Como o mercado imobiliário está investindo em saúde e bem-estar

O mercado imobiliário trabalha para se modernizar e atender às novas demandas de seus clientes e investidores. Talvez você não tenha atentado a esse detalhe, mas muito mudou nos projetos arquitetônicos nas últimas décadas.

Essas mudanças ocorreram para atender a novas necessidades e incorporar os avanços trazidos por tecnologias inovadoras. Casas e apartamentos precisam trazer bem-estar aos moradores, servindo como lar, muito mais do que como investimento financeiro.

Pensando nisso, decidimos abordar esse assunto neste artigo, de modo que você entenda o que deve ser analisado na hora de comprar um imóvel. Vamos lá?

O mercado imobiliário repensou o conceito de localização

Houve um tempo em que parecia impossível que uma pessoa morasse em uma cidade do interior. Isso fez com que grande parte da população buscasse oportunidades nas grandes capitais, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, claro, São Paulo.

Contudo, nem sempre essas cidades contribuem para o bem-estar dos seus moradores, fazendo com que muitos deles decidam morar em cidades menores.

Alguns desses municípios não perdem em nada para as capitais. Esse é o caso de Gramado e Canela, por exemplo. Ambas as cidades atraem milhares de turistas todos os anos, têm excelente infraestrutura, economia desenvolvida e um mercado imobiliário com ótimas opções de moradia.

Ao escolher essas cidades, o morador se livra de alguns transtornos, como o trânsito pesado das capitais, a sensação de insegurança e os problemas ambientais, frutos do grande volume de habitantes.

Os espaços estão sendo usados de forma inteligente

Ao entrar em um imóvel antigo, percebemos que nem sempre os projetos focam o uso inteligente do espaço disponível. Isso acontece porque, no passado, não havia uma limitação no tamanho dos terrenos, pois essas áreas eram remanescentes de chácaras, por exemplo. Os cômodos eram bem-definidos e, em sua maioria, gigantescos.

Atualmente, os projetos pensam na funcionalidade dos ambientes — e em como aliar essa necessidade à beleza. Surgiram algumas ideias, como unificar cômodos, como a sala de jantar e a cozinha, o quarto e o escritório, a sacada e sala de estar etc.

Isso contribui para o bem-estar do morador, uma vez que o ajuda a morar em um imóvel mais confortável, com móveis feitos sob medida e que atendam perfeitamente à rotina dos moradores. Hoje, as pessoas não querem ter que se adaptar ao imóvel, como era comum no passado.

Os imóveis trazem conforto térmico aos moradores

Essa necessidade nem sempre foi levada a sério no Brasil. Comum em países do hemisfério Norte, o conforto térmico é fundamental para o bem-estar dos moradores — principalmente em cidades do sul do Brasil, como Gramado e Canela, famosas pelas temperaturas amenas.

A boa notícia é que os imóveis de alto padrão atendem a essa necessidade por meio de tecnologias em aquecimento muito mais modernas, seguras e eficazes do que as utilizadas no passado.

O uso de novas técnicas e materiais na construção dessas propriedades também contribui para que elas se tornem mais aconchegantes.

O mercado imobiliário desenvolveu novos projetos de iluminação

A iluminação natural está sendo cada vez mais valorizada. Por isso, cortinas elétricas, janelas amplas e a existência de varandas enormes são cada vez mais comuns nos projetos de imóveis de alto padrão.

A iluminação adequada é fundamental para o bem-estar do morador, pois ela faz com que ele se sinta confortável no ambiente e consiga desenvolver melhor as suas atividades. Ademais, a iluminação também é parte da decoração, valorizando cada cômodo e tornando-o especial para quem vive na residência.

O uso inteligente da iluminação também atende a outra necessidade do mercado imobiliário: oferecer projetos que usem a energia de forma econômica. Por isso, o uso de lâmpadas de LED e a distribuição correta desses dispositivos são pensados com calma pelas equipes que desenvolvem esses projetos.

Os projetos de imóveis valorizam as áreas verdes

Morar perto de áreas verdes é um privilégio. As pessoas estão cientes dos benefícios que a natureza traz à saúde humana. Por isso, se, antes, esses locais eram vistos como exóticos, agora, são desejados pelos clientes que estão procurando casas, terrenos e apartamentos.

Em um dos apartamentos comercializados pela Imobiliária ROHDE, temos uma área de 10 mil metros quadrados de mata preservada. Trata-se de uma oportunidade de o morador experimentar, no seu dia a dia, o que há de mais bonito na Serra Gaúcha.

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas europeus comprovou aquilo que muitas pessoas já desconfiavam: morar perto da natureza faz bem à saúde. De acordo com os cientistas, os benefícios do contato com o verde duram anos.

Essa experiência pode ser impossível para quem mora nas capitais. Nelas, o habitante precisará recorrer aos parques públicos. O problema é que nem sempre eles estão em um bom estado de conservação.

As áreas de lazer são planejadas para trazer bem-estar

Devido à rotina, as pessoas querem ter mais conforto em seus lares. Sendo assim, as áreas de lazer não podem se resumir a pequenos ambientes esportivos — é preciso mais.

Além de modernos ambientes para receber os amigos e familiares, os novos projetos imobiliários contam com alguns espaços, como saunas, piscinas, academias completas, spa etc.

Dentro dos imóveis, churrasqueiras giratórias e cozinhas gourmet trazem mais conforto e requinte para que os proprietários se sintam mais à vontade para recepcionar seus amigos.

Tudo isso é necessário para o bem-estar, pois aproxima as pessoas, contribuindo para que elas se distraiam da rotina imposta pelo trabalho e aproveitem a companhia daqueles que amam.

No caso das crianças, esses espaços podem ser usados para incentivar a prática esportiva, evitando que elas prejudiquem sua saúde com uma rotina sedentária. Além disso, é importante ter a infraestrutura adequada para que pais consigam brincar com os seus filhos, sem que precisem recorrer aos clubes particulares, por exemplo.

Como vimos, a necessidade de oferecer bem-estar aos moradores fez com que o mercado imobiliário revisse antigos conceitos, modernizando seus projetos de imóveis.

É graças a essas mudanças que o mercado imobiliário apresentou crescimento na procura por casas e apartamentos de alto padrão. As pessoas querem viver em locais personalizados, modernos e aconchegantes.

Por fim, se você concorda com essas pessoas, entre em contato com a nossa equipe. A Imobiliária ROHDE tem um amplo catálogo de imóveis, em áreas disputadas da Serra Gaúcha.

Compartilhe este artigo por: