Já ouviu falar no Tour Colonial em Gramado? Conheça os lugares visitados

Viajar é sempre uma boa opção — ainda mais, quando temos a oportunidade de explorar a fundo nosso país. Tratando-se do Brasil, há quem imagine que somente o Norte e o Nordeste apresentam atrativos turísticos interessantes. Mas não se engane: na região Sul, você encontra pontos incríveis e capazes de garantir recordações para a vida toda. Para tanto, boa parte dos turistas está investindo no chamado Tour Colonial em Gramado.

Tal programa consiste em um roteiro especial para que os visitantes consigam realizar uma verdadeira ” viajem no tempo”. Ao investir na ideia, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história brasileira e aprender tudo sobre as raízes dos imigrantes sulistas. Tudo isso marcando presença em localidades importantes, como, por exemplo, fábricas, cafés e museus.

Caso você esteja com planos de viajar para a cidade e não saiba como fazer passeios bacanas, este é um excelente momento para conferir tudo sobre o Tour Colonial. Neste post, explicamos como funciona esse passeio, seus diferenciais e demais informações. Acompanhe!

Velho Casarão

Primeiramente, o Tour Colonial em Gramado tem início no “Velho Casarão”, uma propriedade de Visenzo Marcon. Ao visitá-lo, os turistas têm a oportunidade de conhecer os descendentes desse imigrante, bem como toda a trajetória da sua família — desde sua chegada ao país até a atualidade.

Lá, ainda é possível saber, com riqueza de detalhes, como foi realizada a construção da sua casa, de seus móveis e, até mesmo, de alguns objetos que fazem parte do histórico de seus parentes.

E ainda tem mais!

Com o fim dessa etapa, ainda há um bônus encantador: os visitantes podem entrar em contato com Frida, a cachorrinha da família, além de terem a chance de adquirir alguns docinhos, produzidos pelos próprios membros Marcon, como geleias e rosquinhas.

Linha Nova

Você já comprou produtos de Gramado? Então, deve ter percebido que boa parte deles é fabricada em Linha Nova — uma cidadezinha localizada próxima a Gramado e que tem muita história. Inicialmente, a região foi habitada pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Brasil. Anos mais tarde, por volta de 1904, o local foi oficializado como o 5º Distrito de Taquara do Mundo Novo.

Desde seu início, a área contava com um cartório e uma pequena delegacia. Detalhes esses que foram transformados após a construção da estrada de ferro, em 1913, fazendo com que o foco do desenvolvimento da região passasse a se concentrar onde hoje é o centro de Gramado.

Ainda assim, essa mudança permitiu que Linha Nova “parasse no tempo”, sendo preservada como uma bela comunidade interiorana, que vive uma vida pacata e consome diariamente produtos artesanais e de fabricação local.

Para se ter uma ideia, foi somente em 2013 que as primeiras vias asfaltadas começaram a chegar por lá. Esse fato permitiu o avanço nas mais diversas produções, como aquelas voltadas para o cultivo de milho, batata, uva e por aí em diante. Sem dúvida, é um passeio que ficará marcado na sua memória!

Moinho Cavichion

Posteriormente, outra parada típica do Tour Colonial é o Moinho Cavichion. Muito utilizada no século XX para a produção de farinha de milho, essa ferramenta foi, com o passar dos anos, se tornando um grande símbolo da imigração na região Sul do Brasil.

Hoje, tal localidade é um ponto importantíssimo dos passeios realizados na região, especialmente aqueles focados nos roteiros rurais e destinados aos visitantes que desejam aprofundar-se na história das famílias italianas e alemãs que vivem no interior da cidade.

Gostou da ideia? Durante o programa, os turistas podem aprender melhor sobre as origens do desenvolvimento da localidade, por meio de relatos contados pelos próprios membros das famílias de colonos. Também é possível acompanhar de perto o processo de fabricação de farinha de milho, exatamente como era realizado há décadas.

Casa Centenária

Temos ainda a famosa Casa Centenária — propriedade da família Ferrari, construída há mais de 120 anos – que consiste em um casarão belíssimo, bem preservado e típico da colonização na região. Toda sua estrutura foi construída em madeira, sobre um porão repleto de pedras, onde, até os dias atuais, são conservados queijos, salames e vinhos deliciosos.

No decorrer da visita, os turistas são recebidos pessoalmente pela dona do local, Elizabeta Ferrari, permitindo que todos se aprofundem em sua história e tenham a oportunidade de se encantar com a arquitetura e a hospitalidade característica dos descendentes de italianos.

Vinícola Masotti

Se você costuma apreciar um bom vinho, vai adorar esta outra parada do Tour Colonial em Gramado: a Vinícola Masotti. Familiar e tradicional, tal localidade costuma atrair visitantes de vários perfis, seja por conta da sua proposta intimista, ou pelas explicações didáticas que são dadas no decorrer do programa, facilitando o entendimento de qualquer indivíduo.

No passeio, é possível aprender como funciona o processo de fabricação dos produtos da vinícola, e, inclusive, os visitantes podem degustar o “carro-chefe” da marca: um encorpado suco de uva, 100% natural e que costuma ser produzido em até 220 mil litros por ano. Quem experimenta adora!

Tudo sobre o Tour Colonial em Gramado

Se você se interessou pelo Tour Colonial em Gramado e deseja saber como realizar esses passeios incríveis, não deixe de conferir alguns detalhes sobre a programação. Em geral, há ingressos disponíveis por um valor a partir de R$159.

A atividade ainda acontece às segundas, quartas e sextas, sendo importante consultar os dias exatos de acordo com o período da sua viagem. Lembre-se, ainda, de organizar seu cronograma e reservar um tempo exclusivo para essa excursão, já que o passeio tem duração de até 6 horas.

O melhor ainda está por vir. No valor do ingresso, estão inclusos:

  • almoço italiano, na Cantina “Linha Bella”;
  • guia turístico;
  • transporte de jardineira;
  • traslado.

Não perca! Essa é sua oportunidade de se aprofundar na história de uma parte valiosa do Brasil e, em paralelo, curtir momentos incríveis ao lado de quem ama!

E então, gostou de descobrir mais sobre o Tour Colonial em Gramado? Esperamos que sim! Caso queira continuar aprofundando-se no assunto, aproveite o momento para conhecer os diferenciais do Parque Estadual do Caracol. Vale a pena!

Compartilhe este artigo por: