Corretor de imóveis: conheça suas funções e por que contratar

Na hora de buscar um imóvel para comprar ou alugar, o corretor de imóveis tem um papel essencial no suporte desse trabalho. Esse é o profissional recomendado para garantir maior segurança e agilidade na negociação, reduzindo os riscos e as burocracias.

A profissão de corretor de imóveis é reconhecida pelo Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis (CRECI), órgão no qual o profissional deve estar inscrito para realizar as suas atividades.

Quer conhecer um pouco mais sobre a profissão do corretor de imóveis? Então, entenda o que ele faz e os motivos para contratá-lo. Vamos lá?

Quais as principais funções do corretor de imóveis?

O corretor é o profissional indicado para apresentar o imóvel ao cliente para além das paredes. Ele deve conhecer de construção, de leis e, principalmente, sobre o relacionamento com o cliente. Entenda alguns dos suportes que o corretor pode oferecer na negociação a seguir.

Compreensão das condições do imóvel

O corretor precisa entender sobre as condições estruturais, o acabamento, a decoração, a localização, entre outros pontos que são essenciais para reconhecer a qualidade do imóvel que ele está oferecendo ao cliente.

É preciso saber avaliar se o conjunto do empreendimento, as benfeitorias e a valorização tornam a negociação rentável e eficiente para o cliente, ou se o negócio pode não ser a melhor opção para a pessoa.

Conhecimento da documentação

O profissional deve ter o conhecimento sobre transações imobiliárias adquirido por um curso técnico ou superior. Com isso, ele estará apto para dar suporte quanto à documentação, reconhecendo a originalidade, pesquisando e avaliando a documentação do imóvel que é apresentado ao cliente.

Zelo pela segurança dos clientes

O corretor é a peça-chave para uma negociação mais segura e transparente, uma vez que o seu papel principal é garantir um excelente negócio para o cliente, evitando possíveis prejuízos.

O que diz a lei sobre a profissão?

O profissional precisa ter mais que conhecimento de imóveis e um portfólio, sendo necessário conhecer as leis que regem o mercado imobiliário. A Lei nº 12.236/2010 do Código Civil, em seu artigo 723, determina as obrigações do profissional corretor de imóveis.

O profissional é responsável pela checagem da documentação do imóvel, pela validade e pela veracidade dos documentos ao repassar as informações para o cliente, sem a omissão de dados.

O corretor também tem o dever de pesquisar e apresentar certidões do imóvel, preservando e zelando pela negociação para o cliente, além de ter a responsabilidade civil e penal sobre atos que prejudiquem o comprador. Portanto, é preciso zelar e cumprir os artigos do código de ética da profissão.

Qual a importância de contratar um corretor na compra e venda de imóveis?

O mercado imobiliário está voltando a aquecer depois de um período de crise. Portanto, são várias as opções disponíveis para o cliente, mas que precisam ser triadas e averiguadas quanto à qualidade do negócio.

Por isso, listamos, a seguir, alguns pontos que são importantes e devem ser considerados ao buscar um profissional. Confira!

Segurança

Uma negociação de compra e venda ou de locação imobiliária se torna mais segura quando está abalizada por um profissional que conhece o mercado e os seus detalhes. Para garantir que haverá um bom negócio e que será segura a transação, é melhor contar com o apoio de um profissional.

Conhecimento da legislação

Conhecer a legislação vigente é uma forma de não cair em enganos. É preciso saber se o imóvel está apto para ser negociado e se existem restrições que impeçam a negociação para que o cliente não fique no prejuízo.

No tocante à documentação, é fundamental conhecer tudo que é preciso conferir e apresentar para a negociação imobiliária. Sem o conhecimento prévio, isso pode demorar um bom tempo e custar caro.

Avaliação

Na hora de avaliar um imóvel, é preciso conhecer o mercado imobiliário, as construções e outros pontos importantes para emitir um parecer técnico credível. Por isso, o corretor de imóveis é o mais indicado para dar suporte ao cliente na hora da escolha e na negociação de valores.

Credibilidade

Um profissional envolvido na negociação para representar o seu cliente confere mais credibilidade ao negócio. A transparência e o conhecimento da área tornam a negociação mais justa, sem tomar vantagens sobre os clientes que estão envolvidos emocionalmente com o processo de aquisição e venda.

Redução de riscos

O profissional, além de conferir mais credibilidade à negociação, ajuda na redução dos riscos. Saber avaliar e interpretar toda a documentação do imóvel é um ponto importante para que o cliente não perca dinheiro na hora de fechar negócio.

Otimização de tempo

Quem está vendendo busca por compradores, quem está comprando busca por vendedores. Nessa lógica de mercado, é preciso que o profissional esteja no meio dessa negociação para trazer os compradores e vendedores aos seus clientes.

O corretor simplifica o trabalho do proprietário ou daquele que está buscando um imóvel para alugar, já que ele tem o seu portfólio e faz as ofertas para as pessoas que estão interessadas no tipo de negociação que é o objetivo do cliente.

Melhores oportunidades

O portfólio do corretor é a melhor forma de mostrar a rapidez e as oportunidades para o cliente. Com metas e empreendimentos específicos, o cliente tem acesso às melhores oportunidades de imóveis disponíveis dentro de um conjunto de possibilidades apresentadas pelo profissional.

O que considerar na hora de escolher o profissional?

A experiência e o portfólio do corretor de imóveis são essenciais para que você o contrate. Os profissionais da Imobiliária ROHDE são preparados e, após uma rápida entrevista pessoal, são treinados para trazer as melhores opções de negócio para os seus clientes.

Agilidade, comunicação e carteira de imóveis são pontos essenciais para que você decida pelo profissional a contratar. Afinal, o corretor de imóveis é a pessoa que o ajudará a realizar um sonho ou, então, um grande investimento.

O mercado imobiliário está se tornando um espaço cada vez mais profissional que demanda corretores de imóveis especializados e com conhecimentos amplos da área. Contratar os serviços desse profissional é uma forma de garantir uma negociação melhor e mais segura.

Que tal? Entendeu a função do corretor de imóveis? Então, aproveite a visita ao nosso blog e entre em contato conosco para conhecer os nossos profissionais!

Compartilhe este artigo por: