museu do automóvel

Como funciona o Museu do Automóvel na Serra Gaúcha?

A Serra Gaúcha, além do agradável clima europeu e das lindas paisagens, proporciona os mais incríveis passeios. Igualmente, nesse cenário de atrações imperdíveis, o Hollywood Dream Cars, de Gramado, e o Museu do Automóvel, de Canela, acima de tudo, merecem especial destaque.

Com a proposta de apresentarem carros clássicos de épocas antigas, ambos mantêm mostras permanentes.

Por consequência, merecem demoradas visitas, são verdadeiras incursões históricas que unem lazer e cultura.

Para saber tudo sobre os museus do automóvel de Gramado e Canela, continue a leitura!

Localizações dos museus do automóvel em Canela e Gramado

Canela e Gramado, na Serra Gaúcha, são vizinhas, só para ilustrar, estão separadas por apenas 7 quilômetros de distância.

Dessa forma, quem está na região tem facilidade para conhecer os museus do automóvel desse entorno e encantar-se com os carros que compõem seus acervos.

Enquanto o Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars fica em Gramado, mais precisamente na Avenida das Hortênsias, 4.151. A partir do centro da cidade, é só pegar a avenida no sentido Gramado – Canela (RS-235), e logo se deparar com a atração.

Igualmente o Museu do Automóvel de Canela fica na localidade vizinha, na Praça das Nações, 281. Chegar lá é bem simples, pois o local fica logo na entrada do município, a cerca de 1,5 km do Centro de Feiras.

Hollywood Dream Cars

O museu Hollywood Dream Cars funciona desde julho de 1997 e decerto é considerado uma das primeiras atrações de Gramado.

Nele, estão carros fabricados entre a década de 20 e os anos 60, modelos de época que brilharam principalmente nas telas do cinema mundial.

Entre esses verdadeiros protagonistas hollywoodianos, por exemplo, você verá os seguintes clássicos:

  • Cadillac Rabo de Peixe: o modelo favorito de Elvis Presley;
  • Conversível Ford Victoria 1956: o único existente no Brasil;
  • Eldorado Biarritz 1957: Cadillac que teve edição limitada, contando apenas com 1,8 mil exemplares;
  • Lincoln Continental 1946: o modelo preferido de Al Capone.

Esses carrões por certo, são alguns exemplos do que você vai encontrar exposto no Dream Cars, que reserva, ainda, modelos da BMW e até um Isetta 3000, o microcarro de fabricação italiana.

Museu do Automóvel de Canela

Inaugurado mais recentemente, em julho de 2016, o Museu do Automóvel de Canela faz sucesso entre os amantes dos modelos icônicos e originais.

Posto que seu acervo de automóveis guarda autênticas raridades, com modelos consagrados como históricos no meio automobilístico.

As motos de época são atrações à parte, sobretudo incluindo modelos de alta cilindrada.

Entre os carros que você vai poder conhecer de perto, por exemplo, estão os seguintes:

  • Ford Model T 1924;
  • Simca Presidence;
  • Brasinca 4200 GT 1965 Uirapuru;
  • Buick coupê coupê 1929.

Além dessas autênticas maravilhas da indústria automotiva, a exposição no Museu de Canela apresenta várias outras. Mais exemplos do que você encontra por lá são o Simca Chambord Jangada, um Buick conversível 1948 e a simpática Karmann Ghia saída diretamente de 1964.

Horários de funcionamento e valores dos ingressos para o Museu do Automóvel

O Museu do Automóvel, de Canela, abre todos os dias, das 9h às 19h, e as entradas para o passeio saem por R$ 50. O Hollywood Dream Cars fica aberto diariamente das 8h às 18h30, e os ingressos inteiros custam R$ 60.

Nesses museus, os pequenos de até 3 anos não pagam ingresso. Já crianças de até 11 anos, estudantes e visitantes maiores de 60 anos têm desconto no valor da entrada.

Para concluir, vale destacar que dentro do Museu de Carros de Canela há um recanto onde os visitantes podem comprar lembrancinhas do passeio, com direito a variadas miniaturas. Também no Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars existe uma caprichada lojinha de souvenirs, bem no final do circuito. Nela, você vai encontrar desde as tradicionais camisetas, bonés e bottons até lindas réplicas de conversíveis, em escala reduzida.

Gostou do nosso conteúdo? Leve essas informações a seus amigos e amigas, compartilhando o post nas redes sociais!

Compartilhe este artigo por: