercados, entre outros. Além disso, para quem curte um bom passeio aos finais de semana, vai ter a possibilidade de ir a locais próximos de sua casa, como os mencionados mais acima. Entre eles, bares, restaurantes, além de lojas de chocolates.

Planalto

O bairro Planalto é considerado um dos locais mais nobres de Gramado. Além disso, é nesse local que pontos turísticos muito requisitados pelos visitantes estão presentes, como o Lago Negro, alternativa ideal para passeios com crianças e com familiares de outras regiões, caso venham visitá-lo. É no Planalto, ainda, que você tem a oportunidade de visitar o Mini Mundo, parque em miniatura visto por muitos como o destino obrigatório do município.

Mato Queimado

Gramado como um todo já tem um clima bem gostoso de cidade do interior. No entanto, existem bairros no muncípio que trazem ainda mais essa tranquilidade. É o caso do Mato Queimado, que conta com uma paisagem bucólica, com muitas residências, além de lindas paisagens ao seu redor. Mas não se preocupe, pois a distância para o Centro é curta, possibilitando o fácil acesso às principais necessidades.

Canela

Centro

Em Canela, o Centro também é destaque. Para quem busca por uma alternativa mais moderna em meio à tradição europeia da cidade, essa é a opção mais indicada. Por lá, você tem a oportunidade de estar próximo aos pontos turistas que atraem visitantes dos mais diversos pontos do Brasil, como a Praça Central, a Catedral de Pedra, além da antiga estação de trem.

Além disso, deve-se destacar que é nesse bairro que está presente a maior concentração do comércio, como escolas, restaurantes, farmácias, supermercados etc.

Vila Suzana

Se o seu objetivo for encontrar uma extensa área verde em perímetro urbano, o bairro Vila Suzana é o ideal. Local nobre, de alto padrão e em uma região muito privilegiada da cidade, é referência no município. Além disso, não se preocupe quanto às questões comerciais, pois existe a possibilidade de ir até ao Centro sem nem mesmo pegar um carro — exatamente, à pé.

É uma região tranquila e silenciosa, ideal para períodos de home office e também para quem deseja descansar sem o barulho das grandes cidades.

Parque das Hortências

Parque das Hortências é mais um dos bairros de Canela que devem ser analisados. Apesar de ser um pouco mais afastado da região central, o seu acesso não é complicado. O nome é em homenagem à flor muito comum na cidade durante o período de primavera, fazendo com que o local fique de encantar os olhos de qualquer morador ou visitante.

Mais uma alternativa para as famílias que vão à Canela em busca de sossego, paz e tranquilidade, sem deixar de lado boas alternativas para o entretenimento e lazer.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como é morar em Gramado e Canela, conhecer as suas histórias, além de poder conferir curiosidades sobre os principais pontos turísticos do local. Ao buscar por um imóvel na região, o ideal é contar com o apoio de uma imobiliária, que possui profissionais capacitados que conhecem ambas as cidades, além de entenderem quais são os seus objetivos para oferecer aqueles imóveis mais apropriados.

Para isso, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

Compartilhe este artigo por: