persianas para a sala

Persianas para sala: como escolher para combinar com a decoração?

Na hora de investir na decoração e pensar nas janelas, é comum optar por persianas para sala. Com diversas cores e estilos, elas são uma ótima opção para quem deseja ambientes mais modernos e busca praticidade.

Além de garantirem um visual incrível, as persianas têm a manutenção mais simples e oferecem outras funções, como isolamento térmico, controle da quantidade de luz que entra no ambiente e, até mesmo, opções automatizadas. Por isso, elas costumam ser mais vantajosas que as cortinas comuns.

Quer saber como escolher a persiana ideal para combinar com a decoração da sua sala? Confira as dicas que separamos!

Determine o design

Existem diversos estilos diferentes de persianas, então, é preciso avaliar as opções para escolher o design mais adequado para a sala. Veja os principais tipos:

  • horizontais: são as mais comuns, mas não vedam totalmente a claridade e permitem a ventilação do local;
  • verticais: são mais indicadas para o controle de luminosidade;
  • romanas: com um visual mais clássico, elas se dobram à medida que são suspensas;
  • blackouts: funcionam como painéis que, quando encolhidos, ficam enrolados. São usadas para o bloqueio de luz e permitem um controle térmico e acústico.

O design tem impacto direto na decoração, mas, como vimos, também traz algumas diferenças na funcionalidade e na iluminação.

Portanto, analise as indicações de cada modelo para encontrar o mais adequado para a sua a sala.

Pesquise materiais difíceis de sujar para usar nas persianas para a sala

Além dos diversos modelos, as persianas são fabricadas em diferentes materiais: tecidos, alumínio, PVC, madeira etc.

Para a sala, é importante escolher um que não acumule muita sujeira e seja fácil de limpar.

Se ela acumula muito pó, por exemplo, será preciso fazer limpezas constantes e o risco de surgirem manchas com o tempo é maior. Ou seja, além de reduzir a durabilidade das persianas, as chances de precisar retirá-las para uma limpeza profunda são mais elevadas, deixando a sua sala sem parte da decoração e sem a cobertura das janelas.

Escolha a cor ideal

Usar cores impactantes é uma tendência, porém, ao escolher as persianas para sala, vale a pena apostar nas mais neutras, pois são mais fáceis de combinar e evitam erros. Elas também são bastante versáteis e podem ser usadas com qualquer estilo de decoração: um verdadeiro coringa!

Para quem gosta de ousar, as opções coloridas e com estampas são uma boa escolha. Elas favorecem ambientes mais espaçosos, mas é preciso ter atenção ao combinar com os outros elementos — a ajuda de um profissional é uma ótima alternativa para quem deseja adotar esse estilo.

Combine com o estilo dos móveis as persianas para a sala

As persianas representam um complemento à decoração da sala, portanto, devem combinar com ela. Isso não significa que elas tenham que ser da mesma cor ou de materiais usados em outros elementos do ambiente. Contudo, os itens precisam ter harmonia para criar um local agradável.

Para não ter dúvidas e garantir uma decoração de qualidade, consulte um especialista, como arquitetos, designers de interiores ou, até mesmo, consultores das empresas especializadas na venda de persianas.

Importante: ao usar persianas para sala, elas não precisam tocar o chão.

Essa é uma grande vantagem quando são comparadas às cortinas, que geralmente são mais longas.

Curtiu este conteúdo? Se você tem outras dicas sobre como escolher a melhor persiana, deixe um comentário e compartilhe as suas ideias de decoração!

Compartilhe este artigo por: