condominio sustentavel

Afinal, por que adquirir um imóvel em condomínio sustentável? Descubra as vantagens!

A nova tendência mundial é o condomínio sustentável. Isso porque o planeta vem sendo agredido pela poluição e impermeabilização de solos com as muitas construções imobiliárias, que destroem a natureza local e atrapalham.

A sociedade tem se tornado mais consciente do seu papel para preservar o meio ambiente, passando a investir em imóveis que respeitam o seu entorno. Por essa razão, os condomínios sustentáveis se popularizaram demais, tornando-se um bom investimento no mercado imobiliário.

Ficou interessado no assunto? Então, fique conosco e entenda quais as vantagens de adquirir um imóvel em um condomínio sustentável!

O que é sustentabilidade e como se aplica aos condomínios?

Desde a antiguidade, o ser humano se beneficia do planeta, a fim de melhorar sua vida e habitar os espaços confortavelmente. Com o passar dos anos, o resultado dessa exploração tornou-se visível, já que a constância do uso do meio ambiente impedia a sua recuperação.

A duras penas, descobrimos que os recursos naturais são findáveis e é preciso atentar para a sua preservação. Para isso, é necessário empregar a sustentabilidade, que cria maneiras de garantir o desenvolvimento econômico dos países enquanto conserva e mantém a natureza.

A intenção é atender às carências atuais sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, por meio da diminuição de desperdícios e de gastos em excesso, bem como da redução da poluição.

Diante da importância da sustentabilidade, ela vem sendo aplicada em condomínios que prezam pela proteção da natureza e pela melhoria da vida de seus moradores. Dessa forma, diminuem os gastos materiais e financeiros na construção dos imóveis, o que, por assegurar a certificação como habitação sustentável, valoriza a propriedade.

O que é um condomínio sustentável e qual a sua importância?

Condomínios que buscam diminuir os impactos ambientais são considerados sustentáveis. Contudo, para isso, precisam cumprir certos critérios e requisitos, como utilização de materiais ecologicamente sustentáveis na construção, elementos especiais nos projetos arquitetônicos e preservação da área verde.

Por realizarem construções menos invasivas à natureza, não retiram toda a vegetação do local e utilizam pouca água, conservando os recursos naturais da região dos imóveis. Além disso, otimizam o desenvolvimento social e a qualidade de vida dos moradores, trazendo equilíbrio ecológico.

Ao escolher viver em um condomínio sustentável, o morador poderá contar com economia de água, devido ao uso de sistemas economizadores; economia de energia, por utilização de sensores de movimentos; conforto térmico e acústico, assim como gestão de resíduos, com armazenamento para coleta seletiva e material orgânico.

Quais os benefícios de adquirir um imóvel em condomínio sustentável?

Por estarem em alta, os imóveis em condomínio sustentável são ótimas oportunidades para quem deseja realizar o sonho da casa própria, sem se esquecer de sua consciência ecológica. As moradias sustentáveis fazem a diferença na comunidade local, já que melhoram a cidade, mesmo com práticas simples.

Ao investir em propriedades que visam a iniciativas para o bem-estar coletivo, os benefícios são assegurados em curto, médio e longo prazo. Veja quais são eles a seguir!

Redução de custos

Como já dito, imóveis sustentáveis auxiliam na redução de custos, seja pela diminuição do consumo de água, seja pela redução do uso de energia. Isso acontece devido à reutilização da água e aos sistemas economizadores, havendo uso consciente do recurso natural.

Com essa finalidade, são instaladas torneiras automáticas com temporizador e descargas com dois acionamentos, bem como sistema de reuso da água da chuva e jardins que não precisam ser regados constantemente.

Quanto à luz, aproveita-se a iluminação natural ao máximo, com a captação de energia solar, considerada limpa. Ademais, há lâmpadas e sistemas mais eficientes, capazes de reduzir o consumo de luz elétrica.

Conscientização

A conscientização é a maior vantagem de ordem imaterial, pois os moradores dos empreendimentos sustentáveis aprendem a respeitar e cuidar dos recursos naturais ao seu redor, por entenderem que o homem e o meio ambiente não são distintos.

Essa conscientização também alcança a futura geração, já que as crianças que ali residirem vão ter contato com a natureza, entender sua importância e como cuidar dela. Assim, ao crescerem, serão adultos com sentido de proteção e menos consumistas.

Maior contato com a natureza

Os residenciais sustentáveis propõem maior contato com a natureza, integrando gramados, jardins e bosques nas habitações, o que ajuda a controlar a temperatura do local e o torna mais fresco.

Ainda, os moradores contam com uma horta comunitária, onde são plantados legumes, verduras e frutas, que podem ser utilizados por todos e funcionam como método terapêutico para a redução do estresse diário.

Se o condomínio for predial, há a possibilidade de haver jardins verticais e em formato telhado vivo, os quais impedem os picos de calor, trazem conforto térmico nos dias frios, purificam o ar e minimizam a poluição sonora.

Colaboração para a mudança de hábitos em relação ao meio ambiente

Defendemos que pequenas ações podem transformar o nosso planeta. Ao viver em um imóvel sustentável, o morador colabora para a mudança de hábitos e reconhece a importância do meio ambiente.

Os condomínios sustentáveis facilitam a implantação de educação ambiental, por permitirem que novos hábitos sejam empregados e os antigos sejam abandonados. Os moradores são desafiados a aplicar os 4 Rs: reutilizar, reduzir, reciclar e reeducar; além de aprenderem a cuidar da natureza que os rodeia.

A transformação dos condôminos influencia a sociedade e faz todos refletirem sobre como vêm lidando com a natureza e gastando os recursos naturais.

Valorização

Empreendimentos considerados sustentáveis tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário, acompanhando a tendência de conscientização ambiental e por terem apelo diferenciado.

Somadas a isso, há as vantagens desses condomínios, que proporciona um grande número de pessoas interessadas em suas unidades, uma vez que foram projetados para causar baixo impacto ambiental.

Portanto, é fato que adquirir um imóvel em um condomínio sustentável é um investimento financeiro e pessoal, por melhorar a qualidade de vida de seus moradores, além de fazê-los economizar. Ademais, sabemos que se trata de uma moradia que está em ascensão no mercado imobiliário, podendo ser facilmente negociada no futuro. Contudo, é preciso tomar cuidado na hora da venda. Por isso, indicamos que você busque ajuda profissional, como da Imobiliária ROHDE, a qual vai buscar habitações sustentáveis com seu perfil e conforme a localidade preferida.

O que achou deste post? Caso tenha dúvida ou interesse no assunto, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!

Compartilhe este artigo por: