Conheça as melhores escolas de Gramado e Canela

Quando vamos nos mudar para uma cidade, é comum analisar as suas características, como o clima, a economia etc. Contudo, se você tem filhos, é importante verificar a qualidade das escolas da região. Por isso, decidimos dar algumas dicas de escolas em Gramado e Canela (RS).

Essa cidade gaúcha atrai milhões de turistas todos os anos, graças às suas belezas naturais. Contudo, muitos visitantes gostam tanto de Gramado que decidem ficar.

Se for o seu caso, leia com atenção este artigo, pois ele irá ajudá-lo a analisar as escolas de Gramado. Vamos lá?!

O que deve ser analisado ao escolher escolas de Gramado?

Antes de citar nomes, sugerindo algumas instituições de ensino, é necessário estabelecer alguns critérios de análise. Decidir o que é “bom” ou “ruim” pode ser subjetivo, uma vez que a “melhor escola de Gramado” pode ser aquela que fica mais próxima à sua casa, por exemplo.

Modelo de ensino

Existem diversos modelos pedagógicos que são aplicados nas escolas. Cada um deles voltado a um objetivo ou recomendado a uma faixa etária do aluno. Por isso, os pais não devem se assustar caso uma das escolas de Gramado pareça ser muito diferente do convencional.

Em alguns casos, essa pode ser uma oportunidade de desenvolver características importantes na personalidade do seu filho.

Atividades extracurriculares

É necessário tomar um pouco de cuidado ao verificar os pontos deste tópico. Muitos pais acreditam que as melhores escolas de Gramado são aquelas que enchem as crianças de atividades, deixando-as exaustas.

Outros creem que seus filhos devem estar “preparados para as profissões do futuro”, devendo estudar determinadas disciplinas, como programação e inglês, ao mesmo tempo.

Nesse caso, os pais se esquecem de que estamos falando de crianças e adolescentes, indivíduos ainda em formação, desenvolvendo, entre outras coisas, as suas capacidades de interação social e autoestima. Por isso, verifique se o colégio em Gramado oferece atividades extraclasse.

Espaços físicos

Sobre este tópico, os pais devem ter um olhar crítico, avaliando as condições físicas do prédio da escola. Qual a qualidade dos ginásios de esportes, das salas de aula, dos corredores etc.?

Caso seu filho tenha alguma necessidade especial, faça uma reunião com a direção, verificando se o colégio tem as condições adequadas para recebê-lo ou se já teve algum aluno com características semelhantes.

Localização

Esse ponto não deve ser ignorado, uma vez que os pais precisam ter certeza de que conseguirão levar os seus filhos à escola, sem que isso prejudique a sua rotina.

Nesse caso, vale a pena verificar a qualidade do trânsito da região da escola, para ter certeza de que ele flui bem no momento de levar ou buscar os pequenos. Verifique também a qualidade (e quantidade) de estacionamentos disponíveis.

Opinião do seu filho

Não menos importante do que os outros tópicos, considere a opinião do seu filho na hora de decidir pela escola. É verdade que o medo de algo novo pode fazer com que as crianças criem resistências infundadas. No entanto, nesse caso, é necessário conversar com elas, convencendo-as a experimentar a novidade.

Leve-o para conhecer as escolas, para ver os alunos brincando na hora do intervalo e, quem sabe, até mesmo, para assistir a algumas aulas, caso a instituição permita.

Quais as escolas mais populares em Gramado e Canela?

Colégio Cidades das Hortênsias (COOPEC)

Com mais de seis décadas de história, esse colégio se destaca pela visão ampla que tem sobre a educação. Como um de seus valores, está a inovação. Por isso, os estudantes são incentivados a desenvolverem a sua criatividade — não apenas a repetirem as ideias que já existem.

No COOPEC, o aluno poderá ter acesso aos ensinos infantil, fundamental e médio. Essa é uma qualidade bacana para os pais que não querem trocar o filho de escola, fazendo com que ele crie uma relação de carinho pela instituição.

Além disso, os estudantes podem criar laços de amizade sólidos com os seus amigos, construindo relações que durarão até a fase adulta de suas vidas. Por isso, escolher um colégio em que o aluno possa crescer e continuar na instituição é uma opção interessante para os pais.

Colégio Marista

É uma instituição católica que preservou seus valores, sem que isso a deixasse obsoleta. A presença dos maristas no ensino brasileiro é muito forte. As universidades católicas do país (PUCPR, PUCRS, PUCSP etc.) são um exemplo dessa excelência de ensino.

Os colégios maristas representam esses valores, aliando-os com o que existe de mais moderno e eficiente em pedagogia. Por ser uma instituição cuja mantenedora é ligada à Igreja Católica, o ensino oferecido pelos professores do Marista foca o desenvolvimento de valores fundamentais ao ser humano, como a generosidade e o respeito ao próximo.

Para as crianças, esse tipo de ensino é fundamental, principalmente na primeira infância.

Colégio Cenecista Visconde De Mauá

Com mais de 70 anos, é uma das escolas de Gramado que se destacam pelos bons resultados de seu ensino. Uma lista das melhores médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), publicada pelo portal G1, em 2016, mostra essa escola em destaque, uma vez que foi a única de Gramado a ficar entre as cem maiores notas do estado.

É possível que, hoje, outras instituições tenham apresentado resultados semelhantes, já que o portal deixou de publicar esse tipo de ranking, contudo, achamos interessante destacar essa conquista do Colégio Cenecista.

Sendo assim, esse colégio é recomendado para os pais de filhos adolescentes, que já estão se preparando para o vestibular.

Vale lembrar que essa escola está localizada bem no centro de Gramado, facilitando a locomoção.

Agora que você conhece critérios de análise e sabe o nome de algumas das principais escolas de Gramado e Canela, deve ter ficado mais simples escolher o novo colégio das crianças, não é mesmo? Lembre-se, contudo, de que é normal que as crianças passem por uma fase de adaptação, tanto relacionada à escola quanto à nova cidade, por isso, tenha paciência.

Você achou este conteúdo útil? Então compartilhe com seus amigos, por meio das redes sociais. Compartilhe!

Compartilhe este artigo por: