guia para investir em gramado e canela

Guia completo para investir em Gramado e Canela

Para quem vai investir em Gramado e Canela, é importante conhecer o cenário econômico, turístico e imobiliário.

São vários os aspectos que compõem essa decisão e devem ser analisados de forma conjunta para obter a melhor rentabilidade com o negócio.

Nem sempre é fácil acertar na hora de apostar em um imóvel quando está começando nesse mercado. Então, para evitar prejuízos futuros e obter a melhor negociação, o primeiro passo é entender tudo que cerca esse investimento.

Confira neste guia completo a valorização da Serra Gaúcha e a viabilidade de negócios na área imobiliária. Vamos lá?

Como é a economia na Serra Gaúcha?

A economia brasileira tem mostrado alguns sinais de recuperação nos últimos meses, depois de 3 anos de recessão. De fato, isso não indica que a crise acabou, mas que ao menos ela dá sinais de melhora.

O desempenho das indústrias tem sido os piores dos últimos períodos, mas tudo isso se inverte quando chegamos a uma específica região do Brasil, a Serra Gaúcha.

No último ano, somente nesse polo composto por mais de 20 municípios que ficam localizados dentro de uma espécie de acidente geográfico dentro do estado, formando uma grande quantidade de montanhas, a região registrou um aumento nos índices relativos à lucratividade das indústrias.

O empreendedorismo é marca registrada do Estado do Rio Grande do Sul, mas a região da Serra está superando todas as expectativas nesse princípio de retomada da estabilidade econômica do país.

Motivado pelo avanço econômico, o PIB gaúcho no primeiro trimestre deste ano teve uma alta de 0,9%, quase o dobro da média registrada no Brasil, apenas confirmando aquilo se pode ver no estado, o desenvolvimento é crescente e existe qualquer expectativa de que ocorram mudanças significativas para os próximos anos.

O turismo, a indústria de vinhos e metalmecânica

Além do turismo, duas áreas têm sido muito fortes na Serra Gaúcha, a indústria metalmecânica, com o viés da produção de veículos pesados e a produção de vinhos, que ganhou selo internacional de qualidade e está em franca expansão.

Diante desse cenário de prosperidade, reduz-se os riscos de investimentos na área imobiliária, uma vez que as empresas precisam de mão de obra, e subsequente a isso, precisam dar moradia para os seus colaboradores.

Além disso, há o crescimento pela busca por imóveis que trazem qualidade de vida, sobretudo por profissionais liberais que trabalham em regime de Home Office.

O que, inegavelmente, Gramado e Canela proporcional com suas belezas, a inspiração e tranquilidade da jornada em de trabalho em casa.

Portanto, investir em Gramado e Canela para todos os padrões e classes sociais, tem sido cada vez mais uma excelente opção para quem pretende iniciar no mercado.

Opções turísticas do verão ao inverno

Além disso, contando que o cenário turístico de Gramado e Canela tem diversas programações com eventos que seguem ao longo do ano.

O “Natal Luz”, por exemplo, atrai mais de 2 milhões de visitantes somente em Gramado entre outubro e janeiro.

De junho a setembro, onde as temperaturas ficam abaixo dos 10°C, as cidades da Serra lotam o setor hoteleiro, com mais de 90% da ocupação dos quartos disponíveis em hotéis, albergues e as hospedagens compartilhadas (Airbnb, Booking, entre outros aplicativos).

A economia fica tão aquecida nas regiões que as vendas registram um aumento de 40% em relação aos meses com menos eventos no calendário. Portanto, esses são pontos de extrema relevância para levar em consideração ao pensar em investir em imóveis.

Qual a melhor época para investir?

A decisão sobre qual é o momento ideal para adquirir um imóvel é muito subjetiva. É importante que a busca pela propriedade se encaixe nas expectativas do comprador.

Alguns pontos iniciais precisam ser avaliados na tomada de decisão: a compra será à vista ou financiada? Qual a localização? Casa, apartamento ou terreno para construir? Essas opções mudam completamente o cenário do investidor.

Pela queda da taxa Selic e os juros mais baixos praticados nos financiamentos imobiliários a longo prazo, esse pode ser uma excelente opção para quem quer investir em bens imóveis sem precisar mexer na poupança.

Para isso, é preciso observar algumas questões:

  • qual a linha de financiamento mais adequada;
  • qual o tipo de imóvel e o valor total atende ao meu poder aquisitivo;
  • quais serão os juros para a compra do imóvel;
  • quanto será o lucro sobre os custos que esse investimento me trará.

Esses pontos são iniciais para quem pretende usar o dinheiro do banco para investir. Mas, por outro lado, para quem pretende usar as reservas financeiras, a busca é pelo melhor negócio e aquele que trará mais valorização ao longo do período.

Vale apena investir em Gramado e Canela?

Nunca é demais lembrar que o investimento em imóveis não traz retornos a curto prazo, que é preciso ter um planejamento de rentabilidade mensal para auferir lucros e repor o valor investido. Contudo, uma propriedade em Gramado e Canela, está em constante valorização, o que significa que você ganhará somente pelo fato de ter um imóvel.

Investir no mercado imobiliário em Gramado e Canela, traz algumas vantagens para o investidor, confira!

Segurança do investimento

Diante do cenário brasileiro de crise e aumento dos índices de desemprego, ser proprietário de imóveis pode ajudar a ter uma renda a partir da locação das edificações.

Diferentes formas de ganho

É possível rentabilizar mensalmente com o ganho nos aluguéis de imóveis e com a valorização no período do bem adquirido. Ao mesmo tempo que você pode passar anos obtendo uma renda extra com o aluguel, quando o valor do imóvel estiver em alta, você pode vender a propriedade e lucrar ainda mais com o seu investimento.

Diversificando a carteira

O mercado de imóveis é amplo e você não precisa somente investir em propriedades para fins comerciais. A compra de terrenos, lojas comerciais, galpões, entre outros pode ser muito rentável no quesito valorização e na locação mensal desses espaços.

O mercado na Serra Gaúcha

A decisão de compra deve ser cercada de uma série de cuidados para que ela seja a mais acertada e traga o retorno esperado com o investimento. Com isso, analisar o cenário imobiliário gaúcho é uma forma de entender quais são os períodos de maior procura.

São duas vertentes principais de mercado que o investidor buscará, a locação para os funcionários da indústria e comércio ou, então, o setor de hotelaria e turismo que é muito forte na maioria dos municípios que compõem essa região.

O investimento em imóveis não traz retorno imediato, principalmente no montante total que precisa ser despendido para adquirir a propriedade. Então, a melhor estratégia é definir um plano de rendimentos que você poderá reter com a compra do imóvel.

Com isso, diante do cenário de atrações turísticas e culturais que a Serra Gaúcha oferece aos seus visitantes, ao final do verão no início do outono seria um excelente momento para fazer a aquisição de um bem que você buscará obter rendimentos mensais sobre ele.

No inverno, o setor de hotelaria apresenta uma considerada alta nos preços e os visitantes estão buscando por acomodações que sejam maiores e mais baratas. Nesse sentido, para quem tem disponibilidade de locar imóveis a curto prazo, pode ganhar muito dinheiro com aplicativos especializados.

O que devo saber antes de investir em imóveis em Gramado e Canela?

Desde a arquitetura, clima e até a infraestrutura tornam as cidades da Serra Gaúcha a Europa brasileira. A região tem uma atmosfera bem diferenciada do resto do Brasil, com costumes e modos de vida que se assemelham ao velho mundo.

Nesse sentido, a Serra Gaúcha traz aos seus moradores e visitantes mais segurança e rentabilidade na hora de investir. Não só pelo número de turistas que passam por cidades como Canela, Gramado, Bento Gonçalves, entre outras da região, mas pela quantidade de empresas que estão investindo nesse polo.

O turismo, gastronomia e tecnologia são diferentes áreas que apresentam crescimento constante. Assim, as cidades também tendem aumentar a sua qualidade de vida para chamar a atenção dos investidores para essas regiões.

Porém, além disso, o que é preciso saber na hora de investir em imóveis para não errar na compra? Separamos alguns tópicos muito importantes para que você possa avaliar qual a melhor negociação diante do seu perfil. Vamos lá?

Conhecer os bairros

Depois de definir a cidade que você pretende investir e se serão imóveis de alto padrão ou demais classes, é chegada a hora de buscar os bairros que atendem as características que você está buscando. A valorização é o fator mais importante nessa decisão, por isso a região faz toda diferença para o seu investimento!

Os bairros com maior potencial são aqueles que tem renome consolidado, por exemplo, os mais nobres, mais populares ou residenciais. Essas nomenclaturas já fazem toda diferença para o seu investimento. Porém, busque também apostar em investimentos que tenham potencial de valorização a longo prazo.

Regiões que passaram por reformas ou mudanças que estão gerando um impulsionamento dos preços, esse é um fenômeno muito rentável. Isso acontece porque você consegue adquirir um imóvel pelo valor mais abaixo do praticado na região e seguir com a valorização dentro do período. Obtendo, assim, lucros acima do esperado.

Pesquisar sobre a economia e turismo nos diferentes bairros

A maioria dos municípios que compõem o polo turístico da Serra Gaúcha são excelentes opções atrativas para investimento. Mas busque os bairros que mais são procurados pelos visitantes e moradores. Posicione estrategicamente perto de grandes centros empresariais e de pontos de entretenimento.

Esses locais são mais valorizados na hora da busca para moradia e hotelaria, por isso você aumenta as suas chances de ter alta rentabilidade com o investimento em um imóvel em bairros específicos.

Planejar a finalidade de uso do imóvel

Esse ponto é fundamental para a sua tomada de decisão! Entenda qual é a melhor opção dentro da cidade e bairro que você escolheu. Você pode comprar um imóvel com as seguintes finalidades:

  • locação mensal;
  • locação a curto prazo por meio de aplicativos;
  • locação comercial.

Via de regra essas são as principais formas de rentabilizar mensalmente com uma propriedade. No entanto, é possível também adquirir bens para vendas a curto prazo após uma acelerada valorização, sem precisar se preocupar com custos ou manutenções.

O mais importante é entender qual é a forma que você pretende lucrar com o imóvel. Lembre-se que o imóvel gera alguns custos fixos quando está desocupado e isso deve ser previsto como um investimento, por isso esse tipo de carteira de ativos precisa ser bem organizada.

Por que investir na Serra Gaúcha?

Há muitos anos a região sul do Brasil vem se destacando no mercado imobiliário e se tornando uma excelente opção de investimento. Em particular a Serra Gaúcha, um polo cultural e de entretenimento que recebe milhares de pessoas durante todo ano.

Com isso, confira alguns motivos que tornam esse complexo econômico uma excelente opção de investimento!

Economia em alta o ano inteiro

As cidades da Serra Gaúcha promovem atrações turísticas e culturais o ano inteiro, com isso, nas principais datas comemorativas celebradas no Brasil, existem eventos específicos que atraem multidões para essa região.

O calendário é vasto e atende as expectativas dos visitantes, principalmente no Natal de Luz, em Gramado, que recebe ao menos 2,5 milhões de pessoas nessa data. Isso torna a região um polo econômico, que está sempre em alta.

Por esse aspecto característico, a Serra Gaúcha tem seu fluxo de capital contínuo e intenso, tornando os investimentos estáveis e rentáveis ao longo do período. Essa estabilidade financeira torna a lucratividade com a locação de imóveis alta e vitalícia.

Alta valorização dos imóveis em Gramado e Canela por conta do turismo e qualidade de vida!

A região da Serra Gaúcha e, principalmente Gramado, estão na contramão do cenário econômico brasileiro. Se nos últimos anos o mercado imobiliário registrou muitas perdas, por lá o panorama tem sido muito diferente.

Segundo o índice de competitividade do turismo, Gramado está quase atingindo o nível de excelência em atendimento e na qualidade dos serviços que são prestados aos seus visitantes. Com isso, os números de turistas nas cidades têm crescido gradativamente a cada ano e isso se reflete no mercado imobiliário.

A valorização do imóvel na região subiu mais de 7%, em relação ao resto do país que vem registrando quedas no setor desde 2017. Essa equação se traduz em resultados positivos para os investidores na região.

Os aluguéis estão cada vez mais altos, uma vez que as empresas precisam de mão de obra e que os negócios se expandem. Para quem investe no setor de turismo, aproveitando o boom das plataformas de compartilhamento de hotelaria, está ganhando muito com o calendário da região.

Mais do que rentabilizar pelo aluguel de longo período, é possível apostar na hospedagem de curto prazo, com alta rotatividade e variação de preços em relação à demanda. Dependendo do mês é possível lucrar mais com os aplicativos em uma semana do que com aluguel fixo, vale muito a pena para o investidor!

Educação e qualidade de vida acima da média

A região da Serra Gaúcha tem concentrado o maior poder aquisitivo do estado do Rio Grande do Sul e, com isso, a qualidade de vida e da educação estão cada vez melhor para os habitantes do município que compõem essa área.

Gramado, por exemplo, é uma das cidades gaúchas com a melhor infraestrutura em educação e saúde do estado. São escolas com alto nível de rendimento e unidades hospitalares que atendem a sua população e os visitantes de maneira rápida, eficiente e com qualidade.

No entanto, a grande campeão no quesito educação na região é a cidade de Carlos Barbosa, que fica cerca de 100 quilômetros de Gramado, mas tem uma estrutura de capital. Esse pequeno município de quase 30 mil habitantes têm as melhores escolas, saúde e renda do estado, por isso é considerado o lugar com a melhor qualidade de vida no estado!

Novos negócios locais

Esse é um ponto muito relevante para entender a tendência de crescimento de uma região, o quanto está crescendo na quesito economia. Como a Serra Gaúcha tem um panorama econômico aquecido, as empresas querem se instalar e fazer novos investimento na região.

Por isso, segundo os dados apresentados pela Revista Amanhã, 32 das maiores companhias do sul do Brasil estão instaladas na região, gerando mais emprego e renda para os habitantes das cidades que estão próximas à capital, mas que têm uma autonomia financeira motivada pelo turismo e o polo industrial.

Segurança

Depois dos fatores econômicos, esse é um dos itens fundamentais para a decisão de investimento e a região da Serra Gaúcha não peca nesse quesito! Como as cidades com melhor qualidade de vida do estado estão concentradas nesse polo, a segurança reforça esse índice.

Por ser uma região muito turística, o cuidado com a segurança é reforçado pelas forças policiais estaduais e municipais. A infraestrutura é pensada para alcançar os menores índices de acidentes, infrações de trânsito e ocorrências de vulto.

Na prática, isso é fomentado pelo patrulhamento ostensivo nas cidades que recebem visitantes, com pontos estratégicos de segurança, sinalização adequada e planejada, principalmente para idosos e crianças. Essas ações se refletem em números, que são baixíssimos de ocorrências.

Por que encontrar uma imobiliária para investir em imóveis em Gramado e Canela?

Na hora de buscar um imóvel para investir em Gramado e Canela, o mais indicado é contar com o apoio de uma imobiliária especializada que conhece o mercado dinâmico e crescente dos municípios que compõem esse polo.

Por isso, entenda os motivos que fazem com que uma imobiliária possa ajudar muito você nessa procura!

Golpes

O mercado imobiliário tem sofrido constantes ataques de pessoas que são não estão bem-intencionadas e estão querendo tirar proveito dos investidores, principalmente daqueles que estão dando os primeiros passos nessa área.

Portanto, para evitar prejuízos futuros e fechar um bom negócio, uma imobiliária de confiança é fundamental para apresentar investimentos realmente rentáveis e seguros para os seus clientes.

Segurança em contratos

O contrato de compra e venda, locação ou qualquer outra forma de utilização do imóvel precisa ter cláusulas específicas e bem formuladas para não deixar margem para dúvidas, ou falhas, que possam trazer prejuízos ao proprietário. Por isso, uma imobiliária é fundamental para auxiliar nesse processo!

Segurança na negociação

Profissionais especializados no setor imobiliário estão preparados para alcançar os melhores resultados na hora da negociação para os investidores. A diferença e contar com o apoio pode ser vista tanto na avaliação do imóvel, quanto no quesito pagamento.

A falta de experiência em negociar um imóvel pode ser fundamental para gastar mais do que o necessário em um investimento imobiliário. As empresas também contam com um vasto portfólio que atendem todas as características identificadas para o cliente.

Então, na hora de investir em um imóvel em Gramado e Canela, o mais indicado é não hesitar em contar com o apoio de um corretor imobiliário.

Cuidados com a documentação

A compra de um imóvel precisa ser cercada de cuidados e detalhes para evitar problemas e muitos prejuízos. Tanto na hora da compra, quando na hora da locação, contar com uma imobiliária é essencial para o suporte com a documentação.

Na hora da aquisição é preciso estar atento a toda documentação do vendedor e do imóvel, além disso é muito importante conferir as certidões negativas que comprovam que a propriedade não é alvo de decisões judiciais e administrativas que impedem a sua transferência.

Uma imobiliária pode analisar não só na análise correta de toda a papelada, quanto dar o suporte necessário para solicitação das certidões e registros que precisam ser feitos após o pagamento pelo negócio.

São vários os tributos imobiliários que estão envolvidos em todo esse processo, e nada melhor que contar com o apoio especializado para não se complicar na hora da papelada!

Esse guia completo sobre investimentos em imóvel em Gramado e Canela é formatado para mostrar de forma bem ampla como está o mercado imobiliário e quais são as vantagens de investir na região. Com devida atenção e cuidados que apresentamos, adquirir uma propriedade nos municípios que compõem esse polo é uma excelente opção.

Está buscando investimentos em imóveis em Gramado e Canela? Então, aproveite a visita e entre em contato com a Imobiliária Rohde agora mesmo, equipe dedicada ao sucesso do cliente!

Compartilhe este artigo por: