Vai passar a Páscoa em Gramado? Veja o que fazer nessa época

Passar o feriado de Páscoa em Gramado é quase como viver uma experiência de conto de fadas. São os mais variados tipos de guloseimas, gastronomia tradicional e muitas novidades no mundo dos chocolates.

A Semana Santa na região da Serra Gaúcha é marcada por muita diversão e eventos religiosos para todos os perfis de visitantes. Gramado, a “capital do chocolate”, reúne seus principais produtores artesanais para garantir os prazeres e a diversão dos visitantes.

Quer saber sobre a Páscoa em Gramado? Confira este post completinho que preparamos para você conhecer todos os detalhes do feriado na região. Vamos lá?

A Páscoa em Gramado

A cidade de Gramado fica ainda mais linda e encantadora na época de Páscoa. Os diferentes pontos turísticos recebem uma decoração especial relacionada à temática, sendo que as fábricas de chocolate artesanal são um dos passeios imperdíveis nesse período.

O Reino do Chocolate é uma das fábricas mais tradicionais da cidade, que conta com uma arquitetura medieval desde sua fachada, que pode ser percebida logo na primeira caminhada na região central de Gramado, na Avenida das Hortênsias.

O Mundo dos Chocolates é outra fábrica que permite que os visitantes conheçam o mundo dos chocolates. É possível encontrar esculturas e muita história da produção da guloseima nas diferentes partes do mundo.

O friozinho da época faz com que a cidade se torne ainda mais agradável, já que todos os estabelecimentos estão preparados para receber o visitante com o maior aconchego e acolhimento que o clima ameno oferece.

Vale a pena passar a semana de Páscoa para conhecer além de Gramado, já que cidades encantadoras, como Canela e Nova Petrópolis, estão a poucos quilômetros dali. Ademais, toda a região está envolvida nas festividades de Páscoa, oferecendo muitas atrações divertidas e deliciosas com chocolates e guloseimas.

O que fazer em Gramado na época da Páscoa

Gramado e região recebem milhares de turistas durante o feriado de Páscoa para as diversas atividades que são realizadas sob a temática do chocolate. Confira algumas das atrações que você vai encontrar!

Parada de Páscoa

Durante o tradicional Festival de Páscoa em Gramado, acontece um festival temático que percorre as ruas e encanta de crianças a idosos. São divertidos personagens que ajudam a criar a magia dos chocolates.

Ao longo do percurso, os visitantes podem provar e descobrir os mais diferentes chocolates produzidos artesanalmente na região. A Parada de Páscoa acontece no sábado e domingo, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros.

Vila de Páscoa

A Praça das Etnias é o palco da Vila de Páscoa, onde os turistas podem conhecer os diferentes expositores locais e produtores dos artigos artesanais de alta qualidade que são produzidos na região de Gramado.

Não estamos falando somente dos maravilhosos chocolates artesanais, mas, sim, das diferentes guloseimas que encantam os visitantes da região. A atração acontece diariamente na semana de Páscoa e está aberta ao público das 11h às 20h.

Trupe de Páscoa

Em seguida, a Trupe de Páscoa é um tradicional grupo teatral que faz apresentações durante o evento em Gramado. São artistas que trazem canções tradicionais de Páscoa para os visitantes que circulam pelos pontos turísticos de Gramado.

Além das canções, também são diversas apresentações teatrais com a temática da Páscoa. Os shows são realizados na Rua da Coberta, de terça a domingo, sempre às 18h30. As atrações são gratuitas e abertas ao público.

Procissão de Ramos

Os eventos religiosos também fazem parte do tradicional calendário de Páscoa. A Procissão de Ramos é a performance que simboliza a chegada e entrada de Jesus em Jerusalém. A procissão acontece com a participação das pessoas durante a exibição teatral que sai da Praça das Etnias e vai até a Igreja Matriz de São Pedro.

Procissão de Passos

Seguindo as exibições religiosas de Páscoa, a procissão simboliza as últimas horas de vida de Jesus, com a crucificação. Ela sai da ExpoGramado e segue, também, até a Igreja Matriz de São Pedro, sendo que a iluminação da Avenida Borges de Medeiros permanece com tochas e velas durante a noite.

Tito – um coelho atrapalhado

Tito é um personagem bastante carismático que marca as festividades de Páscoa em Gramado. O espetáculo teatral do “Tito – um coelho atrapalhado” está em cartaz durante a semana no Palácio dos Festivais.

A apresentação não tem restrição de idade, e a entrada custa R$ 60 para os espectadores. Crianças de 5 a 12 anos e idosos a partir de 60 anos pagam apenas meia entrada; menores de 4 anos não pagam.

Espaço kids

As crianças também recebem uma atenção especial durante a semana de Páscoa. A Rua Coberta recebe um espaço só para os pequenos, que contam com diversos brinquedos e pintura de rostos com os artistas de rua.

Este espaço é para que as crianças recebam uma atenção especial e tenham uma diversão adequada de acordo com sua idade. A magia da Páscoa encanta todas as idades.

O feriado de Páscoa em Gramado

O feriado de Páscoa é uma oportunidade excelente para uma viagem de relaxamento e descanso com toda a família. Passeios encantadores para aproveitar a gastronomia e, além disso, a cultura da cidade são os mais procurados por quem visita Gramado nessa época do ano.

Ao mesmo tempo, vale a pena conhecer os cafés coloniais e os vinhedos da região, que são reconhecidamente os melhores do Sul do Brasil. Também é possível fazer um passeio diferente com a tradicional Maria Fumaça, pelo Vale dos Vinhedos, passando pelas pequenas cidades e pelos cânions que ligam Gramado a outras regiões.

Para os amantes de chocolates tradicionais e da gastronomia típica do Rio Grande do Sul, o feriado de Páscoa é ainda mais encantador em Gramado. Principalmente porque os visitantes podem conferir diversas atrações para todas as idades, além de descansar e relaxar, sendo possível divertir-se muito nesse período.

Por fim, gostou de conhecer como é o feriado de Páscoa em Gramado? Então, aproveite a visita em nosso blog e leia, também, o texto “O que você precisa saber sobre o café colonial em Gramado?” e prepare-se para sua viagem até a região!

Compartilhe este artigo por: