piscina com borda infinita

Existem mesmo as piscinas com borda infinita?

Você já deve ter visto, nas revistas ou nas redes sociais, imagens de piscina com borda infinita, não é mesmo? Normalmente, essas fotos são de tirar o fôlego — e muita gente imagina que elas não passam de montagens.

Se esse é o seu caso, precisamos esclarecer que essas piscinas existem mesmo. Contudo, conseguir esse efeito visual, tão perfeito, a ponto de confundir a linha d’água com o horizonte, não é uma tarefa imediata.

É preciso avaliar alguns detalhes relacionados ao revestimento e à iluminação, mas não se preocupe, pois explicaremos tudo neste artigo. Boa leitura!

O que é uma piscina com borda infinita?

Na verdade, o termo “borda infinita” não está correto, uma vez que essas piscinas não têm borda. O nível da água fica acima da borda da piscina, fazendo com que ela transborde. Quanto menor a borda, melhor.

Essa piscina desperdiça água?

De maneira alguma. Os projetos arquitetônicos se esforçam para unir a beleza com a funcionalidade. Sendo assim, não faria sentido construir uma piscina com borda infinita, se ela representasse um problema ambiental.

Normalmente, essa água que transborda cai em uma calha. Um motor a leva para um reservatório, jogando-a novamente na piscina. Existem, no entanto, outras ideias para reaproveitar essa água, como criar uma cascata, aproveitando a queda natural, ou usá-la para encher uma piscina infantil.

Que tipo de revestimento usar?

Para que um projeto de piscina com borda infinita funcione, é importante que o revestimento imite as cores do ambiente. Se a sua casa está na praia, é interessante trabalhar para que o tom da água se aproxime do azul do mar e do céu.

Agora, se você estiver na serra, cercado por verde, pode ser necessário usar um revestimento que imite o tom da mata. Isso dependerá muito da paisagem, pois a piscina precisa se confundir com ela.

Pedras naturais, como Hijau e Hitam, são recomendadas para dar ao revestimento uma aparência mais bonita.

Como deve ser a paisagem ao redor?

Você pode contribuir para que a paisagem ao redor da piscina crie um efeito visual interessante. No caso de uma casa que fica na serra, pode ser bacana trabalhar com árvores nativas. O verde da mata pode fazer com que a sua piscina se pareça com um rio ou um lago.

Logicamente que, para isso dar certo, ela não pode ser quadrada. Só tome cuidado para não criar sombra, afinal de contas, o sol é fundamental para aproveitar uma piscina, não é mesmo?

É possível transformar uma piscina comum em um modelo de borda infinita?

É possível, sim. Apenas garanta que a nova piscina respeite a arquitetura da casa. Além de refrescar os moradores, ela cria um efeito visual no imóvel — e isso não pode ser esquecido.

A piscina com borda infinita é uma realidade, e você pode ter uma em sua casa. Basta conversar com um arquiteto de sua confiança e desenvolver o projeto que melhor se adapte ao seu imóvel.

Gostou deste artigo? Então, siga o nosso blog nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Pinterest e no Instagram! Assim, você acompanhará todas as nossas próximas publicações!

Compartilhe este artigo por: