Descubra 4 vantagens de se ter um jardim vertical em casa!

É cada vez mais comum a presença do verde dentro das residências. Afinal, incluir plantas na decoração embeleza os ambientes e resulta em benefícios que melhoram a saúde e o conforto dos moradores. Uma das melhores maneiras de aproveitar o colorido das flores e das folhagens é construir um jardim vertical em casa.

Você já ouviu falar sobre esse modelo? Trata-se de um projeto diferenciado que pode ser perfeito para várias situações e espaços. Prossiga na leitura e confira bons motivos para investir na ideia!

O que é um jardim vertical?

Como o próprio nome indica, os elementos desse tipo de jardim permanecem presos a uma superfície vertical. Esta pode ser uma grade de ferro, um pallet, um painel ripado, um biombo vazado ou qualquer outra estrutura que vá do piso ao teto.

Apesar da variedade de opções, é mais comum encontrar jardins verticais em paredes externas ou em divisórias internas. Nesses casos, os vasos de plantas são fixados por meio de ganchos ou apoiados em suportes maiores, que são, em suma, nichos, caixotes e prateleiras.

Por não ocupar área de piso ou o tampo dos móveis, esse modelo de jardim é perfeito para apartamentos compactos. Também se torna uma excelente alternativa para quem não dispõe de áreas externas para cultivar uma horta doméstica.

Quais são os cuidados necessários?

Primeiramente, alguns fatores devem ser considerados no momento de planejar um jardim vertical em casa. Por isso, é importante escolher um local que ofereça condições adequadas de luz e ventilação para o desenvolvimento das mudas.

Se possível, escolha espécies que demandam pouca manutenção e que exijam uma frequência similar de rega e de adubação. Assim, você consegue molhar todos os vasos no mesmo dia e garantir que as plantas receberão volume suficiente de água e de nutrientes.

Outro cuidado fundamental tem a ver com o preparo da parede que receberá o jardim vertical. Essa superfície deve ser impermeabilizada corretamente para que fique protegida da umidade, evitando, assim, o surgimento de manchas e focos de mofo.

Por que vale a pena ter um jardim vertical em casa?

O verde cai bem em qualquer estilo decorativo e é essencial para compor algumas tendências, como a atmosfera de selva urbana (urban jungle). Por isso, quando aplicado nas paredes e em outras superfícies, oferece benefícios que vão além do valor estético.

Veja, a seguir, bons motivos para investir em um jardim vertical.

1. Economizar espaço

Esse modelo de jardim é compacto e ajuda a otimizar o espaço. Isso, no entanto, não significa que serve apenas para residências com metragem reduzida. Quem mora em uma casa grande ou em um apartamento amplo, por exemplo, encontra nessa solução uma forma de cultivar sua própria horta sem precisar alterar a configuração/layout dos ambientes.

2. Melhorar a qualidade do ar

As plantas aumentam a umidade da atmosfera e suas folhas ajudam a reter as impurezas trazidas pelos ventos. Isso explica por que muitas espécies são conhecidas como purificadoras do ar, já que reciclam gases tóxicos e contribuem para manter as casas mais saudáveis. Ou seja, determinadas flores podem deixar o lar mais perfumado com seus incríveis aromas.

3. Regular a temperatura

Por outro lado, por reterem água nas raízes, as plantas umidificam o ar e ajudam a controlar a temperatura interna. A vantagem de combinar várias espécies em uma superfície vertical está na possibilidade de criar uma parede viva que ameniza o calor vindo de fora. Assim, ela manterá o ambiente mais fresco e diminuirá os custos da energia gasta com ventiladores e ar-condicionado.

4. Reduzir ruídos

A vegetação também atua na absorção e no isolamento de sons. Afinal, o agrupamento de folhas e de caules resulta em uma barreira física capaz de bloquear boa parte do barulho que chega ao recinto. Isso significa que ter plantas sobre uma parede ou outra superfície vertical manterá sua casa mais agradável e livre de ruídos incômodos.

São tantas vantagens que fica difícil não desejar um projeto exclusivo e personalizado. Portanto, se o seu objetivo é tirar proveito de todos os benefícios citados, não hesite em contratar um profissional para desenvolver e executar um belo jardim vertical em casa.

Você gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para fazer com que as dicas alcancem outras pessoas!

Compartilhe este artigo por: