decoração minimalista

Dicas para criar uma decoração minimalista

A decoração minimalista valoriza a função do elemento em uma composição. O minimalismo é muito mais do que um tipo de decoração, na verdade, é um estilo de vida. Esse conceito fica muito claro, trazendo muito mais praticidade ao ambiente.

Simplicidade, linhas retas e formas geométricas no lugar das curvas, sinuosidades e reentrâncias, assim como o uso de cores básicas e sólidas, bem como a preferência pela iluminação natural.

Enfim, nada de excessos são algumas das características mais marcantes desse estilo de decoração.

Criar esse clima na sua casa é o primeiro passo para aderir a esse estilo de vida e ser mais feliz com menos.

Então, continue a leitura e veja (3) essenciais dicas para criar uma decoração minimalista em prática no seu lar doce lar!

1. Decoração minimalista – Livre-se de tudo o que não é utilizado

No minimalismo, a máxima “menos é mais” precisa ser levada ao pé da letra.

Ou seja, tudo o que não tem uma função não precisa estar presente. É hora do desapego!

Sabe aquele bibelô que não tem outra utilidade que não seja a de juntar poeira? Pense que ele já cumpriu a sua função e pode ser passado adiante. Pense em doar esse tipo de item, por exemplo.

Aquelas coisas que estão quebradas, sem funcionar e esperando por conserto há décadas têm dois destinos possíveis:

  • serem consertadas de uma vez por todas e voltar a ser úteis.
  • serem destinadas à venda, doação ou, até mesmo, lixo.

2. Mantenha o chão e as superfícies livres

O menos é mais ainda está valendo por aqui também. Superfícies como mesas e prateleiras devem ter o mínimo possível sobre elas.

Por exemplo, imagine uma mesa de jantar cheia de enfeites que precisam ser retirados e recolocados a cada refeição em que ela é utilizada. Esse trabalho todo não faz o menor sentido no estilo de vida minimalista. Portanto, se houve algum enfeite sobre a mesa, que ele seja algo funcional.

Falando em prateleiras, elas também não precisam existir em excesso, assim como os móveis. Tenha somente aqueles que realmente têm algum propósito na decoração. No caso das prateleiras, elas não precisam estar ali como um enfeite, mas para guardar objetos úteis.

3. Adote mobiliário multifunção

Os móveis multifuncionais são os queridinhos da decoração minimalista. Sofá-cama, cama com baú e mesas retráteis são excelentes escolhas para compor um ambiente completo em utilidade, porém, sem excessos visuais.

Esse tipo de mobiliário, quando bem projetado, costuma cativar também pela sua beleza; portanto, consegue ser útil estética e funcionalmente. Ele é perfeito para o estilo minimalista.

A decoração minimalista traz diversos benefícios ao dia a dia, como a praticidade da manutenção e circulação pela casa, afinal, são menos elementos. Além disso, você terá à disposição um ambiente que descansa a mente do excesso de informações a que estamos expostos.

E agora que você já sabe que a decoração minimalista além de linda, é prática e até antiestressante, que tal assinar a nossa newsletter e receber muito mais conteúdos como este?

Compartilhe este artigo por: