Quer colocar um sofá com chaise na sala? Descubra como escolher!

Se há uma palavra para descrever o mercado de decoração é: diversidade. Atualmente, não faltam opções para quem deseja repaginar o ambiente e, ainda assim, garantir mais conforto e estilo. Contudo, muitos acreditam — de maneira equivocada — que alguns desses elementos não podem ser integrados aos cômodos de metragem reduzida, como é o caso do sofá com chaise.

Para quem não sabe, tal móvel consiste em um sofá tradicional, mas que apresenta uma extensão em formato de poltrona. Tal detalhe torna a peça ainda mais aconchegante, uma vez que o indivíduo tem mais espaço para relaxar e esticar as pernas.

A boa notícia, é que essa versão de mobília pode ser encontrada facilmente nas lojas especializadas. Entretanto, como fazer a escolha certa e alcançar um bom resultado no cômodo? É justamente esse tema que abordaremos no post. Para saber mais, continue acompanhando a leitura e anote as nossas dicas exclusivas!

Verifique as dimensões da sala

Não há nada mais frustrante que adquirir um sofá com chaise e, no fim das contas, perceber que o modelo não é o ideal para o seu espaço. Para evitar esse tipo de situação, a nossa primeira recomendação é que você verifique, detalhadamente, as dimensões da sua sala de estar. O ideal é medir cada canto do cômodo, sempre considerando o posicionamento das portas e janelas.

Ninguém gosta de ficar em um ambiente apertado, correto? Então, outra estratégia para garantir um bom resultado é lembrar de manter um espaço de, no mínimo, 70 centímetros em todo o entorno do sofá. Esse cuidado servirá, basicamente, para que os moradores consigam circular tranquilamente ou também para incluir alguns itens, como é o caso das mesas laterais, luminárias ou plantas. Portanto, não se esqueça!

Escolha uma cor neutra

Quando o assunto é design de interiores, criatividade é a palavra-chave. Esse fato é responsável por fazer com que haja uma enorme variedade de sofás com chaise coloridos — que vão desde os tons neutros até os mais vibrantes. No entanto, a dica é evitar as versões muito chamativas, preferindo as cores mais discretas.

O motivo? Com o tempo, é possível que você se canse do móvel com mais facilidade. Fora isso, uma peça neutra apresenta mais chances de combinar com o restante da decoração. Tons como preto, cinza, branco, bege e marrom são os mais indicados.

Já caso estiver achando a sua escolha um tanto sem graça demais, uma solução é investir em mantas ou almofadas estampadas. Seguindo esse truque, o seu cômodo ficará de cara nova em um passe de mágica.

Defina a quantidade de lugares do sofá

Analisar a quantidade de lugares no sofá é um fator determinante durante a escolha, especialmente para quem deseja ter total praticidade na sala. Em relação aos cômodos menores, é possível escolher entre duas versões.

A primeira é a dos sofás com apenas dois lugares. Compactos, eles apresentam um formato que se adapta bem ao corpo do indivíduo e, inclusive, podem ser encontrados em modelos modulares — se transformando em duas poltronas posteriormente.

Existe ainda as alternativas retráteis, que são excelentes para reunir os amigos, relaxar ou assistir a um filme. Disponível em dois, três ou quatro lugares, elas se encaixam perfeitamente em ambientes de metragem reduzida. Basta puxar a peça e, automaticamente, você terá mais conforto e bem-estar.

Avalie o material do móvel

Antes de finalizar, não se esqueça de considerar o material do sofá com chaise. Em residências com crianças pequenas ou animais de estimação, os modelos em couro são os mais recomendados, uma vez que são fáceis de higienizar: tudo o que você precisará é utilizar um pano úmido.

Por outro lado, se a ideia for ter o máximo de conforto e sofisticação, as alternativas produzidas a partir de fibras naturais são excelentes. O linho é uma delas e, inclusive, tal material combina muito bem com ambientes pautados pelo estilo de decoração tropical, rústica ou minimalista.

Viu só? Escolher um sofá com chaise é mais fácil do que parece. Depois de encontrar o seu modelo predileto, caberá a você definir a finalidade do móvel. Na sala de convivência, por exemplo, ele pode ser usado para receber visitas ou realizar a clássica “sessão cinema” em casa. Experimente!

Após descobrir tudo sobre o assunto, aproveite o momento para aprender como escolher as persianas ideais e conquistar uma decoração impecável!

Compartilhe este artigo por: