Tipos de moradia Serra Gaúcha

Tipos de moradia na Serra Gaúcha: confira o guia completo!

Um dos maiores investimentos atuais é a compra de imóveis. Por isso, na hora de procurar uma moradia, as pessoas buscam por locais que possam “se sentir em casa”. Se você já esteve em Gramado e Canela, deve saber que não é difícil encontrar pessoas que se apaixonaram pela região e decidem investir em um imóvel nessa localidade. Para ajudar aqueles que priorizam um bom investimento em imóveis de alto padrão e com localização privilegiada, elaboramos esse guia completo com os tipos de moradia na Serra Gaúcha.

Não há como falar das moradias sem citar a principal característica dessa região que é a arquitetura influenciada pela cultura alemã e italiana. Por isso, incluímos uma seção sobre a história da Serra Gaúcha e os principais aspectos da arquitetura alemã que podemos identificar no cotidiano de cidades como Gramado de Canela.

Por fim, não podemos deixar de considerar que um bom investimento considera diversos fatores para uma negociação de sucesso. Indicamos as principais características de uma consultoria imobiliária eficiente e que prioriza as necessidades dos clientes durante a escolha e compra do imóvel.

Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre a cultura da Serra Gaúcha e saber como investir em um imóvel em Gramado ou Canela.

A influência alemã na região da Serra Gaúcha

Primeiramente, os imigrantes alemães chegaram ao Brasil em 1824. Esse grupo era formado principalmente por artesãos e agricultores que fixaram moradia na região do Rio Grande do Sul. Essas profissões estavam relacionadas com as necessidades do Império naquela época: criar um mercado interno e substituir a mão de obra escrava.

Com a imigração alemã e italiana concentrada na região da Serra Gaúcha, algumas cidades permanecem conhecidas de acordo com as profissões dos imigrantes. Alguns exemplos são as cidades de São Leopoldo, que é berço de nomes importantes no cenário brasileiro de artesanato, e Novo Hamburgo, que é conhecida como a capital do calçado devido à quantidade de produtores de couro para esse tipo de produto.

Com a quantidade de imigrantes alemães na região, surgiram diversas escolas para os filhos dos trabalhadores. Com o tempo, a região crescia em população e fortalecia os costumes alemães em terras brasileiras. Um dos principais aspectos que ainda influenciam a região da Serra Gaúcha é a arquitetura. As técnicas de edificação, formatos de telhados e cores ainda são usados em novas construções da região.

Muitos anos se passaram e a região ainda é conhecida pela forte influência alemã. A Serra Gaúcha ainda concentra a maior parte dos descendentes de imigrantes europeus que ostentam a missão de perpetuar a cultura dos seus ancestrais em terras brasileiras, seja pela gastronomia, música, arquitetura, cultura cervejeira ou artesanatos.

Vantagens de comprar um imóvel na Serra Gaúcha

Não se engane se você acha que apenas os descendentes de europeus gostariam de morar na conhecida como “Europa brasileira”. Essa região apresenta diversas vantagens para quem deseja comprar um imóvel e viver com a família. Vamos apresentar algumas vantagens de investir em imóveis na Serra Gaúcha.

3. Contato com a natureza

Além de parques exuberantes como o Lago Negro em Gramado, a Serra Gaúcha tem oportunidades de trilhas, cachoeiras e Cânions, como o Itaimbezinho em Cambará do Sul. Canela tem a maravilhosa Cascata do Caracol, uma queda de 120 metros de altura e uma escadaria de mais de 900 degraus. A facilidade de chegar ao litoral gaúcho também é uma vantagem.

2. Cultura diversificada

Já contamos um pouco da história da Serra Gaúcha e dos imigrantes, mas a cultura diversificada é uma das principais vantagens de morar nessa região. A forte influência alemã e italiana traz aspectos da gastronomia e arquitetura europeia ao dia a dia dos moradores de cidades como Gramado, Canela e redondezas.

3. Turismo e lazer

Se você gosta de restaurantes, parques, trilhas, atrações culturais e música, a Serra Gaúcha tem um pouco de tudo. Vamos listar algumas das opções apenas para você ter uma ideia:

Em Gramado, por exemplo, você tem acesso a restaurantes de alto padrão e o Festival de Música da cidade. Beto Gonçalves conta com a Maria Fumaça que representa uma viagem pela história com direito a degustação de queijos e vinhos produzidos na região. Você também pode aproveitar as férias em Canela, onde você encontra os bondinhos aéreos do Parque da Serra e o Parque da Terra Mágica Florybal. Opções de lazer não faltaram!

4. Valorização dos imóveis

Alguns dos fatores que são considerados para valorização de um imóvel é a localização e segurança. A região de Gramado e Canela apresenta umas das menores taxas de crimes do país. Também existem diversos condomínios de alto padrão com segurança reforçada e que oferece ainda mais conforto e tranquilidade para sua família.

Com relação à localização, quem mora na Serra Gaúcha tem fácil acesso ao litoral e a capital Porto Alegre. Se você deseja adquirir um imóvel em Gramado ou Canela, além de morar em uma cidade turística e com diversas opções de lazer, as cidades da redondeza também não deixam a desejar. Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Petrópolis são algumas das cidades cheias de história, cultura e atrações.

Características da arquitetura alemã em Gramado e região

Com a chegada e concentração dos imigrantes na região do Rio Grande do Sul, a influência alemã ficou marcada na arquitetura da região. Os novos moradores aplicaram as técnicas de construção que são facilmente encontradas na Alemanha e outras regiões da Europa.

O modelo mais conhecido é a técnica de enxaimel que pode ser reconhecida em construções da maioria das casas e edifícios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e região. Essa técnica utiliza uma estrutura de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas que são preenchidas com outros materiais, como tijolos ou taipas. Normalmente as divisões de madeira ficam aparentes, o que marca o perfil estético desse tipo de construção.

A técnica é reconhecida como principal elemento da cultura germânica, mas há outras características e elementos da arquitetura alemã que estão presentes na construção das cidades gaúchas. Por exemplo, algumas construções podemos citar:

  • casas de pedras;
  • chalés de madeira;
  • detalhes provençais;
  • telhados inclinados;
  • telhas francesas;
  • janelas com molduras;
  • paredes em enxaimel;
  • cores fortes e marcantes.

Apesar da grande influência alemã, as construções mais modernas não deixam as tendências e tecnologia de lado. Por conta disso, hoje é possível encontrar diversas construções modernas em Gramado e região que não deixam o estilo germânico de lado. Para quem gosta da cultura alemã, mas não quer deixar de acompanhar as principais novidades da arquitetura moderna, é possível encontrar imóveis na Serra Gaúcha para todos os gostos arquitetônicos.

Tipos de moradia na Serra Gaúcha

Agora que você já sabe as principais características da arquitetura alemã nas cidades de Gramado e região, vamos apresentar os tipos de moradia que você deve considerar na hora de investir em um imóvel. É muito importante que você avalie as suas necessidades para não errar na hora de fazer um investimento grande como a compra de um imóvel.

Lembra-se que o preço de qualquer imóvel varia de acordo com a localização e tamanho, mas nesse guia queremos apresentar as principais opções e vantagens.

Kitnet

Devido ao baixo preço, as kitnets (também chamado de quitinetes) se popularizaram nas cidades. A falta de espaço em grandes centros também colaborou para o crescimento da oferta desse modelo de moradia. A principal característica da kitinet é o fato de ter apenas um banheiro e um cômodo que integra todos os outros ambientes: quarto, cozinha, sala e área de serviço.

Indicado para pessoas que vivem sozinhas ou casais mais compactos que não precisam de muito espaço. Esse modelo também é indicado para uma casa de temporada ou de fim de semana. Fácil de mobiliar e decorar, também apresenta custos fixos muito mais reduzidos que outros tipos de moradias. Além disso, quanto menor o espaço, mais rápido e fácil de limpar!

Se você deseja adquirir um imóvel para alugar, as kitnets também são muito procuradas por pessoas que visitam locais turísticos, como Gramado e Canela. Se você não sabe como funciona o Airbnb, vamos explicar: esse site tem o objetivo de intermediar a negociação entre donos de imóveis e viajantes que desejam alugar uma acomodação para temporada.

Apartamento

O apartamento é uma moradia com várias opções de plantas e variam de acordo com a metragem, quantidade de cômodos e facilidades do condomínio. Por ser uma opção mais barata que a casa, o apartamento passa a ser uma boa opção para quem precisa morar em áreas centrais.

Algumas das maiores vantagens é a segurança e a área de lazer. Além de parquinho para as crianças, alguns condomínios oferecem academia, piscina, sala de jogos, salão de festas, entre outros. Esse tipo de facilidade tende a ser uma ótima opção para quem tem filhos ou uma vida sem tempo para frequentar outros locais.

O apartamento é uma morada indicada para famílias, mas a política da boa vizinhança deve ser colocada em prática. Devido à proximidade com os vizinhos, você precisa ter cuidado com barulhos e música alta fora do horário. As regras de condomínio também pode ser algo que atrapalhe, caso sejam restritivas demais.

Casa térrea

Esse tipo de moradia é construído no mesmo nível, sem escadas, rampas ou andares. O fato de os cômodos estarem todos no mesmo andar possibilita um melhor integração e fluidez entre os espaços. Por ser uma construção totalmente térrea, uma casa com muitos cômodos precisa de maior espaço de terreno, o que pode encarecer o imóvel.

Casa geminada ou conjugada

Muito comum em condomínios residenciais, a principal característica dessa moradia é a simetria de várias casas ligadas ou conjugadas. As casas geminadas compartilham alguns aspectos da estrutura o que ajuda a deixar o valor de construção e venda mais baratos.

Como no caso de apartamento, essas moradias apresentam uma menor liberdade devido à proximidade com os vizinhos. No entanto, os custos são menores comparados a casas separadas e alguns condomínios contam com as mesmas facilidades de apartamentos como piscina, parquinhos para as crianças, salão de jogos e de festas.

Sobrado

O sobrado é a moradia com dois ou mais andares. São casas mais amplas e com melhor disposição dos cômodos. Esse estilo de casa é indicado para grandes famílias ou casais que pretende ter filhos.

Esse tipo de moradia é muito versátil e traz a possibilidade de construir casas maiores em terrenos sem muito espaço. Normalmente, os sobrados concentram os cômodos sociais no térreo, como cozinha, sala de estar e de jantar, e os quartos nos pisos superiores. Essa disposição de cômodos aumenta a privacidade dos moradores e permite uma melhor divisão da casa.

Apesar de ser versátil e indicado para terrenos menores, o sobrado tem a tendência de ser mais caro, pois demanda de uma estrutura mais reforçada e escadas a cada novo andar construído.

Apartamento duplex

Basicamente, esse tipo de moradia traz uma das maiores vantagens do sobrado para o apartamento. No apartamento duplex é possível dispor o imóvel como no sobrado, com as áreas sociais embaixo e os cômodos mais privados no andar superior.

Essa moradia também apresenta um maior aproveitamento da luz natural. Por ser frequentemente encontrado nos últimos andares dos prédios, o duplex não tem problemas com as sombras de outras construções. Assim, além de receber mais luz natural, o duplex ainda tem uma ótima ventilação.

A economia com o condomínio também é um fator interessante. Isso acontece porque, em geral, os donos de duplex costumam pagar o mesmo valor pelo condomínio e facilidades.

Como escolher um tipo de moradia

Depois de tantas opções de moradias, surge a grande dúvida: qual a melhor opção para mim? Calma, que nós também vamos ajudar você na escolha. Para isso, separamos algumas dicas para cada perfil de pessoa ou família. Vamos lá?

  • Sozinho: se a sua intenção é comprar uma casa para morar sozinho, uma boa opção é a kitnet. Além do preço mais em conta, você não precisa de muitos móveis e a limpeza é mais simples. Um apartamento pequeno também deve atender as suas necessidades. Quanto a localização, se você gosta de ficar perto de restaurantes e atrações, prefira o centro da cidade, pois facilitará a locomoção;
  • casal: para os recém-casados ou aposentados uma ótima opção são os apartamentos. Esse perfil normalmente não precisa de muito espaço e precisa de segurança para ter mais tranquilidade. Além disso, as facilidades dos condomínios como piscina e academia por ser uma grande vantagem;
  • família com crianças pequenas: os apartamentos com facilidades direcionadas a crianças e as casas com quintal grande são as melhores opções. Crianças têm muita energia e precisam de espaço para brincar e se desenvolver. Pensando nisso, apartamentos com parquinhos, piscinas e atividades de recreação são as melhores opções. A localização deve levar em consideração as escolas e atividades extracurriculares das crianças para não dificultar a locomoção. Casas em condomínios também são indicadas, pois oferecem ainda mais segurança para as crianças transitarem pelas ruas;
  • família com adolescentes: se os seus filhos já são adolescentes, você precisa pensar no longo prazo. Provavelmente, em pouco tempo eles vão para faculdade ou se casarão. Comprar uma casa muito grande agora pode significar uma casa enorme para poucas pessoas ou apenas um casal no futuro. Por não haver necessidade de muito espaço para atividades, uma boa opção são os apartamentos maiores ou duplex;
  • família que gosta de receber visitas: com filhos ou não, se você gosta de receber muitas visitas, como amigos e familiares, a melhor opção são casas com quintais grandes ou sobrados. Os sobrados são versáteis por apresentar a divisão da área social e privada. Assim, mesmo recebendo muita visita na parte térrea, a sua família não perde a privacidade nos outros andares.

Seja qual for o seu perfil, uma consultoria imobiliária pode ajudar na escolha e apresentar as melhores opções. Com experiência, os consultores podem fazer a perfeita união das suas necessidades com o melhor investimento em relação à valorização do imóvel. Se você não conhece os serviços de uma consultoria, vamos apresentar as principais vantagens.

A importância de uma consultoria imobiliária

Apesar de ser uma atividade frequentemente confundida com o corretor, o consultor de imóveis atua muito além da venda. A consultoria imobiliária tem como objetivo analisar o mercado, conhecer as necessidades dos clientes, apresentar as opções e aconselhar o comprador sobre o melhor investimento.

Algumas das vantagens de contratar uma consultoria imobiliária são:

  • prospecção de imóveis de acordo com as necessidades dos clientes;
  • segurança na compra, venda e pós-venda até a conclusão dos pagamentos;
  • respaldo jurídico e acompanhamento dos trâmites contratuais;
  • ajuda na negociação e evita fraudes.

Se você deseja um imóvel na Serra Gaúcha, considere fortemente esse tipo de serviço. O consultor apresentará as melhores opções considerando o preço, tamanho, arquitetura, localização e facilidades que melhor atendem os gostos e necessidades da sua família. Aliás, por ser uma área de grande valorização de imóveis, o consultor acompanha as negociações de compra e venda de imóveis sempre com o objetivo de melhor atender o cliente.

Como escolher uma consultoria imobiliária

Por envolver uma negociação alta e importante como a compra de um imóvel, a contratação de uma consultoria imobiliária certamente requer alguns cuidados. Por isso, com o objetivo de ajudar os interessados em adquirir um imóvel na Serra Gaúcha, apresentaremos alguns aspectos na hora de escolher a sua consultoria.

1. Reputação e indicações

Busque imobiliárias com uma boa reputação no mercado. Peça, por exemplo, por indicações de amigos ou familiares e tenha a internet como uma aliada nessa escolha. Site de avaliação de serviços e páginas em redes sociais ajudam a encontrar a opinião sincera de clientes.

2. Primeiro contato e atendimento

Após escolher algumas imobiliárias de boa reputação no mercado, faça um primeiro contato e avalie o atendimento. Nesses casos, a primeira impressão é a que representa a organização e seriedade da empresa com os clientes.

3. Certificações:

Verifique se a imobiliária e seus consultores são credenciados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Esse credenciamento é obrigatório para que uma imobiliária possa operar no mercado.

4. Serviços oferecidos:

Procure por imobiliárias que prestam consultoria. Ao contrário de um simples corretor, o consultor deve conhecer o mercado imobiliário e a região. Dessa maneira, você obterá informações de valorização e receberá propostas de imóveis que realmente se encaixam no seu padrão de vida e objetivos.

Por fim, você deve considerar uma decisão difícil de tomar pela quantidade de opções. A consultoria da Imobiliária Rohde ajuda pessoas que desejam investir em uma casa de alto padrão, bem localizada e que atende as necessidades de toda a família.

A Imobiliária Rohde é credenciada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e fornece uma consultoria que visa avaliar o seu perfil e oferecer as melhores opções de imóveis em Gramado e Canela. Com uma das melhores reputações entre as empresas do ramo da Serra Gaúcha, a Imobiliária Rohde tem ótimas indicações de clientes satisfeitos com as negociações bem-sucedidas.

Contamos com consultores especializados no mercado imobiliário e tem como objetivo indicar os melhores imóveis de alto padrão que atende as suas necessidades. Além disso, também acompanhamos todo o processo de venda, oferecendo respaldo jurídico e financeiro para uma negociação eficiente.

Como você pode perceber, a compra de um imóvel envolve muitas etapas e detalhes. Avaliar as suas necessidades e objetivos é o primeiro passo. Posteriormente, o local do imóvel deve considerar o estilo de vida e prioridades da sua família. A Serra Gaúcha conta com vantagens que chamam a atenção daqueles que priorizam qualidade de vida, segurança e programações que atende os gostos desde aventureiros até apreciadores da culinária e música requintadas.

Existem diversos tipos de moradia para escolher. Por exemplo, kitnet, casas térreas, apartamentos e sobrados são algumas das opções que listamos. Então, seja qualquer for a sua escolha, ter uma moradia nas cidades de Gramado e Canela é um ótimo investimento, tanto no aspecto financeiro como cultural.

Por fim, se você gostou das informações deste guia, comente o tipo de moradia que gostaria de adquirir na Serra Gaúcha.

Compartilhe este artigo por: