passeios à pé em gramado e canela

Passeios a pé em Gramado e Canela

O Rio Grande do Sul é um estado lindo, que sempre atrai turistas devido às suas belezas naturais, incluindo o clima ameno. Entre as cidades mais visitadas, destacam-se os municípios de Canela e Gramado, cidades ótimas para curtir passeios à pé.. Conheça alguns dos passeios à pé em Gramado e Canela.

Essas cidades oferecem uma variedade incrível de atividades, muitas delas relacionadas ao clima ameno da serra, como caminhadas por parques, até as mais radicais, recomendadas aos amantes do turismo de aventura. Se você está planejando a próxima viagem, não perca este artigo!

Rua Coberta

Trata-se de uma espécie de calçadão, do mesmo modo que a rua XV de Novembro, em Curitiba. A diferença é que esse local é coberto por um telhado de vidro, decorado com muitas plantas.

Essa escolha arquitetônica transformou a antiga Rua Madre Verônica (esse era o seu nome anterior) em uma verdadeira obra de arte. Aliás, a ideia de fazer uma cobertura na rua Madre Verônica surgiu para evitar que os turistas sofressem com as garoas, comuns nas regiões serranas.

O local, além de lindo, é um importante polo gastronômico, com diversos bares, bistrôs e restaurantes com cardápios dos mais variados e deliciosos.

A Rua Coberta fica em frente ao Palácio dos Festivais de Gramado, onde os turistas comparecem anualmente para assistir os famosos passando pelo luxuoso tapete vermelho e assistir os filmes do festival. Algumas atrações do Natal Luz também ocorrem por lá!

Ainda, ela é cercada por lojas incríveis! Afinal de contas, o clima frio pede peças mais elegantes, não é mesmo? Enfim, se você está pensando em renovar o guarda-roupa, comprando belas jaquetas, moletons e blusas, aproveite esse passeio. Você não irá se arrepender.

Parque da Serra em Canela

O Parque da Serra em Canela pertence à Mata Atlântica. Com 60 hectares, compõe a natureza do Estado do Rio Grande do Sul e exibe diversidade de fauna e flora, essenciais para a construção do ecossistema local. Cabe evidenciar que o lugar é dividido em três estações — a Estação Central, a Estação Animal e a Estação Cascata.

Está localizado próximo ao Parque Caracol, ao Parque da Ferradura e ao Vale da Lageana, sendo que, ao fundo, corre o Arroio Caracol, o qual divide os municípios de Canela e Gramado.

O Parque também tem várias trilhas ecológicas. São 230 metros de extensão, entre trilhas curtas e longas, que passam pela Mata de Araucária e percorrem as estações internas do local. Ressalta-se que há uma trilha que leva direto à Cascata Caracol, dessa forma, uma ótima opção para aventureiros.

Por fim, o parque conta com bondinho, lanchonete, lojinhas e incríveis paisagens naturais!

Parque do Caracol

O Parque Caracol é uma unidade de conservação ambiental localizada em Canela. Conhecer esse local é um passeio interessante, uma vez que dá ao turista a chance de se aproximar da natureza — algo fundamental para quem está cansado da cidade grande.

A paisagem é deslumbrante. Do mirante do parque, é possível observar os cânions e uma linda queda d’água. Se você não é do sul do Brasil, conhecer o Parque Caracol é uma oportunidade para ver os Pinheiros do Paraná, além de observar os animais locais durante o passeio pelas trilhas.

No parque você ainda tem a chance de visitar trilhas ecológicas com comodidade e segurança. Uma vez que elas têm estrutura adequada para receber os visitantes — sinalizadas e bem pavimentadas. Ainda, conta com um incrível mirante, centro ambiental e a incrível cascata, que é um dos principais ícones da cidade de Canela. Com uma queda de 131 metros de altura, é considerada o grande atrativo do Parque, onde pode ser observada de alguns pontos específicos — por meio do mirante ou do observatório ecológico, por exemplo.

Lago Negro

O Lago Negro em Gramado é um ponto turístico obrigatório da região. Com suas águas verde-escuras, é cercado por um parque cheio de belezas naturais — dentre elas, as árvores trazidas da Floresta Negra na Alemanha, que serviram de inspiração para o nome do lago.

Além da paisagem que se confunde com os mais belos cenários europeus, o parque oferece algumas atrações que servem para a diversão das crianças, para o entretenimento dos adultos, bem como para o romantismo dos casais.

O parque que cerca o Lago Negro em Gramado oferece uma série de atrações: pedalinho, gruta de Nossa Senhora, feirinhas, restaurante, locais para caminhada, meditação e prática de esportes.

Ademais, existem passeios mais culturais, museus, restaurantes e atrações turísticas. Como vimos, os passeios em Canela e Gramado são capazes de encantar a todos os tipos de turista, não é verdade? Se você ainda não conhece essas cidades, não deixe de incluí-las em seu roteiro de viagens! Lembre-se de usar roupas e calçados confortáveis para aproveitar melhor os passeios.

E, por fim, qual dessas opções mais despertou o seu interesse? Você conhece outros passeios que ficaram de fora deste artigo? Fique à vontade para conversar com a gente nos comentários!


Compartilhe este artigo por: