Descubra agora como escolher a cabeceira de cama ideal para você

A cabeceira de cama é um item fundamental para o quarto. Apesar de os conjuntos de cama box não serem vendidos com essa peça, ela protege a parede contra manchas, arranhões e outros danos e auxilia na decoração do ambiente.

Por isso, saber como escolher a cabeceira ideal fará toda a diferença no quarto, garantindo charme, beleza e funcionalidade para o ambiente. Quer aprender como fazer isso?

Então, continue a leitura deste post e confira as principais dicas para acertar na escolha desse móvel!

Considere o tamanho da cabeceira

Antes de tudo, veja qual é o tamanho da cama para não comprar uma cabeceira que seja muito grande ou pequena demais. Os modelos padrões e as medidas são:

  • solteiro: 0, 78 m ou 0,88 m de largura por 1,88 m de comprimento;
  • casal: 1,38 m de largura por 1,88 m de comprimento;
  • queen: 1,58 m de largura por 1,98 m de comprimento;
  • king: 1,96 m de largura por 2,03 m de comprimento.

As cabeceiras trazem indicação do tipo de cama mais adequado, mas é sempre importante confirmar as medidas para ter certeza de que ela atenderá às suas necessidades.

Em relação à altura, ela pode vir com diferentes medidas, desde as mais baixas até as que ocupam toda a parede. Nesse caso, a escolha dependerá do restante dos móveis e do tamanho do quarto.

Avalie o estilo da decoração utilizada

O estilo do restante do quarto precisa ser avaliado para que a cabeceira de cama realmente combine com o ambiente. Existem modelos clássicos, semelhantes aos das camas tradicionais, e outros modernos, com designs e materiais diferenciados.

Se a decoração é no estilo rústico, por exemplo, os modelos em madeira natural costumam ser os mais indicados. Já quem deseja um ambiente moderno pode optar pelos painéis ou por modelos com estofados em couro, que trazem mais conforto para quem tem o hábito de leitura.

Considere também os outros móveis: se houver prateleiras próximas ou um criado-mudo, é fundamental que eles combinem. Nos demais casos, se você deseja mais espaço de armazenamento, avalie a possibilidade de adquirir cabeceiras de cama que venham com esses itens embutidos.

Combine com as cores do quarto

Para garantir a harmonia do ambiente, as cores precisam combinar. A cabeceira pode seguir a mesma cor dos demais móveis, trazer tons neutros ou, até mesmo, vibrantes para dar mais destaque ao cômodo.

Porém, é preciso ter atenção para não deixar a decoração muito pesada ou com excesso de informações. Se o quarto já tem muitos elementos e texturas diferentes, as opções neutras são mais indicadas para manter o ambiente adequado para o descanso.

Viu só? Escolher a cabeceira de cama ideal não é tão complicado. Depois de definir o modelo ideal, você também pode apostar em outros itens para complementar a decoração, como luminárias de parede, quadros e almofadas de cama. Assim, com certeza, seu quarto ficará mais aconchegante e personalizado.

Então, curtiu este conteúdo? Se você quer criar um design de luxo na decoração da sua casa e não sabe por onde começar, confira as nossas dicas sobre o assunto!

Compartilhe este artigo por: