mini mundo

Mini Mundo em Gramado: uma pequena grande atração!

O Mini Mundo em Gramado é um ponto turístico muito visitado nessa cidade do Rio Grande do Sul, por apresentar réplicas até 24 vezes menor que o tamanho real de obras e cidades turísticas.

Foi criado para presentear crianças e incentivá-las a brincar ao ar livre. Contudo, devido à complexidade e ao encanto de cada miniatura, em 15 de dezembro de 1983, os proprietários decidiram abrir o espaço para visitação e oferecer um resgate à infância.

Interessado nessa pequena grande atração para toda família? Fique conosco e saiba mais!

Principais cidades e obras em miniatura no parque

O parque Mini Mundo em Gramado é composto pela recriação de cidades e obras em miniaturas, com riqueza de detalhes.

Há cerca de 140 construções, entre pontos turísticos nacionais e internacionais, como castelos, igrejas, torres, ferrovias, entre outros. Podemos citar como principais obras:

  • igreja São Francisco de Assis — Ouro Preto/MG;
  • estação ferroviária — São João Del-Rey/MG;
  • museu do Ipiranga — São Paulo/SP;
  • jardins da independência — São Paulo/SP;
  • armazéns do cais — Porto Alegre/RS;
  • jardim botânico — Curitiba/PR;
  • aeroporto de Bariloche, com o Airbus A340 e Boeing 777 — Argentina;
  • Cordilheira dos Andes — Argentina;
  • castelo de Neuschwanstein — Alemanha;
  • navio-museu capitão San Diego, do Porto de Hamburgo — Alemanha.

Atividades disponíveis no parque

Esse parque temático apresenta atividades para agradar e garantir a diversão de pessoas de todas as idades. Isso porque estimula a imaginação, possibilitando a sensação de ser um gigante aos visitantes do Mini Mundo em Gramado. Veja algumas delas!

Atrações para crianças

O local conta com um ambiente infantil, já que é considerada um lugar mágico. Por isso, apresenta a Praça dos Personagens e Praça do chá, com a presença da Bruxa Jú, Ursinha Ana e Ursinho Gui, capazes de receber as crianças e animar as brincadeiras.

Ainda, existe o limpador de chaminés, com o propósito de passar a imagem de amor do parque ao público e garantir o bom funcionamento das engrenagens eletrônicas. Outro personagem importante, é a princesa Rafa, moradora da miniatura do castelo de Neuschwanstein. Ela cria brincadeiras e incentiva o estudo e leitura das crianças.

Não obstante, tem o espaço da casinha de bonecas, todas em miniaturas. Um encanto infantil a ser explorado.

Alternativas de lanche e compras no Mini Mundo

O Mini Mundo em Gramado apresenta uma área de alimentação, incluindo uma cafeteria, chamada Café Mini Mundo, que oferece capuccinos, chocolates quentes, cafés especiais, tortas e sorvetes. Tudo para possibilitar uma maravilhosa experiência gastronômica.

Ademais, é possível garantir lembrancinhas, como cartões postais, ursinhos de pelúcia dos personagens etc, encontrados na loja de souvenirs. Também, há a loja Miudinhos, com produtos somente para o público infantil.

Curiosidades sobre o Mini Mundo em Gramado

Ressalta-se que o parque não é uma atração apenas para crianças, mas um modo de reviver a infância e conhecer pontos turísticos nacionais e internacionais num mesmo lugar, de forma descontraída.

Considerado exótico, o Mini Mundo em Gramado conta com uma coleção de livros temáticos, como “O Mistério no Castelo de Neuschwanstein” e “Cap San Diego no Mar das Baleias”.

Outra curiosidade, é a existência de eleição para prefeito da minicidade, cujos eleitores são os mini habitantes e visitantes do local. Elege-se, de forma fictícia, um dos bonecos candidatos. Entretanto, os administradores cumprem o plano de governo do boneco.

Em vista de tudo isso, o Mini Mundo em Gramado é ideal para caminhar sozinho, em casal ou levar a família. Para visitá-lo, basta comparecer à Rua Horácio Cardoso, 291, Planalto, em Gramado/RS, das 09h00 às 17h00, já que o parque abre diariamente. Seus ingressos custam R$ 42,00 (inteira) e R$ 21,00 (meia). A aventura e o lazer compensam todo o valor investido!

Gostou dessas informações? Então acompanhe outros posts e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest!

Compartilhe este artigo por: