natal luz gramado

Natal Luz de Gramado: o que você precisa saber sobre esse evento único!

O Natal Luz de Gramado é um dos eventos mais concorridos das festas de fim de ano de todo o Brasil. Não é para menos. Por mais de dois meses, a cidade se transforma em um ambiente mágico de espetáculos, com shows que conquistam os visitantes de todas as idades.

A cidade da Serra gaúcha criou uma programação variada para encantar os turistas que a visitam no fim de ano. Confira neste post quais as principais atrações desta edição do Natal Luz de Gramado e veja como reservar o seu espaço nessa comemoração. Sem dúvida você vai se encantar ainda mais por Gramado!

O que é o Natal Luz de Gramado

A Serra gaúcha sempre se destacou como um concorrido destino turístico durante o inverno. O frio, o clima europeu e a possibilidade de ver a neve que eventualmente atinge a região sempre atraíram visitantes de todo o Brasil.

No verão, porém, o movimento era bastante reduzido. O Natal Luz foi criado em 1986 justamente para reverter esse quadro e trazer ainda mais visitantes a Gramado nos meses de calor. A ideia inicial , no entanto, era apenas decorar a cidade com luzes e enfeites natalinos. Os espetáculos que hoje encantam milhares de pessoas foram inseridos posteriormente na programação até se tornarem eventos concorridos.

Este ano, portanto, Gramado realiza a 34ª edição do Natal Luz. Esta edição, que teve início no dia 24 de outubro, se estende até o dia 12 de janeiro, com espetáculos diários, distribuídos por diferentes pontos da cidade. A expectativa é de que 2,5 milhões de pessoas visitem Gramado nesta edição do evento.

Conheça a seguir as principais atrações desta edição do Natal Luz.

Lenda do Bosque de Natal

Uma das novidades da programação deste ano do Natal Luz. Essa atração conta a história dos moradores de uma vila em um bosque de pinheiros de Natal, que um dia recebem uma encomenda endereçada ao Papai Noel, o que dá início a uma narrativa de mistério e emoção.

Como resultado, o espetáculo se destaca pela produção apurada, com vistosa cenografia, figurinos luxuosos e trilha sonora original. No palco, 14 atores e 16 bailarinos se revezam para contar a Lenda do Bosque de Natal. Ademais, a apresentação acontece nas terças e sextas-feiras, às 21 horas, na Expogramado.

Illumination

O Illumination é um show realizado no Lago Joaquina Bier que conta com a participação de mais de 70 artistas, entre bailarinos, coralistas e percussionistas. Neste ano, o espetáculo foi remodelado e tem, entre suas novidades, a narração de Cid Moreira.

O espetáculo fala sobre a criação do mundo e o nascimento de Jesus, resgatando o verdadeiro sentido do Natal, com efeitos especiais e projeções na água com surpreendentemente 200 metros quadrados. O Illumination se realiza às quartas e sábados, às 21 horas.

 Desfile A Magia do Noel

São três espetáculos em uma única apresentação. No prólogo, é contada a história do nascimento do menino Jesus. Em seguida, é realizada a Parada de Natal Circense, com a participação de 30 artistas, entre acrobatas, malabaristas e palhaços.

A última atração é um desfile que recupera a trajetória do Papai Noel, desde o surgimento de São Nicolau até o personagem como é conhecido hoje. Por fim, o desfile A Magia do Noel acontece na Expogramado, nas quintas-feiras e domingos, às 21 horas.

Parada de Natal

A parada de Natal é um dos espetáculos gratuitos do Natal Luz. O evento reúne dezenas de artistas para um desfile no Centro de Gramado, com destaque para os figurinos e carros alegóricos.

Chama atenção também a Roda Sinfônica, um roda-gigante que conduz uma mini-banda em seu interior. A atração se repete de sexta a domingo, às 16 horas. Contudo, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro há uma apresentação extra.

Show do acendimento

Todos os dias, com exceção das segundas-feiras, o próprio Papai Noel conduz uma cerimônia de acendimento das luzes de Natal da cidade, em frente ao Festival de Cinema de Gramado. Como todas as atrações do Natal Luz, o show do acendimento envolve o público em um roteiro de magia entorno da festividade. O espetáculo começa sempre às 20 horas.

Trupe de Natal

Em qualquer ponto da Vila de Natal de Gramado é possível cruzar com a Trupe de Natal. O grupo é formado por 4 atores que interpretam 6 personagens que contam histórias e cantam músicas que buscam resgatar o verdadeiro espírito do Natal.

Shows na Rua Coberta

Um dos espaços mais tradicionais para os turistas de Gramado, a Rua Coberta tem um palco fixo durante o Natal Luz. Nele, há shows diários de diversos artistas e grupos locais, sempre com temática natalina.

Um dos espetáculos mais tradicionais no Palco da Rua Coberta é a Árvore Cantante. Um show que abre espaço para corais apresentarem espetáculos com temática natalina.

Vila de Natal

A Vila de Natal abriga um dos locais mais especiais nesta época do ano: a casa do Papai Noel. É uma visita obrigatória principalmente para as crianças que aproveitam para deixar seus pedidos de presentes para o bom velhinho.

Além da Casa do Papai Noel a Vila de Natal também recebe uma exposição de artigos de Natal. Às tardes, o local é parada certa da Trupe de Natal.

Como reservar o seu lugar

A forma mais simples de se adquirir os ingressos para os espetáculos do Natal Luz de Gramado é diretamente no site oficial do evento. Da compra ao pagamento, todo o processo é feito de forma online. Posteriormente, o comprador recebe o bilhete por e-mail e pode armazená-lo em seu smartphone. No entanto, cada pessoa pode adquirir até dez ingressos.

Outra opção, por exemplo, é procurar uma agência de viagens e adquirir um pacote com hospedagem e ingressos para os shows.

Por certo, essas são as principais atrações do Natal Luz de Gramado. Além delas, inegavelmente o charme da Serra gaúcha garante um passeio inesquecível para quem se encanta com a magia Natalina.

Por fim, ficou interessado em conhecer o Natal Luz de Gramado? Que tal fazer esse passeio na companhia das pessoas que você mais gosta? Então, compartilhe este post com seus amigos e parentes para convidá-los a fazer esse programa com você! Com toda a certeza você vai amar!

Compartilhe este artigo por: