O Parque da Serra em Canela

Parque da Serra em Canela: venha conhecer as belezas desse lugar

O Parque da Serra em Canela pertence à Mata Atlântica. Com 60 hectares, compõe a natureza do Estado do Rio Grande do Sul e exibe diversidade de fauna e flora, essenciais para a construção do ecossistema local. Ademais, cabe evidenciar que o lugar é dividido em três estações — a Estação Central, a Estação Animal e a Estação Cascata.

Além disso, ele está localizado próximo ao Parque Caracol, ao Parque da Ferradura e ao Vale da Lageana, sendo que, ao fundo, corre o Arroio Caracol, o qual divide os municípios de Canela e Gramado. Por isso, é preciso apresentar suas belezas, ótimas para serem visitadas. Fique conosco e saiba mais!

Mirante do Parque da Serra em Canela

A Estação Central, a primeira parada da visita, tem um mirante. Nele, é possível ver a Cascata do Caracol e acompanhar a chegada e saída dos Bondinhos Aéreos, característicos do lugar.

O mirante conta com uma vista de 60 metros de altura de todo o parque, uma ótima opção para apreciar e fazer belas fotos, em especial das incríveis quedas d’água. É uma parada obrigatória dos visitantes.

Fauna

Por ser localizado na Mata Atlântica, o Parque tornou-se recanto da fauna, já que protege os animais dos caçadores. Naquele lugar, os animais andam de forma livre.

Por essa razão, há placas informativas falando sobre ela e listando quais são os animais que habitam a região, explicando um pouco sobre cada um deles. Contudo, é importante lembrar-se de não alimentá-los durante o passeio.

Esculturas que falam no Parque da Serra

O espaço das esculturas que falam integra a Estação Animal. É composto por 85 peças, em madeira, feitas pelo falecido artista plástico Masaharu Hata.

As esculturas retratam a aparência e os sons dos animais. A fim de possibilitar a interação dos visitantes com as obras, todas têm um bastão de madeira na superfície, que funciona como um instrumento musical. O som é característico e muito parecido com o real, emitido pelo animal, o que agrada crianças e adultos.

Ainda, complementando o espaço, foram feitas esculturas e pinturas, reproduzindo uma floresta, pelo artista plástico Rodrigo Huelsmann.

Trilha

O Parque tem várias trilhas ecológicas. São 230 metros de extensão, entre trilhas curtas e longas, que passam pela Mata de Araucária e percorrem as estações internas do local. Ressalta-se que há uma trilha que leva direto à Cascata Caracol, dessa forma, uma ótima opção para aventureiros.

Para facilitar a caminhada, são espalhadas placas apontando a direção, e outras informando sobre as árvores e animais.

Bondinho

O passeio no Parque da Serra começa na Estação Central, com o embarque e desembarque do bondinho. Esse proporciona uma das melhores visões do lugar, já que possibilita a admiração de toda a flora e das quedas d’água.

A região do bondinho tem lanchonete e lojas de souvenir e lembrancinhas. Por ser um dos principais pontos turísticos, é essencial que o visitante chegue cedo para conseguir reservar seu bilhete, entrar no parque e aproveitar o passeio.

Definitivamente, o Parque da Serra em Canela é excelente opção de descanso para casais, familiares ou amigos. Ao mesmo tempo, o local proporciona repouso, lazer e apreciação de belas paisagens naturais. Assim, sendo um cartão postal do Rio Grande do Sul, é de parada obrigatória de todos os turistas. Assim, aqueles que visitam a cidade de Canela podem aproveitar para conhecer o lugar e desfrutar desse paraíso.

Gostou dessas informações? Então, acompanhe-nos pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Pinterest para acessar outros posts.

Compartilhe este artigo por: