ladrilho hidráulico

Ladrilho hidráulico na decoração: saiba o que é e como usar em diferentes ambientes

O ladrilho hidráulico já foi tendência na decoração de casas e está retornando com a proposta de sofisticar os ambientes. Com esse material, você pode dar um ar vintage ao seu lar, resgatando parte da história brasileira.

Usar ladrilho hidráulico na decoração exige muito cuidado para garantir a harmonia no cômodo. Faz a diferença escolher as formas e estampas que mais combinam com os móveis e o restante da decoração.

Tem interesse no assunto? Fique conosco e veja uma boa ideia para decorar sua casa, expressando sua personalidade!

O que é ladrilho hidráulico?

O ladrilho hidráulico é conhecido também como ladrilho decorado ou piso hidráulico. Muito usado entre os séculos XIX e XX, apareceu como alternativa ao mármore ou às cerâmicas. Com o tempo, o surgimentos de outros materiais foi substituindo-o. Contudo, os novos projetos arquitetônicos resgataram o ladrilho e vem aplicando nas moradias.

Eles são revestimentos produzidos artesanalmente, utilizando como matéria prima o cimento, areia, pigmentos ou pó de mármore. Durante sua confecção, ele fica imerso em água, por horas, para curá-lo e prensá-lo. Sua vantagem é que o processo de queima não é necessário, apesar de comuns na fabricação de cerâmicas e azulejos.

Por ser resistente, essa espécie de revestimento popularizou-se por causa de sua resistência e qualidade decorativa. Pode ser aplicado em ambientes externos e internos, até na mobília da residência, podendo transformar uma casa simples em uma residência de alto padrão.

Por que usar o ladrinho hidráulico na decoração de ambientes?

Se você quiser exclusividade, empregue o ladrilho hidráulico na sua decoração, já que são feitos de modo artesanal. Dessa forma, você vai conseguir atribuir mais valor ao seu imóvel, quando comparado com as cerâmicas ou outros pisos populares.

Ademais, os ladrilhos apresentam, como vantagem, a facilidade de manutenção, passando cera líquida incolor a cada 15 dias, a fim de mantê-lo sempre brilhante. Quanto à limpeza, recomenda-se lavá-los com água e sabão neutro.

Por ser um material diversificado, há variadas possibilidades de padrões geométricos, cores, estampas e combinações personalizadas, permitindo composições criativas com outros materiais e aplicações em posições diferentes, tornando o ambiente único.

Onde e como o ladrinho hidráulico pode ser usado?

O ladrilho hidráulico é famoso por sua versatilidade, uma vez que pode ser utilizado em locais, como pisos, paredes e móveis, e ambientes diferentes de uma residência – sala de jantar, banheiro, varanda, quarto, cozinha, rampas de garagem ou calçadas.

Saiba que os ladrilhos combinam muito bem com mobília de madeira e outros revestimentos de cimento queimado. Por isso, abuse na decoração e torne todo canto da sua casa especial! A seguir, veja como os ladrilhos podem ser usados.

Contraste

Ladrilhos hidráulicos podem fazer um contraste em sua decoração. Isso porque apresenta estampas, desenho e cores, que faz com que eles se destaquem com outros materiais e reinem no cômodo.

Uma opção de uso é transformar os ladrilhos em quadros, com molduras de cimento batido ou madeira. Ao invés de cobrir uma superfície completamente com esse material, centralize-o, para que crie a ilusão de ser um tapete ou rodapé, por exemplo.

Adesivos

O mercado oferece diversas opções de ladrilhos hidráulicos, inclusive a versão adesiva, para aqueles que não querem reformar um cômodo. Eles dão o mesmo efeito que a peça daria, com a vantagem de que, se não gostar, pode trocá-lo, já que são de fácil remoção.

Entre seus pontos positivos, os ladrilhos adesivos são práticos e econômicos, por ser necessário investir um valor menor para montar sua decoração.

Paleta de cores

Grande parte dos ladrilhos hidráulicos apresentam cores vibrantes, que transformam o ambiente comum em jovial e divertido. Sua infinidades de cores agradam todos os tipos de pessoas e auxiliam na personalização da casa.

No entanto, a fim de manter o local aconchegante, você preciso ter cuidado, para que a decoração tenha elementos que agrupem as variadas cores, para integrá-las. O ladrilho só vai ganhar destaque se as cores conversarem entre si.

Por essa razão, procure ladrilhos hidráulicos com estampas de tonalidades da paleta de cores que você escolher, assegurando a harmonia do ambiente.

Chão e paredes

Você pode embelezar seu piso e paredes com o ladrilho hidráulico, tamanha a versatilidade desse revestimento. Ao decorar as paredes, pode-se criar mosaicos ou painéis, capazes de destacar o ambiente. Essa ideia é ótima para áreas de lazer e cozinhas.

O chão e as paredes aceitam qualquer tipo de estampas, floridas, campestres, retrô, peças lisas, com apenas um cor, ou com formatos geográficos multicoloridos. Deixe sua criatividade livre ao decorar sua casa!

Banheiros e lavanderias

Quer fugir do óbvio nas decorações? Aplique ladrilhos hidráulicos nos banheiros e lavanderias. Vale lembrar que esses cômodos são considerados sem graça e podem ser revolucionados com ladrilhos no piso e paredes.

Mas é preciso fazer a escolha certa. Considere a qualidade do revestimento na hora da aquisição, para que não compre um produto poroso ou que acumule sujeira. Faça um planejamento antes de começar obra, pesquisando qual a melhor disposição das peças para o ambiente.

Também, observe as cores e as formas. Opte por aqueles que combinem com sua personalidade. Entretanto, é necessário ter cuidado, para que não haja excesso de informação. Assim, você vai garantir o conforto visual no banheiro e lavanderia.

Sala de jantar

Nas salas de jantar, os ladrilhos hidráulicos podem ser colocados nas paredes ou piso, independente das estampas. Uma ideia interessante é usar os ladrilhos como substituto do tapete.

Ainda, pode-se aplicá-los apenas numa parede e o piso, parecendo ser uma faixa que se estende pelo chão. Assim, há a sensação de amplitude do cômodo. Se quiser aplicar uma pequena quantidade de ladrilhos na parede, emoldure-o como se fosse um quebra-cabeça. A sala de jantar ganha charme e sofisticação.

Diante disso, é fato que os ladrilhos hidráulicos valorizam ainda mais os ambientes e dão charme a sua residência, por transformar o simples em sofisticado. Dessa forma, você vai permitir que o antigo e o moderno se encontrem, criando um ar vintage ao local. Hoje, os ladrilhos são considerados baratos, apresentando bom custo-benefício, já que deixam seu lar divertido e personalizado, o que garante uma decoração exclusiva.

Gostou do post? Então, continue a visita ao nosso blog, agora para conferir tudo sobre apartamento e casa de alto padrão!

Compartilhe este artigo por: