Guia completo sobre aluguel de temporada: como funciona, as vantagens e por onde começar

O aluguel de temporada é uma ótima forma de investimento: você mantém o patrimônio que será valorizado com o tempo, enquanto recebe pagamentos dos inquilinos, garantindo mais rendimentos. Para isso, o aluguel de temporada se torna um excelente negócio.

Voltado principalmente para o turismo, ele é uma alternativa aos hotéis e pousadas e procurada por inquilinos que desejam ter mais privacidade e conforto. A ideia é firmar contratos de curta duração, mas que oferecem um ótimo retorno para o investimento.

Você tem interesse no assunto? Então continue a leitura deste conteúdo e confira o nosso guia completo sobre o aluguel de temporada!

O que é um aluguel de temporada?

Essa locação é voltada para pessoas que precisam utilizar o imóvel por um curto período, por motivos de turismo, trabalho, saúde e outras necessidades específicas. De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei n.º 8.245/1991), ela não pode ser contrata por prazo superior a 90 dias.

Por isso, existem diversas oportunidades para quem deseja investir em aluguel de temporada, mas é importante definir um público-alvo para escolher o imóvel ideal. Em geral, o turismo costuma ser a principal opção em cidades conhecidas pelos seus atrativos, como é o caso de Gramado e Canela.

Então, para aumentar a demanda de inquilinos, vale a pena avaliar os pontos turísticos e roteiros disponíveis para investir em imóveis que tenham uma boa localização e ofereçam mais facilidades.

Além disso, também é preciso definir o perfil financeiro do público: algumas pessoas procuram o aluguel de temporada com foco em economia e conforto, enquanto outros buscam serviços e facilidades em imóveis de alto padrão. Tudo isso influencia no investimento necessário e no rendimento obtido.

Como funciona o aluguel de temporada?

O aluguel de temporada conta com regras específicas previstas na legislação e elas devem ser atendidas para ter segurança ao negociar e, principalmente, evitar transtornos. Pensando nisso, listamos e explicamos os principais pontos desse tipo de contrato, veja só!

Valor do aluguel

A principal dúvida trata do valor do aluguel. Não existem regras determinadas sobre o assunto, então o proprietário deve fazer uma análise de mercado para ver quais são os preços anunciados na região e em imóveis semelhantes.

Também é preciso considerar a definição de preços diferentes para diárias e períodos mais longos, como um mês. Essa é uma boa prática para negociar com os inquilinos e, muitas vezes, garantir mais tempo no contrato.

Para não errar ao definir o valor, conte com o suporte de uma imobiliária. A avaliação de um corretor de imóveis ajudará a determinar um preço adequado, que seja competitivo e proporcione um bom retorno para o seu investimento.

Como os profissionais têm conhecimentos específicos sobre o mercado, você não correrá o risco de definir um valor muito baixo, que reduzirá o seu rendimento, ou alto demais, que afastará os potenciais interessados e trará prejuízos.

Pagamento do aluguel e garantias

Nessa modalidade de locação o proprietário pode cobrar antecipadamente o valor total do aluguel e demais encargos previstos, trazendo mais segurança para o contrato. Vale lembrar que essa não é uma opção permitida nos alugueis anuais.

Também é permitida a exigência de uma das modalidades de garantia previstas na Lei do Inquilinato, a fim de garantir o cumprimento de todas as obrigações do contrato. São elas:

Fiança

Nesse caso o inquilino deve apresentar um fiador, que será uma pessoa que assumirá a responsabilidade em caso de inadimplência. Por isso mesmo, é necessário fazer uma análise de crédito para avaliar a capacidade de pagamento do indicado. Geralmente é exigido que o fiador tenha imóveis no nome para comprovar a capacidade de garantir o aluguel.’

Caução

A caução é um depósito realizado antes do início da locação em um valor determinado no contrato, que não pode ser superior a 3 meses de aluguel. O dinheiro deve ser depositado em uma conta poupança conjunta e só será movimentada ao término do contrato. Caso tenham pendências, ela será usada para quitar as obrigações do inquilino, caso contrário, ele poderá sacar o valor total, incluindo os rendimentos.

Seguro-fiança

Ele é semelhante às demais modalidades de seguro, mas nesse caso a cobertura se refere aos aluguéis em atraso, substituindo o fiador. O inquilino deverá contratar o serviço com uma seguradora que ofereça esse serviço e a cobertura casa cobrirá a eventual inadimplência e os custos decorrentes.

Além disso, podem ser adquiridas coberturas adicionais para incluir outras taxas da locação ou danos ao imóvel. O valor varia conforme o aluguel e o contrato. O prazo do seguro deve ter a mesma duração da contratação e será renovado se necessário.

Multa contratual

O contrato pode prever um valor de multa que o inquilino deverá quitar em caso de descumprimento, como atraso no pagamento ou uso indevido do imóvel. Essa prática é comum em caso de desistência da locação, já que o proprietário deixou de alugar para outras pessoas.

No entanto, a penalidade por rescisão contratual também deve ser aplicada em favor do inquilino, nos casos em que o locador desistir do contrato sem justa causa. O princípio é o mesmo: após fechar o contrato o locatário deixou de procurar outros imóveis, então a desistência causa prejuízos que são ressarcidos por meio da multa.

Término do prazo da locação

Ao término do prazo do contrato por temporada, caso o inquilino permaneça no imóvel por mais de 30 dias, sem que o proprietário se oponha, a locação é automaticamente prorrogada por tempo indeterminado.

Se isso acontecer, passam a valer as regras previstas para os demais contratos de locação e o proprietário não poderá mais fazer a cobrança antecipada do aluguel e demais encargos.

Além disso, o locador só poderá denunciar o contrato — prática utilizada para encerrar a locação e reaver o imóvel — após 30 meses do início ou em casos específicos previstos na lei. São eles:

  • pelo término do contrato de trabalho, quando a ocupação do imóvel tem relação com o emprego;
  • para uso próprio, de cônjuge ou do companheiro, de ascendente ou de descendente que não tenha imóvel residencial;
  • para demolição e edificação licenciada ou obras aprovadas pelo Poder Público que aumentem em, pelo menos, 20% a área construída — se a destinação das obras for para exploração de hotel ou pensão, o aumento deve ser de 50%;
  • por mútuo acordo;
  • em decorrente de infração do contrato ou de alguma lei;
  • pela falta de pagamento do aluguel e encargos;
  • para reformar determinadas pelo Poder Público.

Desse modo, como a lei tem regras específicas para permitir que o proprietário retome o imóvel na locação por prazo indeterminado, é fundamental ter atenção ao período do contrato para não ter problemas.

Ação de despejo

Se após o término do prazo do contrato o inquilino não devolver o imóvel, o proprietário pode entrar com uma ação de despejo para reaver a propriedade. Isso deve ser feito em até 30 dias após o vencimento, caso contrário, ele será convertido em aluguel por tempo indeterminado. Por isso, é importante ficar atento aos prazos para tomar as medidas legais.

Em geral, como as locações são feitas por períodos curtos, não é comum que o inquilino descumpra o período acordado. Contudo, para ter mais segurança, vale a pena fazer uma análise da documentação e do histórico dos interessados, além de avaliar os motivos do aluguel. Desse modo, é possível evitar transtornos.

Quais as vantagens desse tipo de locação?

Comprar imóveis para disponibilizá-los na locação de temporada traz diversos benefícios para os proprietários, porém, muitos deles são desconhecidos. Por isso mesmo, listamos as principais vantagens que isso proporciona, confira!

Maiores rendimentos na sazonalidade

O aluguel por temporada permite altos rendimentos em alta temporada e em eventos específicos na região. Nessas épocas, os valores ficam mais alto, permitindo que o proprietário garanta um ótimo retorno para o investimento.

Nos demais períodos a locação continua disponível por preços mais atrativos para o inquilino, permitindo que o locador tenha condições de cobrir os valores necessários para a manutenção da propriedade e ainda ter lucros.

Isso acontece, principalmente, pelas vantagens que essa modalidade de estadia oferece quando comparada aos hotéis e pousadas. Isso faz com que a procura por imóveis para temporada seja maior, garantindo ótimas oportunidades.

Menor burocracia na locação

Como a locação é por um curto período, a burocracia envolvida no contrato é menor, principalmente porque também existem menos riscos. Como o proprietário pode cobrar todo o valor no início do contrato, é possível evitar a inadimplência.

Assim, as garantias podem ser utilizadas apenas como medida de segurança em relação a eventuais danos no imóvel. Para quem usa aplicativos para intermediar a locação, o processo se torna ainda mais simples. Não é preciso analisar diversos documentos e passar por todos os procedimentos envolvidos nos contratos comuns.

Mais liberdade em relação ao patrimônio

Sem dúvidas, ter imóveis para a alugar é vantajoso, mas os contratos de longo prazo acabam trazendo algumas restrições ao proprietário devido às regras para retomada da propriedade. Além disso, com a comodidade de ter um inquilino por vários meses, ao término dos contratos o proprietário pode enfrentar algumas dificuldades caso demore para encontrar outro interessado.

Na locação por temporada o controle do patrimônio é feito de perto, já que cada contrato tem um prazo curto. Além disso, é comum que ela tenha um custo mais elevado, compensando os períodos em que a propriedade pode ficar vazia.

Com a duração limitada, o proprietário tem liberdade para negociar o imóvel e, até mesmo, utilizá-lo caso ache necessário. Isso garante mais liberdade para tratar do seu patrimônio, sem todas as limitações legais do aluguel anual.

Quer investir nesse aluguel? Veja 5 cuidados essenciais

Se você se convenceu de que o aluguel de temporada é vantajoso e deseja investir nessa modalidade, existem alguns cuidados essenciais para ter sucesso no seu investimento. Conheça os principais!

1. Elabore o contrato

Um dos erros mais comuns no aluguel de temporada é deixar de fazer um contrato. Muitas vezes, o proprietário acerta todos os detalhes em uma conversa e, com isso, pensa que não é necessário documentar o acordo.

Porém, ter um contrato redigido é essencial para destacar todos os direitos e deveres das partes, trazendo segurança em caso de descumprimento por um dos contratantes. Ele deve conter as seguintes informações:

  • dados pessoais do locador e do locatário;
  • endereço e meios de contato;
  • descrição do imóvel;
  • prazo e finalidade de locação;
  • preço e forma de pagamento;
  • responsabilidade sobre despesas como luz, água etc.;
  • garantia contratual;
  • descrição da mobília, dos utensílios e dos eletrodomésticos, se for o caso.

Outro item importante no contrato é o limite de pessoas que podem ocupar o imóvel. O excesso de moradores aumenta o risco de danos à mobília e também pode trazer problemas com o condomínio devido ao barulho.

2. Conheça as regras de condomínio

A locação de imóveis em condomínio para temporada tem sido alvo de discussões judiciais, principalmente quando o aluguel é feito por períodos curtos, aumentando a rotatividade de inquilinos.

Na verdade, como o aluguel de temporada não se confunde com hospedagem e, portanto, não é considerada uma atividade comercial, a proibição significaria restrição ao direito de propriedade. Como consequência, as regras que impedem essa locação seriam nulas.

Contudo, caso esteja em busca de um imóvel, vale a pena consultar as normas de condomínio para avaliar se será necessário tomar alguma medida para liberar as locações e evitar dores de cabeça após investir em imóveis.

Também é importante repassar as normas de condomínio para os inquilinos, para que eles saibam como funciona o uso dos espaços comuns e não cometam nenhuma infração.

3. Veja como anunciar a locação

Saber como anunciar é essencial para atrais locatários. Então faça fotografias que realmente demonstrem as características da propriedade, para que os interessados consigam visualizar todos os detalhes. Depois, formule anúncios completos, com uma boa descrição do imóvel e da localização, mostrando os principais atrativos.

Como o aluguel por temporada exige alguns trâmites burocráticos, principalmente em relação ao contrato, quem não deseja se incomodar com essas questões deve contratar uma imobiliária ou contar com plataformas que ajudem na locação, como o Airbnb.

Nesse caso, você cadastra o imóvel, inclui os valores desejados e o anúncio será veiculado pelas empresas. Caso deseje alugar por contra própria, procure portais na internet e conte com suporte profissional para lidar com a parte burocrática.

Todavia, em todas as situações é fundamental ter um contrato determinando o caráter de aluguel de temporada, para evitar que ele seja considerado uma atividade comercial e possa ter impedimentos pelo condomínio.

4. Faça a vistoria do imóvel

A vistoria do imóvel antes da locação é uma medida de segurança importante. Ela permitirá que o inquilino verifique se o ele está de acordo com a descrição indicada no contrato, pois ele se obrigará a devolvê-lo nas mesmas condições.

O ideal é que seja elaborado um laudo, documentando todos os detalhes com fotos para que não fiquem dúvidas sobre como o imóvel estava no momento da entrega das chaves ao inquilino.

No término do contrato, é feita uma vistoria para determinar se ele está nas mesmas condições e, se for o caso, cobrar os reparos necessários do locatário. Se o imóvel estiver mobiliado, o contrato deve contar a descrição de todos os móveis e utensílios, assim como o estado de conservação ou funcionamento.

5. Ofereça um bom atendimento

O atendimento ofertado ao inquilino também é um diferencial importante. Esteja disposto a esclarecer todas as dúvidas dos interessados, pois eles avaliarão todas as características antes de fechar o contrato.

Mesmo após entrar em um acordo sobre a locação, o proprietário deve ficar disponível para atender eventuais demandas. Mesmo com uma boa vistoria, podem surgir problemas no imóvel que exijam intervenção ou dúvidas importantes sobre a estadia.

Garantir um bom atendimento é essencial para receber boas avaliações (caso anuncie em plataformas) e para que os locatários indiquem o seu imóvel para outras pessoas. Assim, você consegue aumentar as oportunidades de negócio e os rendimentos obtidos.

Como escolher o imóvel certo para alugar por temporada?

Para conseguir bons rendimentos com o aluguel de temporada é essencial ter um imóvel adequado, que atenda as necessidades das pessoas que desejam esse tipo de contrato. Exatamente por isso, a escolha da casa ou do apartamento para essa finalidade é alvo de diversas dúvidas dos compradores.

Se você quer aprender como escolher o imóvel certo para ter bons rendimentos ao investir nessa alternativa, acompanhe as dicas que separamos para ajudar!

Avalie a localização

Sem dúvidas, a localização é um dos principais fatores para acertar na escolha do aluguel de temporada. Para ter sucesso no investimento, o local deve ter fácil acesso às principais vias e ser próximo dos pontos de interesse do público-alvo. Por exemplo, se o foco é atrair turistas, é importante que ele fique perto de lugares destinados aos passeios.

A região também deve ser segura, tanto para a proteção do inquilino quanto do próprio imóvel. Ele pode ficar vazio em alguns períodos, então vale a pena investir na segurança para não ter prejuízos.

Verifique a estrutura do imóvel

Quando as pessoas procuram um imóvel para alugar durante a temporada, é comum que elas tenham algumas características estabelecidas, como número de quartos e de banheiros, vagas de garagem, espaços de lazer etc. Por isso mesmo, a estrutura deve ser analisada com cuidado.

Aproveite para avaliar como está o estado de conservação, como é a disposição dos cômodos e se é preciso fazer alguma reforma, pois isso tudo deve ser considerado no orçamento. Aqui, é importante redobrar a atenção à parte elétrica e hidráulica, que devem ter um bom funcionamento para não trazer problemas aos inquilinos, e verificar a presença de rachaduras, umidade ou mofo, pois eles exigem reparos.

Considere a mobília

Ao procurar um imóvel, você encontrará opções com e sem mobília. Esse fator deve ser avaliado com atenção quando o objetivo é o aluguel de temporada. Tenha em mente que se a pessoa está em busca de um lugar para ficar temporariamente, o ideal é que o ele esteja mobiliado. Afinal, não vale a pena adquirir móveis e eletrodomésticos, nem fazer uma mudança para ficar apenas um curto período no lugar, não é mesmo?

Por isso, a aquisição de imóveis que já tenham os principais itens pode ser vantajosa, pois evita que você precise lidar com a decoração e a compra de todos os móveis e eletrodomésticos. Aqui, vale a pena comprar os valores das opções mobiliadas e não mobiliadas, a fim de garantir o melhor custo-benefício.

Não se esqueça dos diferenciais

Para conquistar inquilinos e valorizar o aluguel é importante ter diferenciais no seu imóvel. Alguns cuidados como instalar internet, ter canais de televisão disponíveis (TV a cabo ou serviços de streaming), aparelhos de climatização e outras facilidades ajudam a atrair o público.

Também vale a pena investir em uma decoração para criar um ambiente aconchegante para as pessoas aproveitarem o período. Sem dúvidas, todos esses itens trarão o retorno no valor cobrado e aumentarão a busca pelo seu imóvel.

Conte com o suporte de uma imobiliária

Se você quer encontrar as melhores oportunidades para investir, é essencial contar com o suporte de uma imobiliária para comprar o imóvel. Os corretores pesquisam opções de acordo com o seu perfil, com foco na finalidade da aquisição.

Assim, ao definir que você quer disponibilizar o imóvel para temporada e o público que deseja conquistar, ficará mais fácil encontrar opções que atendam às necessidades dos inquilinos, aumentando as chances de negócio.

Eles também podem auxiliar na avaliação do imóvel para definir valores de aluguel, para que você consiga verificar se o preço de venda é adequado para trazer bons rendimentos. Desse modo, você terá mais segurança antes de fazer esse investimento.

Pronto! Agora que você já sabe os benefícios de ter imóveis para investir no aluguel de temporada, faça um planejamento para encontrar oportunidades adequadas para esses contratos. Para auxiliar nessa tarefa, conte sempre com suporte profissional: uma imobiliária de confiança conseguirá ajudar na busca pelas melhores opções!

Então, gostou do conteúdo? Se você está em busca de um imóvel para locação de temporada, entre em contato conosco e conheça as opções disponíveis na imobiliária ROHDE!

Compartilhe este artigo por: