Carnaval em Gramado: o que fazer nessa época do ano?

A época mais badalada do ano está chegando. O Carnaval brasileiro é conhecido pelas cores, danças e músicas alegres, mas essa festividade não agrada a todos. Por isso, há quem prefira ir contra a maré e passar esse feriado prolongado longe de grandes multidões, curtindo a família e aproveitando de programações tranquilas e sofisticadas.

Se você faz parte desse seleto grupo de pessoas, Gramado é uma das melhores opções. Nessa charmosa cidade gaúcha é possível desfrutar de atividades mais tranquilas, como uma tarde a beira do Lago Negro ou um jantar em restaurantes exuberantes e requintados. Contudo, não se engane, pois Gramado também reserva uma programação mais animada, como o Carnaval Fantasia que acontece no Centro de Eventos Expogramado.

Sem bloquinhos ou grandes multidões, a cidade brasileira de arquitetura tipicamente europeia tem diversas opções para você aproveitar com a família. Neste artigo, listamos algumas dicas de lugares para visitar e aproveitar o Carnaval em Gramado.

Passeie pela Borges de Medeiros

Conhecida como um shopping a céu aberto, um passeio pela charmosa Borges de Medeiros faz você viajar quilômetros e ter a sensação de estar na Europa. Basta uma simples caminhada para tirar suspiros dos visitantes. Sendo a principal rua de Gramado, a avenida é composta por vitrines encantadoras e diversas opções gastronômicas.

Além das vitrines, a avenida também conta com o Palácio dos Festivais e a Igreja São Pedro. Além disso, uma parada obrigatória da Borges de Medeiros é a Casa do Colono. Um local que reúne produtos fabricados artesanalmente por colonos, como, por exemplo, pães, cucas, queijos, linguiças e chocolates. Com toda a certeza, você não vai se arrepender.

Explore a gastronomia popular e os restaurantes requintados

A Serra Gaúcha já é conhecida pelas comidas de origem europeia e em Gramado a gastronomia não deixa a desejar. Uma das delícias mais tradicionais são os cafés coloniais que reúnem o melhor da culinária gaúcha: salame, queijos, geleias, cucas e fondues doces e salgados.

Entretanto, se você deseja uma refeição no estilo suíço, o restaurante de alto padrão Belle du Valais é uma ótima opção. O cardápio conta com Bacalhau Grelhado e Truta com Amêndoas, mas a sequência de fondues são uma especialidade do restaurante. As opções de fondues salgados contam com queijos, cordeiro, vitelo e diversos tipos de molhos. Já nas opções de fondues doces, você pode se deliciar com frutas e o famoso chocolate de Gramado.

Outro restaurante requintado é o Bouquet Garni. Além da cozinha mediterrânea repleta de temperos variados, o cardápio desse restaurante conta com carnes nobres, risotos e frutos do mar. Os vinhos também são cuidadosamente selecionados para acompanhar o cardápio criado pelo Chef Fred dos Anjos. Para completar a experiência, o charmoso Lago Joaquina Rita Bier presenteia os visitantes com uma vista calma e encantadora.

Faça o Tour Uva e Vinho com Trem Maria Fumaça

A experiência da Maria Fumaça pode ser definida como uma viagem ao tempo. O passeio de Maria Fumaça é realizado na região de Bento Gonçalves. Há diversas opções de passeios, mas o Tour Uva e Vinho com Trem Maria Fumaça apresenta um roteiro completo: transporte com guia, almoço italiano, Trem Maria Fumaça, ingresso da Epopeia Italiana e entrada nas vinícolas com degustações. O passeio dura 12 horas e os preços são a partir de R$260.

Descanse às margens do Lago Negro

Se o intuito é descansar e evitar multidões no Carnaval, o exuberante Lago Negro é o local perfeito para passar uma tarde admirando a paisagem na companhia de um chimarrão. O lago tipicamente europeu nos presenteia com uma paisagem exuberante e uma sensação de paz. Composto por um lago de águas verdes escuras e rodeado de pinheiros, o verão ainda acrescenta a beleza de hortênsias azuis para tornar tudo mais lindo.

O parque Lago Negro também tem atividades para todas as idades. O passeio de pedalinho em forma de cisnes é perfeito para casais românticos. O parque ainda conta com trilhas, barcos, caravelas, restaurantes e uma feirinha de artesanatos locais.

Considerado um dos mais belos cartões portais de Gramado, o charmoso Lago Negro é um lago artificial situado no Bairro Planalto. O lago ganhou esse nome devido às mudas de árvores que foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Se você quer descansar e recuperar as energias, uma tarde às margens do Lago Negro é totalmente revigorante.

Faça o Tour Cânion Itaimbezinho

Se você gosta de natureza e paisagens deslumbrantes, então ficará encantado com o maior cânion da América Latina. Localizado em Cambará do Sul, a 125km de Gramado, o Cânion Itaimbezinho é uma formação rochosa com profundidade que chega a 720 metros. São mais de 5km de paredes amareladas e vegetação baixa. Para esse passeio, recomendamos que contrate os serviços de empresas de turismo que oferecem transporte de Land Rover, saindo de pontos específicos de Gramado e Canela.

Divirta-se no Carnaval Fantasia de Gramado

Gramado também tem o seu jeito especial de comemorar o Carnaval. Se você gosta de uma cidade sossegada para passar o dia e aproveitar com a família, mas não quer deixar de sentir o gostinho da folia, o Carnaval Fantasia vai conquistar você.

A folia carnavalesca da cidade gaúcha acontece dentro do Centro de Eventos Expogramado e conta com programações especiais como bailes, apresentações, shows e blocos. Na edição de 2019, o Carnaval em Gramado contou com três dias de folia e muita música. A programação para o Carnaval será divulgada no site oficial do Expogramado em breve.

Como você pôde perceber nesta publicação, a cidade de Gramado realmente agrada a todos os gostos. Desde passeios pela natureza e programações mais sofisticadas e seletas, até bailes carnavalescos e muita folia. Tudo sem perder o charme europeu característico da cidade.

Apesar da opção do Carnaval Fantasia, Gramado não é um destino popular nessa época do ano, o que qualifica a cidade como um refúgio para aqueles que desejam fugir das multidões e descansar com a família.

Por fim, se você gostou dessas dicas e decidiu passar o Carnaval em Gramado, compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Compartilhe este artigo por: