cascata do caracol

Parque Estadual do Caracol: o que te espera nesse lugar imperdível

Já ouviu falar sobre o Parque Estadual do Caracol? Situado na cidade de Canela, a área recebe esse curioso nome devido ao formato do rio ali localizado, cujo aspecto lembra o de um caracol. Considerado o segundo ponto turístico mais visitado do sul, é um local que vale a pena ser conhecido. Tanto por aqueles que não residem nas proximidades, como por quem já tem uma certa familiaridade com a região.

Pensando nisso, neste post selecionamos algumas atrações imperdíveis que o esperam no local. Bateu a curiosidade? Continue a leitura e saiba mais!

Quais as principais atrações do Parque Estadual do Caracol?

Trilhas ecológicas

Mesmo para quem mora em centros urbanos menores, dedicar um dia de descanso para curtir a natureza é revigorante. No Parque Estadual do Caracol, você tem a chance de visitar trilhas ecológicas com comodidade e segurança. Uma vez que elas têm estrutura adequada para receber os visitantes — sinalizadas e bem pavimentadas.

Ao seguir por algumas delas, você vai se deparar com o início do curso d’água que origina a cascata. As trilhas mais famosas, são:

  • trilha do Arroio;
  • trilha Velha;
  • trilha do Moinho;
  • trilhas Secundárias.

Mirante do parque

Deslumbrar uma visão de todo o parque para registros encantadores é possível no Mirante. Lá, você terá a melhor vista da queda d’água, com uma construção bem planejada para que os visitantes possam ter um olhar panorâmico desse ponto turístico tradicional do Rio Grande do Sul.

O local tem todo o conforto e segurança necessários para apreciar o que o parque tem de melhor a oferecer. Ademais, é uma das atrações mais visitadas.

Centro Ambiental

Visitar o local e também adquirir mais conhecimento sobre a fauna e flora da região é algo a ser destacado. O Centro Ambiental fica em uma casa construída na década de 1950, com informações que também contemplam a história do Parque e conteúdos sobre aspectos geológicos da área.

Cascata do Caracol

A Cascata do Caracol é um dos principais ícones da cidade de Canela. Com uma queda de 131 metros de altura, é considerada o grande atrativo do Parque, onde pode ser observada de alguns pontos específicos — por meio do mirante ou do observatório ecológico, por exemplo.

Para muitos visitantes, esse é um ponto obrigatório no roteiro de quem passa alguns dias em Gramado e em Canela. Principalmente pela sua exuberância.

A recomendação para que se aproveite ao máximo todas as oportunidades que esse local tem a oferecer, é reservar um tempinho para que o passeio seja feito com tranquilidade, oferecendo a oportunidade de ir a todas as atrações para admirar um de nossos mais tradicionais pontos turísticos.

O que você precisa saber antes de visitar o Parque?

O Parque Estadual do Caracol tem uma variedade de espécies de nossa fauna e flora que exige alguns cuidados e regras ao visitar o local. Entre eles, é preciso ter a consciência de que não se deve coletar nenhum tipo de planta ou flor, uma vez que isso poderá causar o desequilíbrio ambiental.

Também é proibido beber a água e tomar banho no Arroio do Caracol. Como a segurança do visitante é priorizada, não se deve sair das trilhas demarcadas, uma vez que elas são planejadas exatamente para garantir a integridade física do morador ou do turista que visita a região.

Por fim, a entrada custa R$ 18,00, exceto para crianças entre 6 e 11 anos, idosos e estudantes que comprovem a sua condição por meio de documentos válidos — esses pagam R$ 9,00.

Neste conteúdo, enfim, você pôde conhecer algumas informações importantes sobre o Parque Estadual do Caracol. Trata-se de um ponto turístico que vale a pena conhecer e revisitar, mesmo que você já tenha ido algumas vezes — sempre há algo diferente para se descobrir e explorar na região sul do país.

Por fim, deseja conhecer mais pontos turísticos de nossa região? Então saiba agora mesmo o que fazer na Rua Coberta em Gramado.

Compartilhe este artigo por: