Saúde física e mental: 6 exercícios para fazer em casa durante a pandemia

Com a chegada do coronavírus, a quarentena foi decretada por muitos estados. Contudo, ficar em casa não tem sido uma tarefa fácil, já que mudou a vida de todos de forma brusca, em especial quando falamos sobre a realização de exercícios físicos, com parques e academias fechados ou em processo de reabertura e informações conflitantes sobre a segurança na hora da prática.

É fato que a atividade física faz bem, sendo responsável por prevenir doenças crônicas, como diabetes e pressão arterial, assim como fortalecer o sistema imunológico. Não só isso, mas ela também auxilia a saúde mental.

Por essas razões, mesmo em tempos de pandemia, procure exercícios para fazer em casa. Desse modo, você assegura sua qualidade de vida e uma rotina melhor. Não descuide de sua saúde durante o isolamento social.

Acompanhe nossas 6 sugestões de exercícios para fazer em casa e escolha aquele que melhor combina com o seu estilo!

1. Meditação

A meditação é uma técnica milenar, com origens no oriente. Ela foi desenvolvida para que qualquer pessoa fosse capaz de se conectar com seu interior. Entretanto, descobriu-se que essa prática ainda melhora a concentração, foco e tranquilidade. Apesar de parecer difícil, ela é acessível a todas as pessoas e pode ser facilmente incorporada na rotina, até mesmo de casa.

Dessa forma, ao praticar a meditação, você melhora sua saúde física e mental. Entre as vantagens conhecidas, podemos citar a melhora do sono, uma vez que a mente está mais calma e pronta para se desligar. Uma boa noite de sono é capaz de evitar dores no corpo e aumentar sua concentração nas tarefas do dia a dia.

Outro benefício é o fortalecimento da imunidade. Isso porque gera a sensação de felicidade, que reforça as defesas do organismo e garante seu bem-estar. Além disso, meditar combate a depressão, sendo tão eficaz quanto medicamentos antidepressivos.

2. Yoga

A yoga é uma prática que implica a conexão e união do emocional, espiritual e físico, a fim de reconectar o indivíduo com sua essência por meio da respiração, posturas e abandono da identificação com o ego.

É fato que a yoga garante o relaxamento de seu corpo e mente, melhorando a respiração e auxiliando no controle do estresse, paixões e desejos voltados para o mundo externo, como adquirir bens materiais e gastar toda a energia com trabalho. É ideal para eliminar pensamentos negativos ou opressivos.

Fisicamente, a yoga aumenta a oxigenação das células do corpo, elasticidade dos músculos e o fluxo de energia entre os órgãos, proporcionando uma recuperação rápida em caso de lesões leves.

3. Polichinelo

O polichinelo é um dos exercícios para fazer em casa mais populares, até por sua facilidade de execução. Ele pode ser feito a qualquer momento e sem equipamentos. Por meio dele, seu corpo acostuma a realizar atividades físicas, sendo um ótimo aquecimento e alongamento dos músculos para outros tipos de treinos.

Quando intercalado com exercícios de resistência muscular, possibilita a perda de peso, queimando calorias, e ganho de massa magra. Ele trabalha o corpo todo, melhorando o sistema cardiovascular, equilíbrio, coordenação, resistência e flexibilidade.

Para realizar um polichinelo, comece em pé, com as pernas unidas e braços estendidos junto ao corpo. Depois, salte para cima, afastando as pernas e batendo as mãos acima da cabeça. Retorne à posição anterior e faça todo o passo a passo novamente.

Entretanto, se tiver sobrepeso ou problemas articulares, tenha cuidado ao praticar polichinelos, evitando grandes esforços para proteger seus joelhos. Inicie esse exercício com movimentos menos intensos e poucas repetições até o corpo se acostumar.

4. Agachamento

Outro exercício bem comum é o agachamento. No entanto, é preciso que haja preparo muscular para que seu corpo aproveite os benefícios que essa atividade física proporciona.

Ao fazer um agachamento, você trabalha músculos das coxas, glúteos e costas. Assim, há o fortalecimento dos músculos abdominais e das pernas, definição dos glúteos, melhora da postura e condicionamento físico, além de possibilitar o emagrecimento.

Ademais, é um exercício físico completo, fácil de ser realizado. Para fazê-lo, deixe os pés paralelos ao quadril e coloque os braços à frente, dobre os joelhos e agache.

Caso queira modificar um pouco o agachamento, faça-o com um deslocamento lateral. Comece com as pernas juntas, coloque as mãos na cintura e dê um passo para o lado, estendendo os braços e contraindo o abdômen. Por fim, é só agachar, mantendo as pernas paralelas ao chão.

5. Abdominal

Um abdominal envolve todos os músculos da barriga. É muito utilizado por pessoas que desejam ter uma barriga chapada e secar toda a gordura dessa região. Não obstante, aumenta o condicionamento físico e ajuda na redução de medidas, melhora a respiração e força, bem como impede os problemas na coluna.

Contudo, o abdominal pode causar lesões quando feito de forma incorreta. Por isso, realize os movimentos com cuidado e segurança, a fim de garantir que a atividade física trabalhe os músculos e seja eficaz. Esse exercício físico possui diversos tipos, sendo eles:

  • tradicional;
  • supra;
  • remador ou estilo remador;
  • oblíquo;
  • prancha ou ponte abdominal;
  • grupado;
  • invertido.

Dentre essas espécies, a abdominal tradicional é própria para iniciantes. Para realizá-la, deite no chão com a barriga para cima. Flexione as pernas até que os joelhos apontem para o teto, embora os pés estejam fixos no chão. Após, coloque as mãos nas orelhas e levante o tronco devagar apenas com a força muscular, encostando o peito aos joelhos.

Uma dica para evitar danos à coluna é olhar para o teto enquanto realiza o exercício. Dessa forma, evita que a cabeça se curve em direção ao corpo, forçando a cervical.

6. Pilates

A prática do pilates vem aumentando no Brasil por englobar diversos exercícios, trabalhando corpo e mente com o objetivo de garantir o bem-estar e qualidade de vida de quem se exercita. Devido a sua suavidade, impede que uma alta pressão seja feita nos músculos e ossos, tornando-se acessível a todas as pessoas, inclusive idosos e gestantes.

O método usado pelo pilates permite maior controle do corpo e da mente, fortalecendo sua musculatura e articulações. Além disso, os movimentos melhoram a postura e eliminam dores musculares, podendo ser realizados por pessoas que não se exercitam constantemente.

Vale ressaltar que a conexão entre corpo e mente também acontece. Também, aumenta a concentração e a sensação de tranquilidade, com a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, sendo feito em aparelhos ou deitado no solo.

Diante disso, cuidar da saúde física e mental em tempos de pandemia não é uma tarefa fácil, porém necessária. Ter corpo e mente equilibrados garante bem-estar e melhora da qualidade de vida, ajudando a manter uma rotina mesmo em quarentena. Portanto, invista em exercícios para fazer em casa, liberando toda a tensão, estresse e energia a fim de melhorar o corpo e humor.

Gostou desse post? Então, leia também sobre o novo normal!

Compartilhe este artigo por: