Adicionais na compra de imóvel

Não seja pego de surpresa! Conheça os adicionais na compra de imóvel

Na hora de adquirir a casa própria, é essencial saber quais são os custos adicionais na compra de imóvel, além do pagamento da entrada, do parcelamento ou mesmo da quitação à vista.

Quem conhece esses custos consegue se planejar financeiramente para essa aquisição com mais segurança, sem ter problemas no orçamento e surpresas desagradáveis com gastos que não foram incluídos no custo total.

Neste post, nós mostramos quais sãos os adicionais mais comuns, seus valores e como eles funcionam. Acompanhe e faça uma compra segura!

Taxa de avaliação para financiamento

A taxa de avaliação do imóvel para financiamento é um gasto recorrente, mas que muitas pessoas nem sabem que existe. Ele acontecerá antes mesmo da liberação do contrato, por isso, é importante se planejar.

Essa é uma tarifa cobrada pela instituição financeira para fazer a avaliação do imóvel, com o objetivo de verificar se ele se enquadra nas condições de financiamento. Vale lembrar que ela é obrigatória mesmo quando o bem é precificado pelo dono.

Aqui, não há um valor padrão, pois ele varia entre cada instituição financeira. Em média, essa taxa gira em torno de R$ 2.500 e deve ser paga por quem financiará o imóvel.

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O ITBI é um tributo de competência dos municípios e ele será cobrado quando houver uma transmissão de bens imóveis de forma onerosa. Ou seja, no caso de doação ou herança, não há incidência desse imposto.

O valor é variável, sendo que cada município terá sua alíquota própria. A média é cerca de 2% do valor venal do imóvel, que é aquele descrito no carnê de IPTU, por exemplo. Alguns municípios oferecem isenções e abatimentos, de acordo com a legislação de cada um.

No caso de financiamentos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), é possível fazer o pagamento do ITBI junto às parcelas do contrato, facilitando a quitação do tributo.

Escritura pública

Para emitir a escritura pública de compra e venda de imóvel, é preciso pagar uma tarifa ao Cartório de Notas com competência na localidade do bem, por isso, você deve considerar esse adicional na compra de imóvel.

Esse valor é tabelado de acordo com o Tabelionato de Notas e varia conforme o preço do imóvel que foi negociado. Pela lei, esse documento é obrigatório para fazer a transferência do bem.

Porém, vale lembrar que, nos casos de financiamento, ele não será necessário, pois o contrato firmado com a instituição financeira ou com o banco já funcionará como escritura e poderá ser averbado.

Registro de imóvel

O registro de imóvel é um documento que comprova quem é o proprietário do bem. Ele é emitido pelo cartório da localidade e a tarifa cobrada é variável de acordo com a cidade, mas, geralmente, gira em torno de 1% do valor venal.

O registro é um documento fundamental para a segurança do comprador, pois ele atesta, na matrícula do bem, a transação efetuada. Na matrícula, constará um histórico de todas as transações realizadas e se há gravames no imóvel.

Assim, nunca deixe de conferir a matrícula do imóvel antes de fazer a negociação. Se houver ônus ou outras pendências, isso pode aumentar os seus gastos e, até mesmo, inviabilizar a transferência do bem.

Seguros obrigatórios

Quando você adquire um imóvel, é preciso pagar alguns seguros obrigatórios. Nos financiamentos feitos pelo SFH, por exemplo, é exigida a contratação do Seguro por Morte e Invalidez Permanente (MIP) e dos Danos Físicos no Imóvel (DFI).

O valor deles varia de acordo com a instituição financeira, mas, no caso de financiamentos, é possível incluí-los nas parcelas, diluindo o pagamento durante a vigência do contrato.

Alguns seguros são facultativos, mas podem ser um bom investimento para ter mais segurança com o seu imóvel. Os mais comuns são aqueles contra roubo ou furto e desastres naturais.

Mudança para o novo imóvel

Um dos adicionais na compra de imóvel que muitas pessoas não consideram é o custo com a mudança para a nova casa. Como esse não é um gasto legal, é fácil esquecer que você terá despesas com isso.

Aqui, o valor dependerá dos serviços de que você precisará: ajudantes para carregar a mudança, contratação de uma empresa para fazer o frete, novos móveis que você comprará etc.

O ideal é anotar tudo que você precisa fazer na mudança e buscar cotações na cidade, achando um bom custo-benefício. Não se esqueça de ter uma reserva, caso ocorra algum imprevisto ou um gasto que você se esqueceu de considerar.

Reformas e reparos

Outro ponto importante a se considerar em relação aos adicionais na compra de imóvel são as possíveis reformas e os reparos. Quando algo no bem não agradar ao comprador, ele terá que arcar com os custos.

Quando há algum defeito, como rachaduras, pintura descascada ou itens quebrados, é possível negociar com o proprietário para que ele arque com o conserto ou abata do valor do imóvel. Já as reformas são de responsabilidade do comprador. Por isso, é fundamental fazer uma vistoria prévia e analisar cada ponto do imóvel, anotando todos os gastos que serão necessários.

Taxas referentes ao imóvel

Você também precisa considerar todos os gastos com as taxas referentes ao próprio imóvel. Isso variará de acordo com o bem que você adquirir, por isso, verifique com o proprietário tudo que deve ser pago.

Aqui, considere o valor do IPTU e o prazo para pagamento. Geralmente, as prefeituras oferecem descontos para quem paga em apenas uma parcela. Também há a possibilidade de fazer um parcelamento para diluir os gastos em mais tempo.

Se você comprou um apartamento ou imóvel em condomínio, veja quais são as taxas obrigatórias pagas mensalmente, como as despesas ordinárias e extraordinárias para a manutenção do empreendimento.

Conhecendo esses custos adicionais na compra de imóvel, você poderá fazer uma aquisição mais segura e sem problemas financeiros. Não se esqueça, no entanto, de que é fundamental contar com uma imobiliária de confiança e com experiência, como a Imobiliária ROHDE que atua como imobiliária em Gramado e em Canela, para auxiliá-lo em todo esse procedimento e esclarecer qualquer dúvida das partes.

Gostou deste texto? Se você está pensando em adquirir um novo imóvel, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer todas as nossas opções e como podemos ajudá-lo nessa hora!

Compartilhe este artigo por: