4 dicas de como usar nichos na decoração da sua casa

Quem mora em uma casa própria já sabe: vez ou outra, surge uma vontade de mudar o visual dos ambientes. A boa notícia é que, atualmente, não faltam elementos capazes de embelezar e, inclusive, auxiliar na organização de um espaço. Pensando nisso, resolvemos ensinar você como usar nichos na decoração.

Práticas, charmosas e muito fáceis de instalar, essas estruturas podem ser encontradas em diferentes cores, tamanhos e modelos, como é o caso dos embutidos ou sobrepostos. Mas, independentemente da opção escolhida, essa é uma alternativa e tanto para deixar qualquer parede com um toque extra de originalidade, além de permitir que você tenha mais espaço para armazenar pertences e os mais diversos adornos.

Ficou curioso para saber mais? Para incentivá-lo a abraçar essa ideia, criamos um post repleto de dicas sobre os famosos nichos. Continue conosco e acompanhe a leitura na íntegra!

1. Use o nicho como divisória de ambientes

Quando o assunto é “como usar nichos”, automaticamente, muitas pessoas acreditam que essas estruturas servem simplesmente para a decoração. Pois saiba, desde já, que, além de adicionarem mais estilo ao espaço, essas peças são extremamente funcionais.

Como isso é possível? Simples: é viável utilizar tais estruturas para dividir ambientes de uma residência, gerando, assim, diferentes cômodos. A ideia é bastante indicada para indivíduos que vivem em apartamentos pequenos e estão em busca de mais privacidade em determinadas áreas.

Tudo o que você precisa fazer é incluir os nichos no lugar das paredes — como se fossem verdadeiras divisórias. É uma forma acessível e eficiente de aproveitar ao máximo o ambiente, sem ocupar muita metragem.

Dica bônus: se os nichos forem vazados, aproveite essa característica para decorá-los com porta-retratos, vasos de plantas, luminárias e por aí em diante. O resultado ficará moderno e repleto de personalidade!

2. Mantenha a estrutura bem iluminada

O seu objetivo é usar os nichos apenas para decorar um ambiente? Tudo bem! Sendo assim, os chamados nichos embutidos são as melhores alternativas. Como o próprio nome já diz, essas estruturas são embutidas na parede e produzidas a partir de gesso ou marcenaria, apresentando um fundo que pode conter revestimento ou não.

Nas principais opções utilizadas para revestir o fundo, estão as pedras, os elementos metálicos e, até mesmo, algumas espécies de plantas. Para que o visual fique ainda mais atrativo, aposte também na iluminação — que deve ser embutida juntamente à estrutura.

Assim, será possível fazer com que a parede ganhe um “ar dramático”, moderno e perfeito para valorizar qualquer área. Dos cômodos que melhor recebem essa proposta, podemos citar o hall de entrada, a sala de jantar e a de estar.

3. Aposte em objetos decorativos

Uma vez instalados na sala de estar ou nos dormitórios, os nichos conseguem cumprir — muito bem — a função das tradicionais estantes. Aqui, será preciso utilizar as estruturas modulares, posicionando uma peça sobre a outra até alcançar a forma de móvel desejada.

No lugar das estantes, eles permitem que você organize uma série de objetos decorativos, como livros, velas e pequenos vasos. Essa também é uma boa pedida para os colecionadores de obras de arte que desejam expor os seus objetos para os convidados. Porém, para que as peças consigam ganhar o devido destaque, considere instalar uma iluminação focal perto da estrutura.

4. Use nichos coloridos

Nos ambientes neutros, uma boa solução é utilizar os nichos coloridos. Quando instaladas nas paredes, essas estruturas conseguem fazer com que o cômodo ganhe mais vida e personalidade.

A ideia ainda é válida para os quartos infantis, que são ambientes excelentes para receber uma decoração lúdica — ainda mais se os nichos forem de tonalidades distintas e estiverem dispostos de forma assimétrica nas paredes. As crianças adoram!

Por último, tenha em mente que essas peças são grandes aliadas na decoração de salas de estar, cozinhas, dormitórios, escritórios, lavabos e, até mesmo, áreas gourmet ou halls de entrada. Pode confiar: o seu lar ficará muito mais organizado e estiloso!

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo exclusivo sobre como usar nichos na decoração do lar! Agora, aproveite para compartilhar o post com os seus contatos nas redes sociais. Eles vão adorar as dicas!

Compartilhe este artigo por: