O que fazer na quarentena? Confira 5 dicas práticas

Que tal descobrir o que fazer na quarentena? Como sabemos, a COVID-19 é o motivo de preocupação mundial. Atualmente, diversos governos estão em busca de soluções para minimizar os efeitos do problema e manter a população segura. Um desses métodos é o isolamento social.

De acordo com algumas projeções, como a do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, se as cidades se mantiverem 50% em isolamento, será possível administrar melhor o sistema de saúde. Já se as pessoas não aderirem ao movimento, o quadro pode se agravar.

Contudo, uma vez sem ir às ruas, seja para passear no shopping ou almoçar em um bom restaurante, há quem se pergunte como aproveitar esse tempo de reclusão. A parte boa é que existem diversas atividades que podem ser realizadas — seja para melhorar o visual do lar e deixá-lo mais aconchegante, ou para se distrair e cuidar da saúde mental.

Vamos seguir juntos nessa missão. Por isso, trouxemos para o post um conjunto de opções para que os seus momentos no lar sejam desfrutados da melhor maneira, até que essa situação passe. Acompanhe as dicas e descubra como!

1. Crie um espaço de home office

Uma boa sugestão sobre o que fazer na quarentena é montar um espaço de home office completo. Diante desse cenário, diversas empresas estão liberando os seus funcionários para trabalharem remotamente. Ou seja, em suas próprias casas.

Assim, é interessante escolher um local específico para as suas atividades diárias. É fundamental que o espaço seja silencioso e reservado, além de contar com uma ótima infraestrutura, como prateleiras e nichos, móveis ergométricos e uma excelente iluminação.

Para estimular a criatividade, invista também em itens decorativos. Pode ser um quadro com frases motivacionais, uma nova pintura na parede ou um arranjo de plantas. Ao seguir essas dicas, você terá um ótimo estímulo para trabalhar e vencer qualquer desafio profissional daqui para frente.

2. Decore a casa

Falando em decoração, diversos moradores estão apostando todas as suas fichas em elementos capazes de repaginar o lar. Como passaremos um bom tempo dentro de casa pelas próximas semanas, nada mais justo do que tornar esse espaço agradável, acolhedor e preparado para a nossa rotina.

E não se engane: quando falamos sobre decoração, não significa que será preciso gastar muito dinheiro com elementos caríssimos. Pelo contrário! Hoje em dia, existem muitas lojas on-line que contam com produtos acessíveis, como também, há a possibilidade de “colocar a mão na massa” e reformar itens antigos, deixando cada um deles “de cara nova”.

Se a ideia é ter praticidade, comece trocando as almofadas do sofá, incluindo capas novas e com estampas diferenciadas. Mantas, cortinas e tapetes também são bem-vindos e ajudarão a fazer com que o cômodo ganhe uma atmosfera renovada.

Ainda tem mais!

Pensar nas paredes também é uma excelente pedida. Caso não consiga pintá-las, é válido investir nos papéis de parede ou, também, revestir a superfície com um espelho e quadros. Juntos, esses detalhes ajudarão a adicionar mais personalidade à área e deixá-la de acordo com o estilo dos moradores.

3. Cuide do seu jardim

Há quem imagine que as plantas servem apenas para embelezar um lar, tornando-o mais alegre e colorido. No entanto, os seus poderes não se limitam a isso. Fora essas características, as folhagens são excelentes para quem deseja alcançar maior sensação de bem-estar, podendo, inclusive, ser usadas como estratégia terapêutica.

Assim que começar a cuidar das plantas, automaticamente, você sentirá uma energia saudável, que será a grande responsável por melhorar o seu humor e afastar os pensamentos negativos — tão comuns nesse período em que vivemos.

Não quer que essa situação aconteça? Arregace as mangas e comece, desde já, a investir na manutenção do seu jardim. Se não tiver esse espaço em sua casa, também é possível montar uma pequena horta, com temperos e ervas próprios para cozinhar e deixar as suas refeições mais saborosas.

No YouTube, por exemplo, existem diversos canais que abordam essa temática. Um deles, é o “Minhas Plantas”, criado pela jornalista e especialista em jardinagem Carol Costa.

4. Monte um cinema em casa

Com saudades de pegar um cineminha no fim de semana? Sem problemas! Outra dica do que fazer na quarentena, é montar uma sessão particular em casa, reunindo os familiares que estão praticando o isolamento social com você.

Conseguir esse feito é mais fácil do que parece. Basta acessar uma boa plataforma de streaming, conectá-la ao seu televisor, dar o play e se divertir. Opções não faltam: tem a Netflix, a Amazon Prime Video e o GloboPlay. Em cada uma delas há filmes, séries e documentários para todos os gostos e que, certamente, agradarão a todos.

Para deixar o momento ainda mais especial, não se esqueça da pipoca e, se possível, inclua também caixinhas de som para não perder nenhuma fala importante. A satisfação será garantida!

5. Faça exercícios físicos e de relaxamento

O sedentarismo tem sido um dos grandes vilões de quem está em isolamento social. Seja por preguiça ou falta de disposição, muitas pessoas estão deixando de manter o corpo em movimento, passando dias e mais dias no sofá.

A princípio, pode até não parecer, mas esse hábito poderá causar sérios prejuízos para a nossa saúde física e mental. Fora as dores nas costas e a queda da imunidade, a falta de atividades físicas estimula o surgimento da depressão e ansiedade, mantendo a sensação de bem-estar bem distante.

É óbvio que você não deseja piorar esse cenário, correto? Sendo assim, tente escolher uma prática do seu gosto e comece a realizá-la, pelo menos, três vezes por semana. Musculação, aeróbico e dança são as alternativas mais procuradas pelas pessoas — mas ainda é possível recorrer aos métodos de relaxamento, sendo a ioga e o alongamento os mais comuns.

Com essas recomendações, esperamos que tenha ficado fácil descobrir o que fazer na quarentena e tornar esse momento mais tranquilo para você e os seus familiares. Lembre-se de manter a sua residência sempre confortável, aconchegante e composta por móveis funcionais, que ajudam a facilitar as atividades cotidianas.

Gostou do post? Então, não perca tempo: compartilhe o link nas redes sociais e deixe os seus contatos atualizados no assunto. Em breve, retornamos com outros conteúdos relevantes para acompanhar você ao longo desse período.

Compartilhe este artigo por: