Apartamento e casa de alto padrão: tudo o que você precisa saber

O mercado de apartamento e casa de alto padrão é voltado para os investidores que estão em busca de excelentes investimentos, qualidade de vida, comodidade e exclusividade. Os altos custos desse tipo de propriedade rendem cada centavo investido não só financeiramente como dentro do status e da posição social dos seus moradores.

Entender como se diferencia esse tipo de edificação das demais do mercado e saber quais são as principais características desse tipo de imóvel é uma forma de entender o estilo de vida daqueles que tem a possibilidade de viver em uma casa ou apartamento de luxo.

Quer saber mais sobre esse mercado milionário? Então, confira este material completo que preparamos para você sobre os imóveis de alto padrão!

1. Perfil de quem mora em apartamento ou casa de alto padrão

O proprietário de um imóvel de alto padrão se diferencia dos demais investidores. Para ele, não existem momentos de crise ou fatores econômicos que possam impedir uma negociação, a escolha é baseada nas preferências e naquilo que a edificação pode oferecer ao dono.

Imóvel de luxo não é a realização do sonho da casa própria

Quando o investidor opta por esse ou aquele imóvel de alto padrão, o que está em jogo não é a realização de um sonho de ter uma moradia e fugir do aluguel, pelo contrário, ele está optando por status e lucratividade.

Via de regra o comprador não está no seu primeiro imóvel de luxo, ele já tem outras construções com valores bem elevados e está rentabilizando com novas aquisições nesse padrão de negócios. Os imóveis de alto padrão precisam ser uma excelente aplicação financeira para os seus investidores, com promessas de lucros e retorno financeiro.

Exigência elevada

Ao buscar as opções de mercado, os investidores são mais exigentes e esperam exclusividade no produto que estão adquirindo. Mesmo que seja apenas para revenda e não para morar, o comprador que ter em suas mãos o que há de melhor no mercado no momento da aquisição.

Palavra de ordem: exclusividade

O investidor busca por imóveis únicos, assinados por arquitetos e engenheiros renomados, que planejam a planta de acordo com o perfil de clientes que estão traçando como meta de venda.

É como oferecer uma opção de compra em que o proprietário é um “escolhido” para viver naquele lugar criado especialmente para ele. Geralmente o número de unidades é reduzida e a privacidade é fundamental, trazendo mais distanciamento entre os moradores do condomínio.

Detalhes personalizados

Os investidores do mercado imobiliário de alto padrão são menos suscetíveis a serem facilmente impressionados com detalhes superficiais. O que eles buscam é personalização, detalhes que tragam valor agregado ao investimento, benefícios e muitas vantagens para aquele se torne um negócio imperdível.

Por isso, na hora de oferecer um imóvel luxo para um investidor, o profissional precisa ser especializado nesse mercado e entender quais são pontos os pontos fundamentais para que tornem essa opção de compra a melhor.

2. Características dos imóveis de alto padrão

Os imóveis de alto padrão são essencialmente exclusivos e altamente tecnológicos. São o sonho de muitos brasileiros, mas a realidade de poucos que não se importam com o quanto isso pode custar, o que eles querem é viver com luxo, espaço e muito conforto.

Os imóveis de alto padrão exibem materiais de alta qualidade, detalhe e refinamento no acabamento, são dotados tecnologicamente, estão localizados nos melhores pontos da cidade e são exclusivamente projetados para o perfil socioeconômico dos seus futuros proprietários.

3. Diferenças entre imóvel de alto padrão e os demais

Esse é um ponto fundamental que deve ser considerado. Diferenciar um bom imóvel de uma construção de alto padrão será possível não só pelo preço, mas por todos os detalhes que esse tipo de edificação oferece aos seus proprietários.

Localização

O primeiro ponto é que um imóvel de alto padrão está cercado por diversas edificações luxuosas e tem em sua vizinhança as áreas mais nobres da cidade.

Acabamento

Outro ponto fundamental é que o luxo é visto a olhos nus. Ou seja, o material utilizado dentro das edificações de alto padrão precisa ser nobre, de alta qualidade e com detalhes únicos que serão difíceis de esquecer para cada novo visitante da casa.

Arquitetura exclusiva

A assinatura dos arquitetos e engenheiros da obra é como se fosse uma grife, precisa ser carregada de personalidade dentro do mercado imobiliário. O preço de um imóvel pode ser muito acima do imagina dependendo de quem assina a obra.

Exclusividade

Além da edificação pensada e modelada para os seus clientes, os serviços oferecidos dentro do condomínio são também um diferencial característico dentro desse tipo de edificação. Por exemplo, um massagista a disposição para atender dentro das salas de massagens altamente equipadas no próprio condomínio você só encontra em condomínios de luxo.

Já nas demais edificações disponíveis no mercado, na linha de classe média e média alta, você não encontra os detalhes apontados. Conta com uma excelente localização, mais espaço interno e número de cômodos, além de uma área de lazer com mais estrutura.

4. O que buscar em um apartamento e casa de alto padrão

De forma direta e objetiva, o que investidor busca quando vai comprar um apartamento ou casa de alto padrão é o luxo, conforto, tecnologia e a exclusividade. Aqui não está em questão a concorrência do mercado, os compradores estão dentro de um patamar diferenciado.

Design exclusivo, privilégios e muita qualidade são pontos-chave que não são esquecidos nem por um minuto pelos investidores na hora da compra. Ao buscar por um imóvel de luxo o comprador está preocupado em seguir um estilo de vida, manter um status social, ter as suas mãos o que há de bom e de melhor.

Não existe preocupação com custos para manutenção, detalhes sobre gastos, esses temas nem sequer são abordados na hora de fazer uma venda de imóveis de alto padrão. O que se busca é o que há de melhor e mais moderno no mercado.

5. Vantagens e desvantagens de morar em apartamento e casa de alto padrão

As casas de alto padrão e apartamentos luxuosos do tipo cobertura são os imóveis que mais chamam a atenção dos investidores. Entre as possibilidades do mercado para esse tipo de construção, separamos algumas vantagens e desvantagens para a compra.

Vantagens

Para ajudar a entender quais são os benefícios de adquirir esse tipo de patrimônio, enumeramos as vantagens.

1. Ampla área útil

A metragem dos imóveis de alto padrão é maior que o convencional, ultrapassando os 200 metros quadrados, com cômodos mais amplos e em grande número dentro da casa. No caso dos apartamentos de luxo, geralmente as construções são do tipo duplex ou triplex.

2. Redução de barulho

Com menos contato com os vizinhos, as casas são construídas com espaço externo maior, assim o barulho dos vizinhos é reduzido. Por outro lado, nos apartamentos de cobertura, o isolamento acústico de alta qualidade reduz a potencialidade de barulhos.

Portanto, os imóveis de alto padrão conferem aos seus proprietários mais privacidade e menos contato com a vizinhança.

3. Vista privilegiada

No caso das coberturas, as regiões onde as edificações de luxo são construídas estão localizadas em áreas nobres, com vista privilegiada para pontos da cidade. As casas ficam em condomínio fechado, bem arborizados e que permitem que o morador tenha outro tipo de paisagem, nada convencional, ao abrir as janelas da casa.

4. Planta flexível

As construções de alto padrão são projetadas para garantir o maior espaço e conforto para os seus moradores. Portanto, as plantas são modeladas de forma flexível para que os cômodos possam ter paredes removidas e que os espaços possam sofrer alterações, desde que não causem danos para a estrutura.

Desvantagens

Como toda construção, algumas desvantagens podem aparecer ao longo do tempo. Confira algumas que precisam ser consideradas na hora da compra.

1. Infiltração

Principalmente em apartamento na cobertura, os problemas de infiltração são mais recorrentes pela proximidade com o telhado. É preciso ficar atento e fazer a manutenção periodicamente para evitar que a infiltração se agrave.

2. Variação térmica

As construções de alto padrão geralmente são em áreas mais arborizadas e até afastadas dos grandes centros. Por isso, podem estar localizadas em regiões que sejam mais frias ou quentes, precisando de uma atenção especial com relação ao conforto térmico.

No caso das coberturas, essa atenção deve ser redobrada, já que quanto mais alto for o prédio, maior será a variação térmica e será preciso fazer a instalação de calefação e ar-condicionado para garantir o conforto.

3. Pressão da água

Esse quesito é essencial para os imóveis na cobertura ou casas com vários pavimentos em condomínios de luxo. Quanto mais alto, é preciso de um sistema de pressão de água que suporte a capacidade para atingir a todos os andares.

4. Distância das áreas comuns

No caso das casas de alto padrão em condomínios fechados, nem sempre os imóveis estão localizados perto das áreas comuns, justamente para evitar o barulho e o trânsito de pessoas.

5. Preço

Pelo conforto e espaço amplo, o preço desse tipo de imóvel costuma estar numa faixa muito acima de imóveis tradicionais no mercado.

6. Decoração de imóveis de alto padrão

Em imóveis de alto padrão a palavra de ordem é sofisticação. Aquelas casas e apartamentos luxuosos, iguais aos que se vê em filmes e novelas são uma realidade. Para isso é preciso trazer ao ambiente muita tecnologia, conforto e segurança, tudo isso com base na automação dos sistemas.

Para que você possa entender melhor como planejar a decoração de um imóvel de alto padrão, separamos algumas dicas importantes que você deve ter em mente para acertar na escolha. Vamos lá?

Pense nos mínimos detalhes

Do chão ao teto, todos os pontos da casa merecem atenção! Para alcançar uma decoração luxuosa, não fique somente no mobiliário, pense no piso com aquecimento, tipo de material como mármore ou madeiras raras. O teto de gesso rebaixado com sistema de luzes automatizadas também é muito importante.

Não erre nas cores

São tanto os detalhes, que a cor das paredes será a base para que nada saia do programado. A tonalidade que você escolher será o norteador das sensações que você busca criar em cada um dos ambientes.

Para um imóvel luxuoso e elegante, o mais indicado é partir para uma palheta de cores suave e neutra, trazendo um clima mais clean e sofisticado. Quer alguns exemplos:

  • branco: remete a limpeza e amplitude de espaço;
  • cinza: traz elegância e sobriedade ao ambiente;
  • preto: traz elegância e modernidade, mas precisa ser na dose certa, para não sobrecarregar o ambiente;
  • bege: a base da palheta de cores de alto padrão, já que permite criar diferentes tonalidades para definir ambientes.

No entanto, se você quer trazer mais originalidade e muita expressividade aos ambientes da sua casa, pode optar por cortes fortes e marcantes como:

  • amarelo: a cor que representa a riqueza, traz alegria para ambientes como sala e cozinha;
  • vermelho: para quem tem uma personalidade ousada, que gosta de contraste entre os acessórios e o ambiente, mas precisa de cuidado.

Obras de arte

Marque os diferentes ambientes da sua casa com obras de arte, de quadros a esculturas, isso traz muita elegância e mostra a personalidade do proprietário do imóvel. Não precisa ser nenhuma peça de arte caríssima, mostre aquilo que remeta a você, como fotografias, arte de rua, artistas locais, entre outras opções.

Materiais de alta qualidade

Na hora de pensar a sua decoração luxuosa, não se preocupe com preços, invista nos melhores materiais do mercado para trazer qualidade e durabilidade. Materiais nobres como madeira e mármore, por exemplo, conferem elegância e imponência para a sua decoração.

A iluminação é a alma da casa

Mas do que acender uma luz, você deve criar cada ambiente por meio da iluminação. Toda a sua decoração dependerá do jogo de luzes e da disposição para evitar sombras e dar vida aos detalhes de cada ambiente.

Não esqueça que a iluminação precisa ser automatizada, nada melhor que programar os ambientes e ter as luzes acesas de acordo com a programação e a partir de um simples comando de voz.

7. Como escolher entre apartamento e casa de alto padrão

Escolher uma casa de alto padrão e com elevado custo de investimento não é uma das tarefas mais fáceis, não é mesmo? Alguns pontos precisam ser considerados e podem fazer toda diferença na tomada certeira de decisão.

Para ajudá-lo a entender como escolher o melhor apartamento ou casa de alto padrão para investir, confira os 8 pontos essenciais que você deve levar em consideração na hora da compra.

Localização

Se não é o mais importante, é um dos fundamentais quesitos na hora da escolha certa para aquisição de um imóvel de alto padrão. Isso porque, a localização influencia diretamente no valor final da propriedade.

Para que haja sempre a constante valorização de imóveis é preciso que ele seja construído numa região nobre e estrategicamente privilegiada dentro da cidade de escolha. Isso porque, a vizinhança faz toda diferença dentro desse quesito.

Isso porque, as condições ao redor do imóvel devem ser as melhores para que ele se torne cada vez mais caro ao longo do tempo e uma excelente opção de venda.

Arquitetura

Busque imóveis que tenham a arquitetura assinada por especialistas renomados no mercado, já que eles conferem mais prestígio e originalidade aos empreendimentos que constroem.

Imóveis de alto padrão são exclusivos e planejados de acordo com o perfil socioeconômico dos seus futuros compradores. Por serem tão diferenciados, flexíveis e únicos, a venda ocorre na planta e com rapidez.

Por isso, arquitetos e engenheiros renomados no mercado devem assinar as construções luxuosas, trazendo essa linha de design único e encantando os seus investidores.

Segurança

No quesito segurança, os condomínios fechados e residenciais de alto padrão são os mais procurados pelos investidores. Isso porque, é preciso garantir que os objetos de valor e, principalmente, a sua segurança estão muito bem salvaguardadas dentro de seus lares.

Portaria 24 horas, sistema interno de monitoramento por câmeras, entrada automatizada por digitais e outras ferramentas de última geração devem ser utilizadas para garantir a segurança dos condôminos.

Acabamentos

O acabamento é a alma de um imóvel de luxo! A utilização de materiais de alto padrão com qualidade premium é o maior referencial para a escolha certa. Paredes e pisos devem ser construídos utilizando o que há de melhor no mercado, para conferir durabilidade e a qualidade no acabamento.

Alguns dos materiais mais utilizados nos imóveis de alto padrão são o mármore, madeiras nobres, entre outras opções. É tudo do bom e do melhor!

Área de lazer

Esse é um ponto muito importante na escolha da sua casa ou apartamento de alto padrão, as condições da área de lazer. Para esse perfil de público, é preciso que o condomínio conte com uma excelente estrutura interna.

Piscinas aquecidas, jacuzzis, salas de cinema, academia com equipamentos sofisticados são as regalias básicas que os moradores esperam encontrar nesse tipo de imóvel. Deve haver alguma diversificação nos modelos de piscina oferecidos aos moradores para que eles tenham opções de uso.

Automação

Estamos no século XXI, na era tecnológica, nada mais justo que os investidores que apostam em imóveis de alto padrão tenham acesso ao que há de mais moderno no mercado. Em meio a tanta informação, soluções inteligentes devem cercar os moradores de conforto em todos os ambientes do imóvel.

O smartphone é mais que um companheiro, é o elemento central que permite controlar todo sistema automatizado dentro da casa. Nas edificações de luxo, tudo está à disposição do morador com um toque na tela do telefone ou por um simples comando de voz.

Como a tecnologia de ponta é muito cara, é nesse tipo de imóvel que os investidores estão esperando encontrar o melhor da tecnologia para desfrutar dos benefícios.

Documentação

Imóveis luxuosos que já estão construídos e estão localizados nos pontos mais nobres da cidade precisam ter a sua documentação verificada. Muitas vezes as edificações são objeto de herança e, por isso, precisam estar com a documentação regularizada para serem comercializadas.

Por isso, se você está em busca de mansões de famílias tradicionais da sua cidade ou casarões luxuosos antigos, a dica é conferir toda a documentação e a disponibilidade para negócio do imóvel. O investimento é alto, então precisa estar cercado de cuidados para que ele não vire uma grande dor de cabeça para o comprador.

Infraestrutura de serviços

Condomínios luxuosos oferecem aos seus moradores mais do que lazer, muitos serviços para facilitar e otimizar a vida das pessoas. Busque a lista de serviços que é oferecida dentro do seu condomínio, como massagem, concierge, chef de cozinha, entre outras comodidades.

Tudo isso faz uma grande diferença na sua rotina, que facilita a sua vida para não precisar nem ao menos sair do seu condomínio para ter acesso aos melhores serviços do mercado.

8. Como escolher uma imobiliária especializada em imóveis de alto padrão

Não é em toda imobiliária que você vai encontrar um portfólio especializado em imóveis luxuosos que tenham uma clientela de investidores para esse nível de mercado. Por isso, é preciso procurar especialistas em imóveis de alto padrão para ter acesso as melhores opções disponíveis.

A imobiliária ROHDE é um exemplo de sucesso nesse mercado, com excelentes opções que atendem as necessidades desse perfil de investidor e conta com as edificações mais luxuosas do momento.

Os imóveis de alto padrão se diferem dos demais no mercado não só pelo preço, mas por um conjunto de fatores que o tornam únicos e luxuosos, sendo a opção dos sonhos para muitos compradores.

Por isso, pesquise pelas imobiliárias que tenham tradição no mercado de imóveis luxuosos, busque indicações dos serviços nesse ramo e conheça o portfólio disponível pela empresa para não ser induzidos a negócios que não estão nem perto de um padrão de alto luxo.

Para o investidor que está buscando imóveis de alto padrão, é importante conhecer todos os detalhes do tipo de construção que está buscando, desde as opções de escolha até as formas como vai fazer a decoração final do imóvel.

Conheceu todo os pontos que você precisa saber para investir em apartamento e casa de alto padrão? Então, aproveite para entrar em contato conosco para conhecer as nossas opções disponíveis!

Compartilhe este artigo por: