Afinal, por que morar em Canela? Leia e descubra!

Morar em Canela é uma ótima opção para você que deseja abandonar os grandes centros urbanos e viver em cidades de médio porte, a fim de aumentar sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Por proporcionar mais saúde para seus moradores, Canela ganhou notoriedade no Brasil e no mundo e tem atraído mais pessoas, com o interesse de fazer da cidade seu novo lar. Diante de sua importância, vamos esclarecer sobre as vantagens de morar nesse município. Fique conosco e saiba mais!

História de Canela

Primeiramente, Canela era território indígena, habitado por índios caingangues. Nos séculos XVIII e XIX, a região foi atacada violentamente pelos chamados bugreiros, contratados pelo Governo à época, com o objetivo de “limpar” a terra e prepará-la para receber as imigrações europeias.

A intenção do Governo Imperial era o embranquecimento do país, que era negro ou mestiço, em sua maior parte. Assim, por volta de 1903, foi formado o primeiro núcleo urbano de Canela, com a instalação do Coronel João Ferreira Corrêa no local.

Sob a organização desse coronel, foi construída a estrada para Taquara e estabelecidos alguns serviços. Pelas obras realizadas, o Coronel João foi homenageado com a criação de uma praça em seu nome.

Com uma bela paisagem e um clima agradável, não demorou para que Canela se tornasse a cidade mais procurada, nos anos de 1930 a 1940.

Após, no final de 1944, assinou-se uma lei considerando Canela como município, instalado somente em 1945. Nesse mesmo ano, descendentes de alemães passaram a viver na cidade e descobriram todas as belezas naturais da região.

Localização

Quem decidir morar em Canela vai residir no estado do Rio Grande do Sul. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade fica na região das Hortênsias e faz divisa com os municípios de Caxias do Sul, Três Coroas, Gramado e São Francisco de Paula.

Ainda, Canela está a 30 quilômetros da cidade de Norte-Leste de Parobé, o maior município da região. Além disso, a 123 quilômetros de distância da capital Porto Alegre, a cidade conta com uma área territorial de 254,579 km², cerca de 0,0947 do território do Rio Grande do Sul.

Pontos turísticos

Morar em Canela é sinônimo de usufruir dos diversos atrativos da cidade, como o clima tranquilo e oportuno ao descanso. Isso porque o município apresenta pontos turísticos famosos. Vamos listá-los a seguir. Leia mais!

Casa de Pedra

O local é um espaço cultural, que comporta cinema, teatro e exposições. Tem uma estrutura de uma casa antiga alemã. Foi construída em 1953 pela Associação Rural de Canela, que funcionou no lugar por 10 anos.

Possui duas salas de cinema e uma para o teatro, com capacidade para receber cerca de 200 pessoas no teatro e 120 no cinema.

Sua estrutura interna é de madeira, enquanto o revestimento externo é de pedras basálticas. Tem uma área de 700 m², com estacionamento e acesso aos portadores de necessidades especiais. A Casa de Pedra fica localizada no centro da cidade, na Avenida Osvaldo Aranha, nº 30.

Cascata do Caracol

Essa cascata é uma queda d’água de 131 metros rodeada por pedras e rochedos. É um dos cartões postais da Serra Gaúcha e principal atração do Parque do Caracol. Dessa forma, tal reserva natural tornou-se um ponto turístico muito visitado no Brasil, uma opção de passeio.

Pode ser visitada por meio dos bondinhos aéreos ou de caminhadas pelo parque. O lugar possui ótima estrutura, com restaurantes, mirantes e diversas áreas de lazer. Por ser tudo sinalizado, é fácil passear pelo lugar e escolher as melhores rotas.

A cascata pode ser vista pelo observatório ecológico, mirante frontal na parte superior e por uma escadaria que leva à parte inferior do Parque do Caracol.

Bondinhos aéreos

Quer uma dica para aproveitar o ar livre? Ande de bondinho aéreo, fazendo um passeio de teleférico pelo Parque da Serra. Feito há 5 anos, os bondes encantam a comunidade local, em especial por permitir a visão de belas paisagens.

Essa atração conta com três estações, postas no meio da natureza. São elas: a Estação Animal, Estação Cascata e Estação Central. Cada estação conta com um ponto turístico, cheio de atrações a serem desfrutadas pelos visitantes.

Esse passeio tem um custo, que gira em torno de R$45,00, dependendo da idade do visitante. Podem ser vistas a fauna, flora e as trilhas de caminhada, bem como toda a visão aérea da reserva natural.

Eventos memoráveis

Apesar de ser uma cidade considerada pequena, Canela é responsável por promover eventos de grande porte para todos os tipos de público, seja shows de dança e música ou outros tipos de espetáculos.

Os eventos costumam ser memoráveis e inesquecíveis, capazes de surpreender e emocionar o público. Por isso, vamos apresentar os mais famosos da cidade de Canela. Veja a seguir!

Sonho de Natal

Passar o Natal na Serra Gaúcha é o sonho de muitas pessoas, pois a região prepara uma programação especial, que se renova todos os anos, com criatividade e alegria.

Os natais são presentes para os moradores de Canela. De novembro a janeiro, o município se torna um palco a céu aberto, e um universo natalino começa. Quem mais se diverte são as crianças, por viverem de modo intenso o encantamento do fim do ano.

Nesse caso, surgiu o espetáculo Sonho de Natal, que já causa emoção na abertura, com dança, música, pirotecnia e malabarismo. O show é feito na frente da Catedral da Pedra e exibe inúmeras músicas natalinas.

Festival de bonecos

O festival de bonecos de Canela tornou-se referência nacional. Sendo uma lúdica história narrada anualmente pela cidade, esse festival conta com a participação de inúmeras companhias e grupos de artistas, nacionais e internacionais.

Os bonecos de Canela são grandiosos e gratuitos, livres para todo o público. O espetáculo mostra marionetes, bonecos de mão e corpo, além dos gigantes, tornando-se um acontecimento para turistas e comunidade.

Temporada de inverno

Por fim, a temporada de inverno ocorre uma vez ao ano, com programação e decoração própria. Nessa época do ano, são feitos shows de bandas e músicos locais e convidados. Ademais, há eventos voltados à gastronomia, servindo pratos típicos e produtos coloniais.

Diante disso, é fato que morar em Canela possibilita lazer e conforto para seus moradores, ao oferecer segurança, pelos baixíssimos índices de violência, excelente infraestrutura de alto padrão e ótima programação cultural. Tudo isso colabora para que se aumente a qualidade de vida proporcionada pela cidade e gere felicidade aos seus moradores.

Gostou deste post? Então acesse, também, o guia completo sobre imóveis na Serra Gaúcha.

Compartilhe este artigo por: