12 motivos que farão você morar em Gramado!

Morar em Gramado é um sonho para diversas pessoas. Isso porque o lugar está localizado na Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, com a criação de uma cidade com uma área de 237,019 km².

Criada em 1954, a cidade de Gramado pertencia a uma região dos índios caingangues. Contudo, por volta de 1874, o território foi povoado por imigrantes alemães e italianos, além de açorianos.

Com isso, Gramado separou-se das cidades de Taquara e São Sebastião do Caí, passando a adotar a cultura dos colonos, na gastronomia, na fé e nos hábitos de trabalho. Essa cultura é encantadora e vale a pena conhecer. Por isso, listamos os 12 motivos que farão você morar em Gramado. Fique conosco para entender mais, com toda a certeza você irá amar!

1. Baixos índices de criminalidade

Hoje em dia, grande parte das pessoas procura lugares que as façam sentir seguras, pois segurança é estar livre de ameaças e com proteção contra danos e riscos eventuais. É por essa razão que as cidades têm investido em segurança pública cada vez mais.

Gramado vem empregando esforços para manter a ordem pública e o respeito às leis e garantir a boa convivência de toda a comunidade, preservando os direitos e a liberdade de todos os cidadãos.

Diante desses esforços, foram reduzidos ainda mais os índices de criminalidade nos últimos anos, graças ao empenho policial.

A educação da população e seu bom comportamento social também foram importantes para diminuir a quantidade de crimes.

Logo, é fato que Gramado é um lugar supervalorizado, por proporcionar segurança aos seus moradores, em um país marcado historicamente pela violência, assegurando, assim, uma vida mais tranquila.

2. Alto padrão dos imóveis

O grande diferencial de Gramado certamente é a arquitetura. Por ser influenciada pela cultura alemã e italiana, construções antigas e atuais da cidade apresentam seus traços marcantes. Dessa forma, uma simples moradia ganha um design diferenciado e torna-se um imóvel de alto padrão.

Além disso, é fácil encontrar, por toda a cidade, empreendimentos e condomínios de alto de padrão, sinônimos de requinte e elegância. As moradias de Gramado contam com uma boa infraestrutura, com acabamentos e paisagismo impecáveis.

Ainda, há áreas verdes, com paisagens de tirar o fôlego, capazes de possibilitar o conforto e o lazer de seus moradores, em um ambiente charmoso e acolhedor.

Salienta-se que muitos contam com recursos importantes, como portaria 24 horas, piscina, campos de futebol, quadras poliesportivas, academias de ginásticas e espaços para caminhadas ou outra atividade esportiva.

Assim, é alcançada a sofisticação da arquitetura dos imóveis sem perder a simplicidade de uma vida familiar agradável. Ademais, algumas residências têm elevadores para acessibilidade e fazem uso de tecnologia, a fim de garantir segurança e sossego.

3. Atrações e pontos turísticos

Quem decide morar em Gramado pode desfrutar de inúmeras atrações e pontos turísticos, que servem como lazer, sendo grande parte ao ar livre. Entre eles, podemos listar diversas opções, tais como:

  • Mini Mundo;
  • Dreamland (museu de cera);
  • Praça das Comunicações;
  • Centro Municipal de Gramado;
  • Harley Motor Show;
  • Belvedere Vale do Quilombo;
  • Largo da Borges;
  • Mundo a Vapor;
  • Casa do Colono;
  • Parque de Neve Snowland;
  • Museu de Pedras Preciosas;
  • Mina de Gramado;
  • Loja Cristais de Gramado;
  • Gramado Zoo;
  • Supercarros;
  • Reino do Chocolate;
  • Igreja Matriz São Pedro;
  • Aldeia do Papai Noel.

É preciso atentar aos passeios. Alguns deles não são gratuitos, e os valores devem ser pagos na bilheteria, sendo que podem ser adquiridos passaportes, dependendo do local e das atrações exibidas.

Contudo, há atrações gratuitas por toda a parte, já que as belezas naturais estão, também, por toda a parte. A natureza grandiosa pode ser vista nos jardins bem cuidados, na fauna e na flora espalhadas por toda a cidade.

4. Opções de restaurantes

Gramado também é conhecida por sua rica gastronomia, com uma diversidade de sabores para atender a todos os gostos e paladares. A cidade tem cerca de 200 restaurantes, tradicionais, de massas, com comidas típicas, pizzarias, hamburguerias e cafeterias.

Ademais, quem vai a Gramado pode aproveitar o conhecido Café Colonial, uma das opções mais tradicionais da região. O local tem, no cardápio, pães, bolos, geleias, conservas, frios, sucos, cafés e chás, bem como doces e vinhos.

Outra opção é o fondue. Essa é uma iguaria suíça, que pode ser pedida com acompanhamento ou sozinho. Há sabores de queijo, chocolate e carnes como ótima forma de lidar com o clima frio da Serra Gaúcha.

Ainda mais, podem ser visitados os seguintes restaurantes: Cantina Pastasciutta, Casa DiPaolo, Le Grand Burguer, Hard Rock Café, Casa da Velha Bruxa, Chateau de La Fondue, Kongo Pizzaria, Rasen Platz, Scur Restaurante e Pizzaria, e Royal Trudel.

5. Ótima qualidade de vida

Ao decidir morar em Gramado, o novo morador vai desfrutar de um índice de desenvolvimento humano (IDH) em torno de 0,841, garantindo a qualidade de vida.

Por ser um município com baixos indicadores de criminalidade, parte das casas exibe muros mais baixos ou é aberta, permitindo que as pessoas andem tranquilamente e sem preocupação pelas ruas.

Ademais, cabe ressaltar que Gramado investe em infraestrutura de apoio social e educacional, na segurança pública e na criação de política ambiental. São disponibilizadas múltiplas opções de serviços, lazer e comércio, o que torna Gramado um ótimo lugar para viver.

Desse modo, a qualidade de vida pode ser sentida dia a dia. É por essa razão que turistas são atraídos à região.

6. Sossego permanente

Gramado é considerada uma cidade calma, pois não tem barulho, devido à sua proibição. Logo, carros de som e bares com som alto são inexistentes, preservando a paz dos moradores.

O que mais se ouve são ruídos da natureza e sons de pássaros, ventos nas árvores e águas correntes. As noites são tranquilas e silenciosas, feitas para dormir, mantendo o movimento apenas em hotéis e restaurantes. É dessa maneira que se conquista o sossego.

7. Contato com a natureza

Apesar dos picos de agitação, Gramado ainda mantém um ar bucólico e uma proximidade com a natureza que é praticamente irresistível. Para quem valoriza o contato com a natureza, alguns passeios são obrigatórios em Gramado.

O Lago Negro, por exemplo, com árvores originais da Floresta Negra da Alemanha é um dos pontos preferidos de turistas e moradores. Seus pedalinhos fazem muito sucesso. Isso também ocorre com o Lago Joaquina Bier, um paraíso cercado de araucárias.

A alguns quilômetros do centro de Gramado é possível visitar parques naturais de beleza única, com mata nativa, quedas de água e outros atrativos únicos. Entre as atrações imperdíveis certamente estão os parques do Caracol, da Cachoeira, em Canela, e das 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula.

Além da beleza própria da Serra Gaúcha, em sua área urbana Gramado é uma cidade bem cuidada, arborizada e colorida. Localizada na região central da cidade, a praça Major Nicoletti é um exemplo do zelo com o qual Gramado é preparada para receber seus visitantes.

8. Arquitetura

Além da natureza exuberante, a arquitetura peculiar da Serra gaúcha é outro ponto que chama a atenção de quem visita Gramado. Nela fica evidente a influência da colonização de alemães e italianos na região da Serra gaúcha, com o casario cuidadosamente preservado.

Além de preservar os imóveis da época da colonização, em Gramado também é possível identificar, nas construções mais novas, traços dessa arquitetura típica, reforçando a identidade da cidade.

Esses traços são evidentes tanto nos formatos dos telhados, portas e janelas das casas quanto em suas cores. A manutenção dessa arquitetura é evidente tanto na área urbana quanto nas zonas rurais da cidade.

9. Atrações o ano todo

Um diferencial de morar em Gramado é que você pode aproveitar a tranquilidade de uma pequena cidade ou a movimentação dos eventos que atrai um grande número de turistas — eles ocorrem o ano inteiro.

Ao longo dos anos, Gramado ampliou suas atrações, antes muito vinculadas às atrações de inverno e hoje é um polo turístico permanente, onde sempre é possível curtir uma atração diferente e ver pessoas novas.

Uma das atrações mais antigas é o Festival de Cinema de Gramado, que teve sua primeira edição em 1973 e hoje é um dos eventos da sétima arte no Brasil. Além de dar visibilidade às principais produções nacionais e da América Latina, o Festival também promove importantes debates sobre a cultura brasileira.

Em 1986, se iniciou uma outra tradição de Gramado, que é o Natal Luz. A festa, que começou tímida, transformou uma época do ano em que a cidade atraia um número menor de visitantes em um dos principais eventos do calendário turístico brasileiro.

Outra época em que a cidade se enche de cores e de visitantes é durante a páscoa. Gramado sempre foi conhecida pela sua produção de chocolates artesanais e a Páscoa em Gramado é um evento marcado por shows, paradas e diversas outras atrações.

10. Renda extra com locação de temporada

Com atrações o ano todo e um grande fluxo de turistas de todo o Brasil e do exterior, Gramado é uma ótima opção para quem pensa em investir no mercado imobiliário, especialmente nos aluguéis de temporada.

A cidade é o centro de um dos principais polos turísticos do país. De acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, a cidade está classificada no nível 4 de atratividade, em uma escala que vai de 1 a 5.

Além das atrações próprias da cidade, vale destacar que o mercado imobiliário segue sendo um dos mais seguros destinos para investimentos no país.

11. Busca por oportunidades

No entanto, o aluguel por temporada não é o único atrativo de Gramado para quem busca por um bom destino para seus investimentos e por estabilidade financeira. A Serra gaúcha, em geral, é uma região com boas opções de negócios.

O turismo impulsiona a economia da região. O mercado imobiliário se mantém constantemente aquecido, sempre com novos empreendimentos e uma procura constante por imóveis para compra e venda.

No rastro do grande afluxo de turistas, a região ainda é receptiva para investimentos em outras áreas como o comércio, a hotelaria e a gastronomia.

12. Atrações gratuitas

Especialmente se você já visitou Gramado pode considerá-la uma cidade turística, onde o lazer e a diversão dependem do seu investimento e que, por isso, os moradores não podem desfrutar de tudo o tempo todo, correto?

No entanto, não é exatamente isso que acontece em Gramado. A cidade oferece, seja para visitantes, seja para moradores, uma variedade de atrações sem custo, que podem ser desfrutadas praticamente o ano todo, sem restrições. Confira algumas delas:

Palácio dos Festivais

Há quase cinquenta anos, o prédio que abriga o Festival de Cinema de Gramado está no imaginário de cineastas do público brasileiro. Construído em estilo colonial, ostenta em sua fachada um enorme Kikito, Deus da Alegria e troféu do festival.

Rua Coberta

Ao mesmo tempo, bem no coração de Gramado, a rua coberta reúne, em 100 metros de extensão uma série de bares, restaurantes e pequenos comércios. Sua cobertura arborizada, chama a atenção. Aliás, é um ótimo espaço para um passeio ou um café.

Caminho das estrelas

A “meca” do cinema brasileiro também tem a sua calçada da fama. O Caminho das Estrelas é onde os grandes nomes do cinema nacional registram para a posteridade suas mãos e autógrafos em placas douradas.

Igreja Matriz

Com 46 metros de altura, a Igreja Matriz de São Pedro chama a atenção por seus certamente impressionantes vitrais e pelas 80 mil pedras de basalto de suas paredes.

Fonte do Amor Eterno

A fonte é marcada pelos milhares de cadeados em seu gradil, deixados por casais apaixonados. Fica atrás da Igreja Matriz e foi construída com inspiração na Fontana de Trevi, de Roma.

Lago Negro

O acesso ao parque, arborizado com mudas da Floresta Negra da Alemanha, é gratuito. Vale a pena um piquenique no local. É preciso pagar apenas para utilizar os pedalinhos no lago.

Cristais de Gramado

A fábrica utiliza a mesma técnica utilizada na Ilha de Murano, na Itália. É possível acompanhar o trabalho dos artesãos de perto e é surpreendentemente magnífico.

Portanto, morar em Gramado é viver uma nova experiência todos os dias. É fato que o morador conta com infraestrutura, qualidade de vida e diversas atrações espalhadas pela cidade. Assim, tudo isso é bem vantajoso e pode oportunizar compras, aprendizados, experiências, lazer e felicidade, o que mais importa para uma vida tranquila.

Gostou deste post? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre o mercado imobiliário de Gramado.

Compartilhe este artigo por: