Veja 5 modelos de piscina para aproveitar o verão em casa

No verão, nada como se refrescar e compartilhar bons momentos com pessoas agradáveis, não é mesmo? Ter uma piscina em casa é uma excelente opção para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano com a família e os amigos. Se você está pensando em comprar ou construir a sua, o primeiro passo é conhecer os tipos de piscina disponíveis. Assim, você poderá avaliar qual deles se ajusta melhor para o seu caso.

Neste artigo, mostraremos quais são os modelos mais procurados e utilizados, bem como as vantagens e desvantagens de cada um deles. Além disso, apresentaremos os pontos mais importantes a serem considerados na hora de escolher o tipo de piscina ideal para a sua residência.

O que avaliar para escolher o modelo de piscina ideal?

Tempo disponível

Alguns tipos de piscina vêm pré-fabricados, enquanto outros demandam alguns meses de obra para ficarem prontos. É importante considerar quanta pressa ou tempo disponível a família tem.

Terreno

Você se importa de ter que preparar o terreno para a instalação ou prefere algo mais simples? Quanto espaço há disponível? Tudo isso deve ser avaliado, já que alguns modelos exigem escavações ou terraplanagem, por exemplo.

Visual

Há piscinas que oferecem um bom custo-benefício, fácil manutenção e boa usabilidade, mas são menos bonitas do que outras. Por isso, procure pensar desde já se o visual (arquitetura, formato, design e acabamentos) é um ponto importante para você.

Investimento

Atualmente, há modelos de piscinas para todos os bolsos e orçamentos. Quanto você pretende investir agora? Se importa de pagar mais caro para ter mais visual agregado? Em geral, quanto mais personalização e design o proprietário deseja, maior é o preço.

5 tipos de piscina para aproveitar o verão em casa

1. Piscinas de concreto (alvenaria)

Principal característica

Durabilidade. A piscina de alvenaria é, sem dúvida, uma das mais resistentes. Por ter estrutura de concreto, geralmente exige uma escavação do terreno.

Vantagens

Nesse tipo de piscina você pode escolher tanto o tamanho como o formato. Isso permite ter uma piscina única, com um desenho personalizado, incluindo curvas e ângulos. Ou seja, é possível ser bastante criativo! Com isso, a piscina de concreto acaba sendo a preferida de quem deseja um estilo arquitetônico diferenciado.

Outra possibilidade nesse tipo de construção é projetar a piscina com a sensação de borda infinita, o que traz uma característica de luxo e alto padrão, transmitindo o bom gosto dos proprietários. Nesse caso, a água transborda pela beirada, sendo redirecionada por meio de captação externa.

Em relação aos acabamentos, eles podem ser de cerâmica, pedras, pastilhas, entre outros. Além disso, esse é o tipo de piscina com maior vida útil.

Desvantagens

Infelizmente, nesse tipo de construção, as infiltrações são mais comuns do que em outros modelos. Por esse motivo, é fundamental que a obra seja executada por um profissional altamente capacitado. Caso contrário podem aparecer fissuras indesejadas, trazendo complicações.

Outro ponto a ser considerado é que esse é um tipo de construção que requer bastante paciência, pois normalmente leva mais tempo para ficar pronto. Sua higienização também demanda uma atenção especial, pois os rejuntes sujam com frequência, e os revestimentos necessitam de manutenção, pois algumas peças podem se desprender. Por fim, deve-se considerar o custo inicial. A piscina de alvenaria é a segunda mais cara da lista.

2. Piscinas de fibra de vidro

Principal característica

Praticidade. É uma piscina bastante requisitada, já que facilita a instalação e manutenção.

Vantagens

Uma piscina de fibra dificilmente terá problemas de infiltração e fissuras, desde que tomados os devidos cuidados. Sua maior vantagem é a facilidade de instalação, levando apenas de uma a duas semanas. Portanto, se mostra ideal para quem não quer grandes obras.

Pode ser instalada tanto enterrada como acima do terreno, sendo contornada por decks de concreto ou madeira. É de fácil limpeza e apresenta um ótimo custo-benefício, além de não deixar a desejar na durabilidade.

Desvantagens

A desvantagem da piscina de fibra de vidro fica por conta da ausência de personalização no projeto. Piscinas desse modelo já vêm prontas, sendo pré-fabricadas. Assim, o proprietário precisa se contentar com os formatos disponíveis.

3. Piscinas de vinil

Principal característica

Economia. Apesar de parecidas com as piscinas de concreto em relação à estrutura, os modelos de vinil são muito mais acessíveis. Aqui o revestimento é uma espécie de manta de acabamento vinílico.

Vantagens

É um modelo bastante versátil, já que permite variações de forma e tamanho. Sua construção é rápida, pois a colocação da manta vinílica toma pouco tempo. Além disso, esse tipo de piscina é fácil de limpar, já que sua superfície é lisa (sem rejuntes). Para as pessoas que buscam economia, esta é uma ótima escolha, tratando-se de uma das piscinas mais baratas.

Desvantagens

A principal desvantagem do vinil é que ele é um material mais frágil, tendo durabilidade em torno de 10 anos. Após esse período, é preciso troca o revestimento. Além disso, é necessário tomar cuidado com objetos cortantes que possam perfurar a manta.

4. Piscinas acima do solo

Principal característica

Economia aliada à praticidade.

Vantagens

Feitas de vinil ou plástico, os modelos acima do solo atendem às famílias que têm pressa para utilizar a piscina. Práticas e com custo baixo, elas costumam ter uma estrutura de ferro, além de entrada e saída de água. Dependendo do fabricante, podem contar com um deck portátil e sistemas de aquecimento.

Desvantagens

Em geral, são mais limitadas em qualidade, além de terem um aspecto que denota o preço mais baixo. Outro ponto crítico é a limpeza, que precisa ser feita manualmente. Também é fundamental tomar cuidado com a área de instalação, que deve ser totalmente plana.

5. Piscinas de vidro

Principal característica

Sofisticação. Bastante elegantes, as piscinas de vidro são perfeitas para quem busca algo fora do padrão em termos de design.

Vantagens

Esse modelo tem um destaque decorativo incrível, agregando ainda mais valor à sua casa. Para quem aprecia o design e a arquitetura, contar com esse tipo de piscina traz um belo toque de requinte à residência. E se engana quem pensa que as piscinas de vidro são frágeis! Especialistas garantem total segurança, indicando o uso de laminados múltiplos, compostos por diversas camadas de vidro e material plástico altamente flexível.

Desvantagens

Esse é o tipo de piscina mais caro do mercado. Além disso, para evitar problemas, o projeto deve estar totalmente coerente em relação à segurança. O local de instalação, por exemplo, deve ser preparado com quadros de aço inox planos e nivelados.

Independentemente do modelo de piscina que você escolher, todos eles podem proporcionar ótimos momentos de diversão para você e sua família. Além disso, como comentamos na introdução do artigo, piscinas criam um ótimo contexto para receber amigos, tornando seu verão ainda mais divertido e agradável sem necessariamente precisar sair de casa.

Agora que você já conhece os tipos de piscina disponíveis no mercado, conte para nós: qual deles é o seu preferido? Qual piscina você pretende instalar? Deixe seu comentário abaixo!

Compartilhe este artigo por: