Conheça 8 fatores que influenciam diretamente o valor do imóvel

Está pensando em investir no mercado imobiliário? Um dos quesitos importantes é entender quais são os fatores que influenciam diretamente o valor do imóvel. Afinal, você não quer perder dinheiro em longo prazo, não é?

Para entender o preço de um empreendimento, é preciso que você conheça os pontos que interferem diretamente na agregação de valor. Todos nós sabemos que a localização e o tamanho da unidade dizem muito sobre o preço, mas não só esses pontos que compõem a precificação do imóvel.

Um ponto que precisa ser levado em consideração é a lei da oferta e da procura, pois isso faz com que os preços sofram uma variação importante ao longo de um período. Se os fatores forem observados, você pode se beneficiar com essas alterações.

Por isso, preparamos este post completo com os 8 fatores que mais influenciam o preço final de um imóvel. Confira!

1. Localização

Esse pode ser considerado um dos fatores principais na composição do preço de um imóvel, uma vez que ele é decisivo na hora da compra. Quanto mais próximo de áreas comerciais, com infraestrutura e acesso aos serviços essenciais, mais valorizado o empreendimento será.

Portanto, se a casa ou apartamento está localizado em bairros mais afastados ou nas regiões metropolitanas, ela terá o decréscimo de valor por essa distância, mesmo que ofereça as mesmas condições daquele imóvel localizado em um bairro central.

No quesito localização, também é necessário observar a vizinhança, pois, quanto mais o padrão social é reduzido ao redor do imóvel, menos ele será valorizado. Portanto, imóveis em regiões residenciais, estruturadas e próximas ao centro tendem a ter um valor melhor no mercado imobiliário.

2. Segurança

Esse ponto tem se tornado cada vez mais relevante na precificação do imóvel. Muitos proprietários estão investindo em imóveis em condomínios fechados, seja uma casa, seja um apartamento, justamente para ter mais segurança, por um custo mais acessível.

Quanto mais itens de segurança o imóvel ou condomínio oferecer, mais será valorizado o empreendimento. Portaria 24 horas, sistema de abertura de portas e portões automatizado, uso de digitais e reconhecimento fácil — tudo isso, na prática, mostra que, quanto maior o nível de segurança, mais valorizado será o imóvel.

3. Garagem

A vaga de garagem é um item essencial para quem não abre mão de ter um veículo. Normalmente, o tamanho da garagem conta como um espaço extra na área construída do imóvel. Portanto, o preço da vaga é somado ao valor do imóvel, valorizando ainda mais a edificação.

Em regiões que são conhecidas pela falta de espaço de estacionamento, os preços das garagens são ainda maiores, por isso, esses imóveis são tão cobiçados no mercado. Pense nisso! Mesmo que você não tenha um veículo hoje, opte por comprar um imóvel que tenha uma vaga, já que isso pode ser muito lucrativo no futuro.

4. Opções de lazer

Em tempos de uma rotina cada vez mais agitada e de insegurança quando fora de casa, as opções de lazer são essenciais para valorizar um empreendimento, principalmente para famílias com crianças e jovens. Os espaços de lazer, como quadra poliesportiva, salão de festas e de jogos e outras opções, são um fator importante na decisão de compra.

Um condomínio fechado ou uma casa que ofereça, aos seus moradores, várias atividades dentro do limite da residência são os mais procurados, por isso, são mais caros. Quanto maior for a lista de opções, mais esse fator agrega valor ao imóvel.

As construtoras estão investindo cada vez mais nesse item, justamente porque é visto como um diferencial positivo para os clientes. Piscinas, quadras esportivas e espaços de festa são os mais procurados por quem está pensando em adquirir um imóvel em condomínio fechado, por exemplo.

5. Vista

A vista é o cartão de visitas de muitas casas e apartamentos. Por isso, ela exerce um papel importante na tomada de decisão de compra por um imóvel. É muito importante escolher bem a posição da edificação em relação ao sol, o andar pela quantidade de ruídos e a direção para saber o que você verá ao abrir a cortina pela manhã.

Imóveis com vista panorâmica, de frente para o mar, para as montanhas etc. — tudo isso é um diferencial numa negociação imobiliária. Portanto, pese esse fator na hora de fechar negócio.

6. Paisagismo

Esse ponto é um quesito importante que pode ser analisado interna e externamente. Imóveis que contem com um jardim de inverno ou áreas naturais na parte de dentro têm um acréscimo de valor devido ao toque de modernidade.

Na parte externa, o paisagismo também conta muito na hora de precificar um imóvel, por isso, aqueles que contam com detalhes de acabamento com plantas no jardim também tendem a sofrer uma alteração positiva de preços.

7. Varanda

Imóveis com varanda costumam ter mais valor no mercado, justamente porque aumentam o tamanho da unidade. A varanda é contada como área útil, mas, na prática, traz mais efeitos de conforto e aconchego ao proprietário do que no quesito espaço.

As varandas que são mais beneficiadas pela paisagem e, principalmente, pela incidência de sol, tendem a oferecer uma valorização ainda maior para o imóvel. O tamanho desse cômodo também é essencial, pois, quanto maior, mais interessante é para a edificação e, por isso, agrega ainda mais valor.

8. Academia

O perfil dos brasileiros mudou ao longo dos últimos anos com relação à vida saudável. Cada vez mais, as pessoas estão buscando incorporar, na sua rotina, hábitos de combinação entre a refeição balanceada e a atividade física.

Por isso, atualmente, parece fundamental que os condomínios fechados ofereçam uma excelente estrutura de academia para que os moradores possam se exercitar sem sair de casa. O serviço de personal trainer dentro dos condomínios é cada vez mais comum, otimizando o uso da academia para trazer resultados ainda mais eficazes para o morador/atleta.

Levando em consideração os fatores, é possível entender se o valor do imóvel está de acordo com o mercado. Os pontos, no entanto, podem conferir maior ou menor valorização ao longo do tempo. Por isso, é importante pensar em todos esses detalhes antes de fechar um negócio.

Bom, agora que você conhece os fatores que influenciam o valor do imóvel, aproveite para ler o artigo “Veja 6 fatores que mais influenciam a valorização de imóveis” e se torne um expert no assunto.

Compartilhe este artigo por: