Conheça os 7 maiores benefícios da criação de jardim em casa

Quem ama ter ambientes lindos, agradáveis e bem decorados e ainda não pensou na criação de um jardim em casa esta é a oportunidade de cultivar, junto com as plantas, uma vida mais saudável e feliz.

Existem diversos benefícios na criação de jardim em uma residência, seja casa, seja apartamento. E quem acha que em locais pequenos isso não é possível, está muito enganado. Para isso existem os jardins verticais, adaptáveis e sobretudo fáceis de serem criados em qualquer tamanho de ambiente.

Os cuidados com as plantas em casa também são mais simples do que se imagina, principalmente se você levar em conta a compatibilidade das espécies escolhidas com a quantidade de luz natural que incide no ambiente e, certamente, não se esquecer de regá-las no tempo certo.

Você quer saber mais sobre criar o seu jardim em casa? Continue a leitura e descubra os benefícios que ele traz para sua vida!

1. Oferece um hobby em casa

As plantas são mais que um simples enfeite, elas são seres vivos que precisam de cuidados e respondem a eles. Quem nunca ouviu falar que conversar com as plantas faz com que fiquem mais bonitas?

Pois bem, cuidar das plantinhas, acompanhar o desenvolvimento delas e vibrar com cada nova folha ou centímetro a mais no seu tamanho é muito mais que uma tarefa doméstica, é um hobby extremamente prazeroso e relaxante.

2. Reconecta você com a natureza

Vivemos em uma selva de pedra. Nas grandes cidades, já quase não se veem mais árvores e flores no dia a dia. Em virtude disso, a criação de jardim em casa pode amenizar esse cenário e promover sua reconexão com a natureza.

3. Purifica o ar que você respira

As plantas são umidificadores naturais: ajudam a limpar o ar e minimizam a incidência de alergias e demais problemas respiratórios. Além disso, promovem a troca do gás carbônico por oxigênio e, como resultado, ajudam a amenizar os efeitos da poluição.

4. Ameniza a temperatura ambiente

As plantas têm a capacidade de “transpirar água”, mantendo a umidade do ar e a refrigeração do ambiente. Além disso, também servem como uma espécie de filtro dos raios ultravioletas, pois torna o local muito mais fresco, mesmo com a incidência de sol e sem ventilação adequada.

5. Ajuda você a relaxar

As plantas, principalmente as floridas, deixam o ambiente muito mais agradável e aconchegante, além de darem um colorido todo especial e um perfume suave. Una isso, a purificação e a refrigeração do ar e perceba como elas criam uma atmosfera relaxante em sua casa.

6. Deixa o ambiente mais bonito

A criação de jardim em casa também funciona como um recurso de decoração, afinal, sua presença ajuda a compor o ambiente e o deixá-lo muito mais bonito e agradável. Não é à toa que existem profissionais especializados em projetos de paisagismo para interiores, como os elegantes jardins de inverno.

7. Permite ter temperos e remédios caseiros

Outro detalhe igualmente interessante sobre a criação de jardins em casa é a possibilidade de transformá-los em uma mini horta com ervas medicinais, além de todos os tipos de temperinhos deliciosos à disposição da sua criatividade na cozinha e para serem usados bem fresquinhos.

Além disso, imagine aquela pizza com manjericão que você acabou de tirar da horta caseira sem nenhum tipo de agrotóxico!

Conhecendo esses 7 benefícios da criação de jardins residenciais, não tem como você não começar a planejar o seu. No momento em que você pensar em uma casa ou apartamento novos, não se esqueça de escolher um cantinho no qual consiga colocar suas plantas, com boa incidência de luz solar para elas. Com toda a certeza você irá amar!

Depois de saber de todos esses benefícios que as plantas trazem para a sua vida, cadastre-se para receber a nossa newsletter com a finalidade de receber mais dicas como essas diretamente no seu e-mail. Além disso nos mande como ficou seu jardim!

Compartilhe este artigo por: