Motivos que farão você morar em Gramado

6 motivos que farão você morar em Gramado!

Morar em Gramado é um sonho para diversas pessoas. Isso porque o lugar está localizado na Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, com a criação de uma cidade com uma área de 237,019 km².

Criada em 1954, a cidade de Gramado pertencia a uma região dos índios caingangues. Contudo, por volta de 1874, o território foi povoado por imigrantes alemães e italianos, além de açorianos.

Com isso, Gramado separou-se das cidades de Taquara e São Sebastião do Caí, passando a adotar a cultura dos colonos, na gastronomia, na fé e nos hábitos de trabalho. Essa cultura é encantadora e vale a pena conhecer. Por isso, listamos os 6 motivos que farão você morar em Gramado. Fique conosco para entender mais!

1. Baixos índices de criminalidade

Hoje em dia, grande parte das pessoas procura lugares que as façam sentir seguras, pois segurança é estar livre de ameaças e com proteção contra danos e riscos eventuais. É por essa razão que as cidades têm investido em segurança pública cada vez mais.

Gramado vem empregando esforços para manter a ordem pública e o respeito às leis e garantir a boa convivência de toda a comunidade, preservando os direitos e a liberdade de todos os cidadãos.

Diante desses esforços, foram reduzidos ainda mais os índices de criminalidade nos últimos anos, graças ao empenho policial.

A educação da população e seu bom comportamento social também foram importantes para diminuir a quantidade de crimes.

Logo, é fato que Gramado é um lugar supervalorizado, por proporcionar segurança aos seus moradores, em um país marcado historicamente pela violência, assegurando uma vida mais tranquila.

2. Alto padrão dos imóveis

O grande diferencial de Gramado é a arquitetura. Por ser influenciada pela cultura alemã e italiana, construções antigas e atuais da cidade apresentam seus traços marcantes. Dessa forma, uma simples moradia ganha um design diferenciado e torna-se um imóvel de alto padrão.

Além disso, é fácil encontrar, por toda a cidade, empreendimentos e condomínios de alto de padrão, sinônimos de requinte e elegância. As moradias de Gramado contam com uma boa infraestrutura, com acabamentos e paisagismo impecáveis.

Ainda, há áreas verdes, com paisagens de tirar o fôlego, capazes de possibilitar o conforto e o lazer de seus moradores, num ambiente charmoso e acolhedor.

Salienta-se que muitos contam com recursos importantes, como portaria 24 horas, piscina, campos de futebol, quadras poliesportivas, academias de ginásticas e espaços para caminhadas ou outra atividade esportiva.

Assim, é alcançada a sofisticação da arquitetura dos imóveis sem perder a simplicidade de uma vida familiar agradável. Ademais, algumas residências têm elevadores para acessibilidade e fazem uso de tecnologia, a fim de garantir segurança e sossego.

3. Atrações e pontos turísticos

Quem decide morar em Gramado pode desfrutar de inúmeras atrações e pontos turísticos, que servem como lazer, sendo grande parte ao ar livre. Entre eles, podemos listar diversas opções, tais como:

  • Mini Mundo;
  • Dreamland (museu de cera);
  • Praça das Comunicações;
  • Centro Municipal de Gramado;
  • Harley Motor Show;
  • Belvedere Vale do Quilombo;
  • Largo da Borges;
  • Mundo a vapor;
  • Casa do Colono;
  • parque de neve Snowland;
  • Museu de Pedras Preciosas;
  • mina de Gramado;
  • loja Cristais de Gramado;
  • Gramado zoo;
  • supercarros;
  • Reino do Chocolate;
  • Igreja Matriz São Pedro;
  • aldeia do Papai Noel.

É preciso atentar aos passeios. Alguns deles não são gratuitos, e os valores devem ser pagos na bilheteria, sendo que podem ser adquiridos passaportes, dependendo do local e das atrações exibidas.

Contudo, há atrações gratuitas por toda a parte, já que as belezas naturais estão, também, por toda a parte. A natureza grandiosa pode ser vista nos jardins bem cuidados, na fauna e na flora espalhadas por toda a cidade.

4. Opções de restaurantes

Gramado também é conhecida por sua rica gastronomia, com uma diversidade de sabores para atender a todos os gostos e paladares. A cidade tem cerca de 200 restaurantes, tradicionais, de massas, com comidas típicas, pizzarias, hamburguerias e cafeterias.

Quem vai a Gramado pode aproveitar o conhecido Café Colonial, uma das opções mais tradicionais da região. O local tem, no cardápio, pães, bolos, geleias, conservas, frios, sucos, cafés e chás, bem como doces e vinhos.

Outra opção é o fondue. Essa é uma iguaria suíça, que pode ser pedida com acompanhamento ou sozinho. Há sabores de queijo, chocolate e carnes como ótima forma de lidar com o clima frio da Serra Gaúcha.

Ademais, podem ser visitados os seguintes restaurantes: Cantina Pastasciutta, Casa DiPaolo, Le Grand Burguer, Hard Rock Café, Casa da Velha Bruxa, Chateau de La Fondue, Kongo Pizzaria, Rasen Platz, Scur Restaurante e Pizzaria e Royal Trudel.

5. Ótima qualidade de vida

Ao decidir morar em Gramado, o novo morador vai desfrutar de um índice de desenvolvimento humano (IDH) em torno de 0,841, garantindo a qualidade de vida.

Por ser um município com baixos indicadores de criminalidade, parte das casas exibe muros mais baixos ou é aberta, permitindo que as pessoas andem tranquilamente e sem preocupação pelas ruas.

Cabe ressaltar que Gramado investe em infraestrutura de apoio social e educacional, na segurança pública e na criação de política ambiental. São disponibilizadas múltiplas opções de serviços, lazer e comércio, o que torna Gramado um ótimo lugar para viver.

Desse modo, a qualidade de vida pode ser sentida dia a dia. É por essa razão que turistas são atraídos à região.

6. Sossego permanente

Gramado é considerada uma cidade calma, pois não tem barulho, devido à sua proibição. Logo, carros de som e bares com som alto são inexistentes, preservando a paz dos moradores.

O que mais se ouve são ruídos da natureza e sons de pássaros, ventos nas árvores e águas correntes. As noites são tranquilas e silenciosas, feitas para dormir, mantendo o movimento apenas em hotéis e restaurantes. É dessa maneira que se conquista o sossego.

Portanto, morar em Gramado é viver uma nova experiência todos os dias. É fato que o morador conta com infraestrutura, qualidade de vida e diversas atrações espalhadas pela cidade. Tudo isso é bem vantajoso e pode oportunizar compras, aprendizados, experiências, lazer e felicidade, o que mais importa para uma vida tranquila.

Gostou deste post? Então, acesse o guia completo sobre imóveis na Serra Gaúcha e mantenha-se informado!

Compartilhe este artigo por: