passeios de bike

Passeios de bike: 5 lugares para conhecer em Gramado e Canela

Os passeios de bike são apaixonantes, pois, a cada pedalada, pode-se viver uma experiência nova. Ademais, andar de bicicleta é uma ótima opção de lazer e cuidado com a saúde, física e mental.

Além de acalmar a alma e reduzir o estresse, você melhora seu condicionamento físico e ajuda a diminuir a poluição na cidade, enquanto desfruta o charme das paisagens no trajeto que escolheu percorrer.

Por isso, queremos lhe apresentar 5 lugares para você conhecer de bike em Gramado e Canela. Interessado no assunto? Fique conosco e veja rotas para passear com os amigos!

Conheça de bike 5 lugares em Gramado e Canela

Na pandemia, passeios de bike tornaram-se bem atrativos, por permitirem um distanciamento social. Assim, é possível garantir o lazer, proteger-se e conhecer novas paisagens. Pensando nisso, listamos 5 lugares que você precisa conhecer. Veja a seguir!

1. Lago Negro

Marcado por suas águas escuras e profundas, o Lago Negro é o ponto turístico mais famoso e bonito em Gramado/RS, pertencendo a um Parque de 89.336m². Ele está cercado por árvores e flores, como hortênsias e azaleias, e conta com uma área total de 17.470m². Ao escolher visitar o Lago Negro, você poderá relaxar enquanto contempla a bela paisagem.

Além de ser um lugar super romântico, o seu entornou é um bom lugar para andar de bike, por ter uma linda vista e ser movimentado, o que aumenta a segurança. Você pode pedalar em qualquer horário e aproveitar a atração turista gratuitamente, pois não é preciso pagar ingresso para entrar no parque.

2. Parque do Palácio

O Parque do Palácio fica junto ao Centro de Canela/RS e abriga a casa de verão do Governador do Estado. Com uma área verde de cerca de 9 hectares, possui vegetação nativa, araucásias, um lago e trilhas para caminhadas, as quais podem usadas para pedalar de bike.

Você pode visitá-lo de 8h às 17h, aproveitando seu acesso livre e gratuito. Se for de carro, pode ficar tranquilo, pois o local tem um estacionamento. Dessa forma, é possível começar o dia renovando suas energias ou finalizá-lo com um lindo pôr do sol.

3. Mirante Laje de Pedra

Mirantes são locais onde se pode observar a natureza, com uma visão ampla do panorama. No Mirante Laje de Pedra não é diferente, uma vez que está em cima de um morro e permite que você contemple o Vale do Quilombo.

É localizado no interior de um complexo de empreendimento imobiliário e perto da recepção do Hotel Laje de Pedra. Contudo, a visitação é livre, recebendo hóspedes, moradores dos condomínios ao redor e turistas.

Você pode trilha o trajeto até ao mirante de bike, fazendo um passeio completo, que vai lhe permitir admirar a natureza pelo caminho e apreciar a visão panorâmica da cidade de Canela e São Francisco de Paula (município vizinho ao local).

4. Parque do Caracol

Outro parque em Canela que vale a pena conhecer é o Parque do Caracol, uma unidade de conservação natural brasileira, que conta com uma mata fechada em suas proximidades, além do observatório ecológico.

A maior atração do local é a Cascata do Caracol, elemento natural importante da região, que pode ser visualizada de um mirante. O parque também possui uma boa infraestrutura para o lazer e trilhas ecológicas, as quais atravessam a mata e levam ao rio e às corredeiras da cachoeira.

Ressalta-se que as trilhas são pavimentas e sinalizadas, o que torna o percurso mais confortável e seguro para quem vai pedalar.

5. Ecoparque Sperry

Situado em Canela, o Ecoparque dedica-se à preservação ambiental e investe no ecoturismo, devido a sua variada flora e fauna, provenientes da Mata Atlântica. Ao conhecê-lo, os visitantes são surpreendidos por uma cachoeira, vales, cânios e dois mirantes.

Ainda, tal parque tem trilha de cerca de 2km, com duração de 11:30h. O visitante pode escolher um trajeto menor e mais rápido. Todo o percurso é sinalizado e possui boa infraestrutura para os ciclistas de plantão, que ganham um mapa para ajudá-los a permanecer orientados no interior do lugar.

Veja rotas para passeios de bike em grupo

Há um ditado que diz: “se quer ir rápido vá sozinho. Se quer ir longe vá em grupos”. Aplique essa frase na hora de pedalar! Quando decidir conhecer Gramado e Canela de bike, reúna seus amigos e colecione com eles memórias e experiências únicas. Veja os possíveis roteiros!

Tour Caracol

O tour Caracol é parte realizado no entorno e parte no interior do Parque do Caracol, nas suas trilhas. Dentre elas, cita-se a Trilha do Moinho, Trilha do Silêncio, Trilha do Arroio, Trilha da Cutia, Trilha Velha e trilhas secundárias.

O percurso é de aproximadamente de 20km de estradas de chão até o Parque do Caracol, representando um desafio mediano para os ciclistas, que dura entre 4h e 5h. Parte das trilhas levam à cachoeira do parque, digna de visita obrigatória.

Pedal Quinto Distrito

Esse tour passa pelas Linha Bonita e Linha Nova, onde era a primeira sede administrativa de Gramado. Começando no alto das Capelas São Pedro Claver e São José, o passeio segue o roteiro do Tour Linha Bella e Raízes Coloniais.

O Pedal Quinto Distrito visita o Museu Fiorezi, Casa Centenária, Vinícola Masotti, Moinho Cavichion e Velho casarão, com um percurso de 23,8km.

City Tour Gramado

O City Tour Gramado é um passeio bike pelos pontos turísticos de Gramado e Canela, com percurso de 8km e duração de 2h a 3h. É considerado de baixo esforço, o que permite que as crianças possam acompanhá-lo.

De bicicleta, em Gramado, o trajeto visita o pórtico, Lago Negro, fábrica dos cristais, Minimundo, lojas de artesanatos e chocolates. Depois, em Canela, o passeio passa pela Casa do Artesão e Catedral de Pedra.

Por fim, percebe-se que Gramado e Canela são convidativas para fazer passeios de bike, que ajudam a melhorar a oxigenação do cérebro, diminuem a adrenalina do corpo e reduzem os riscos de doenças. Ademais, andar de bicicleta garante a qualidade de vida dos cicletas, que torna a mente mais ágil, por aumentar a capacidade cognitiva, e é um redutor de ansiedade e depressão. Portanto, invista nessa prática e seja feliz!

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos ciclistas a ficarem informados!

Compartilhe este artigo por: