Descubra os encantos do Mundo a Vapor em Canela!

A Serra Gaúcha cativa todos que a conhecem, com suas inúmeras belezas naturais, as delícias gastronômicas e as atrações culturais. Além de todas as suas atrações e belezas, é lá que fica um dos mais encantadores passeios ao sul do país, o Mundo a Vapor em Canela.

O parque tem as máquinas a vapor como temática e revela aos visitantes o legado da família Urbani. Sua história remonta à década de 1920 e mostra como grandes homens e suas incríveis máquinas trabalharam juntos para o progresso da região.

Então, suba a bordo desta leitura e conheça os detalhes de um universo feito para encantar adultos e crianças! Vamos lá!

Fachada do Mundo a Vapor em Canela

Primeiramente, logo na entrada do Mundo a Vapor, já é possível avistar uma locomotiva, em uma cena bastante surpreendente. A máquina parece se projetar a partir da fachada da construção, simulando um acidente ferroviário que comoveu Paris há mais de um século.

Oficina

A oficina, por sua vez, reproduz o lugar de trabalho da família Urbani, formada pelo senhor Ernesto e seus filhos Benito, Omar e Hermes. Aliás, a oficina que inspirou o cenário atendia às serrarias da região da Serra Gaúcha, estabelecimentos onde funcionavam grandes máquinas a vapor.

No espaço, podem ser vistas peças originalmente usadas pelos irmãos para a criação de muitas das réplicas expostas no parque.

Fábrica de Papel

A fábrica em miniatura chama a atenção pela riqueza de detalhes e produz papel de verdade. Primordialmente feita pelos irmãos Urbani, tem componentes fabricados com partes de uma indústria de celulose localizada em Canela.

Siderúrgica

O processo de transformação do metal em peça para a construção civil acontece bem na frente do público, na réplica da siderúrgica. Desde a forja do metal até a produção do vergalhão, tudo é movido pela tecnologia a vapor.

Maquete Linha Férrea

Com sete metros de comprimento, a maquete é inspirada na ferrovia que ligava Porto Alegre e Canela até o ano de 1963. Além do alto nível de detalhamento dos componentes do trem e da linha férrea, os cenários que simulam a trajetória percorrida pela máquina também constituem atração.

Olaria

A fabricação de tijolos, como era feita até o século passado, é o enfoque da olaria em miniatura. Nela, dá para ver como eram confeccionados tijolos e telhas, e como a máquina a vapor foi fundamental para esse tipo de produção.

Pedreira

O britador e a máquina a vapor protagonizam essa réplica, que, de fato, mostram o procedimento de extração de uma pedreira. Além disso, completando a cena, há talhadeiras e marretas, além de miniaturas de trabalhadores e diversos outros detalhes.

Moinho de Pedra

Essa é mais uma réplica em miniatura, com funcionamento idêntico ao dos moinhos d’água em tamanho natural. Dessa maneira, acionada por pedras, tritura os grãos e faz a farinha diante dos espectadores.

Passeio de trem

Posteriormente, o passeio de trem pela área externa do parque faz parte da diversão de quem visita o Mundo a Vapor. A locomotiva em miniatura percorre os trilhos, levando adultos e crianças a divertidas viagens.

Fábrica de Erva Mate

Por fim, é possível ver o processo de beneficiamento da erva mate, usada no preparo do chimarrão, que é a bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul. Soque, pilões e roda d’água compõem a mini fábrica.

No Mundo a Vapor em Canela, há outras réplicas para lá de interessantes, a exemplo de uma completa usina hidrelétrica, da serraria e do barco a vapor. Para as delícias do paladar, o parque conta com Café, Gelateria e até uma loja de vinhos artesanais. Na lojinha da atração, você encontrará variados produtos da Serra Gaúcha para levar como lembrança, por exemplo.

Chegar ao parque é bem simples, pois ele está localizado na Avenida Dom Luiz Guanella, entre as cidades de Canela e Gramado. Os ingressos custam entre R$ 19 e R$ 38, sendo que estudantes e idosos pagam meia entrada. O horário de visitação é das 9h às 17h, e o local fecha somente às quartas-feiras.

E então, gostou deste artigo sobre o Mundo a Vapor em Canela? Que tal curtir a nossa página no Facebook para você ficar por dentro de mais assuntos interessantes!

Compartilhe este artigo por: