valorização de imóveis

Veja 6 fatores que mais influenciam na valorização de imóveis

Muitos fatores determinam a popularidade das negociações imobiliárias. Em diferentes períodos, essas propostas podem ser marcadas por alta procura ou por baixo interesse. Portanto, além de avaliar a situação econômica do país, é fundamental saber quais características costumam interferir na valorização de imóveis.

Detalhes específicos devem ser identificados e interpretados por qualquer pessoa interessada em comprar ou vender um empreendimento. Se isso tem sido um desafio para você, fique conosco.

Mostraremos os principais aspectos que influenciam na precificação e a importância de avaliá-los!

1. Localização

É um dos itens mais importantes na hora de determinar o valor de um imóvel.

Regiões nobres, bairros planejados e áreas com boa infraestrutura têm maior procura no mercado.

Assim, isso explica porque casas e apartamentos com configurações parecidas tendem a apresentar preços diferentes dependendo do local onde estão situados.

Do mesmo modo, não são apenas a história e a estrutura do bairro que impactam no valor dos empreendimentos.

Uma excelente localização também envolve alguns aspectos importantíssimos como:

  • boa vista,
  • presença de pontos turísticos,
  • proximidade com construções de alto padrão,
  • distância curta das áreas centrais ou famosas,
  • predominância de vias planas e facilidade de acesso.

Dessa forma, é muito importante observar esses pontos sempre que você pensar em localização.

Frequentemente, com a ajuda de um especialista, também será possível obter informações relacionadas ao potencial de crescimento da área e, da mesma forma, ter uma noção dos possíveis cenários futuros.

2. Estrutura do entorno

Encontrar todos os serviços e comércios básicos perto do local de moradia traz bastante comodidade.

Logo, não é difícil imaginar que a quantidade e o perfil dos estabelecimentos do entorno também tenham peso na valorização de imóveis.

Supermercados, padarias, restaurantes, farmácias e lojas variadas são bons exemplos. Famílias com crianças pequenas também podem priorizar áreas próximas de bons hospitais, creches e escolas, por exemplo.

Ter tudo isso à disposição reduz os deslocamentos e economiza tempo na rotina das pessoas.

Outro ponto a observar no entorno é se há estrutura adequada para receber todas as instalações que envolvem as redes de telefonia, televisão e internet de qualidade (como a fibra ótica).

Dessa forma, os moradores locais conseguem contratar os melhores serviços sempre que sentirem necessidade.

3. Nível de segurança

Quem não deseja habitar uma região com baixo índice de furtos, assaltos e outros tipos de crimes?

A segurança é um dos aspectos mais lembrados pelas famílias que buscam imóveis para moradia, especialmente quando falamos de grandes cidades.

Nesse sentido, é crucial pesquisar o histórico do bairro em que o empreendimento está situado.

Da mesma forma, vale a pena fazer uma visita ao local e conversar com a vizinhança para perguntar sobre as atividades mais realizadas durante a semana, o fluxo de movimento e outros assuntos relacionados.

Uma passada pela região também permitirá observar a qualidade da sinalização e da iluminação das vias, a presença (ou não) de terrenos baldios nas proximidades e a questão da visibilidade — é importante que as pessoas consigam enxergar as construções e vigiar umas às outras em diferentes horários do dia. Outro ponto que pesa a favor de um empreendimento é a existência de sistemas e aparatos de segurança.

Igualmente que prédios com serviço de portaria, portão eletrônico, câmeras de monitoramento e barreiras físicas (cercas e muros), por exemplo, são mais seguros e, consequentemente, valorizados no mercado.

4. Condições de lazer

Cuidar da saúde mental e física tem sido uma prioridade na vida moderna. Nada melhor que boas áreas de lazer para conquistar esse objetivo, seja praticando exercícios, seja relaxando em ambientes agradáveis. Momentos tranquilos ainda mais ao lado de amigos e familiares.

Hoje, muitas pessoas buscam casas e apartamentos que tenham proximidade com:

  • praças e parques,
  • academias de ginástica,
  • estabelecimentos voltados à recreação.

Dessa forma, os imóveis situados em bairros que oferecem uma infinidade de programas durante a semana se tornam ótimas opções.

A valorização de imóveis equipados com espaços de lazer também costuma ser maior. Desta forma, bons exemplos são os condomínios projetados com incríveis áreas de uso comum: salão de festas, piscinas, saunas, quadras poliesportivas, salas de jogos, playgrounds, spa e muito mais.

5. Tamanho e configuração

A quantidade de cômodos e o modo como eles são distribuídos interferem na precificação do imóvel porque podem determinar o nível de conforto da moradia. Igualmente que o espaço necessário para um casal é diferente daquele almejado por uma família com 2 ou mais filhos, mas vale a pena observar os detalhes.

Frequentemente, as pessoas se esquecem de conferir, por exemplo, o tamanho dos recintos.

Dessa forma, conhecer as medidas dos principais cômodos faz a diferença no planejamento da mobília e da decoração. Também é preciso ficar de olho em determinados aspectos, como o número de vagas na garagem, a presença de áreas externas e outros diferenciais.

Um apartamento compacto, por exemplo, pode ter mais qualidade que uma casa grande se for projetado de modo inteligente.

Para isso, muitos arquitetos planejam os espaços sem abrir mão do bom design, de modo a otimizar o layout.

Isso não só facilita a vida dos moradores, como também agrega valor ao imóvel.

6. Qualidade do acabamento

Além da área disponível interna e externamente, é esperado que possíveis compradores avaliem a condição geral da estrutura e dos acabamentos do imóvel. Unidades novas saem ganhando nesse quesito, já que exigem menos reparos e tendem a ser trabalhadas com materiais recentemente lançados no mercado.

Uma casa com revestimentos de qualidade e artigos de primeira linha será mais requisitada que um apartamento desatualizado. Algumas peças, como mármores, madeiras nobres e porcelanas, valorizam a decoração porque adicionam um toque a mais de requinte e sofisticação.

A conservação das instalações hidráulicas e elétricas também deve estar em dia, afinal, ninguém quer ter despesas e dores de cabeça com reformas. Por falar nisso, é interessante que o imóvel permita fazer adequações para transformar os ambientes conforme o gosto estético dos moradores. Dessa forma, é possível deixar o lar com a cara e a personalidade de seus futuros proprietários.

Gostou de conhecer os fatores que contribuem para a valorização de imóveis?

A Imobiliária ROHDE oferece empreendimentos com ótima localização e que englobam diversos diferenciais citados no artigo.

Que tal conferir as oportunidades agora mesmo? Acesse o nosso site e explore as categorias de imóveis disponíveis!

Compartilhe este artigo por: