decoração contemporânea em gramado

Conheça as principais tendências do mercado imobiliário 

O que esperar do mercado imobiliário em termos estéticos e arquitetônicos? Para quem pretende comprar um imóvel, por exemplo, quais são as principais tendências que devem ser observadas? É isso que vamos responder neste artigo!

Quando se trata de imóveis, ficar por dentro das novidades é um dos principais pontos para fazer bons negócios. Quem não atenta para o que existe de mais moderno corre o risco de investir em casas ou apartamentos que ficarão obsoletos rapidamente, sofrendo com a desvalorização.

Como sabemos que não é isso que você deseja, trouxemos as tendências que estarão em alta no mercado imobiliário. Então, confira a lista a seguir!

Formas orgânicas

Uma das tendências atuais são as tonalidades naturais e, junto a elas, vem o movimento do orgânico. As formas fluidas vêm ganhando espaço. A ideia é seguir formatos sem cantos onde for possível, como em canteiros e piscinas. Inclusive, nada impede que a arquitetura da residência explore os limites e as formas quadradas, como no conceito cubista. Afinal, o contraste também fica muito interessante e valoriza o imóvel!

Portanto, a ideia não é construir ou comprar uma casa totalmente curvilínea, mas sim explorar as formas orgânicas em alguns pontos específicos. E já que estamos falando em orgânico, outra coisa que não sai de moda — na verdade só cresce em tendência — é o uso de componentes naturais, como pedras, madeira, cores verdes e a própria vegetação. Notem que aqui em Gramado e Canela, temos exatamente essa forma orgânica de ser a muito tempo. As casas, os apartamentos, os condomínios, exploram e ousam no orgânico.

Automação residencial

Sabemos que, hoje em dia, a tecnologia avança em uma velocidade impressionante. Nesse contexto, uma das tendências para o mercado imobiliário é o uso de automação residencial. Também chamado de “casa inteligente”, esse movimento busca implementar nas casas as soluções e ferramentas baseadas na tecnologia, proporcionando usabilidade, design, conforto, sustentabilidade e praticidade.

Quer um exemplo? Dispositivos instalados na porta da residência ajudam os pais a ficarem tranquilos em relação à segurança dos filhos. Eles podem saber a que horas os mais jovens chegaram em casa, sem precisar levantar da cama. Câmeras sensíveis a movimentos também são habilitadas para enviar mensagens para o celular, já que avisam o dono do imóvel em tempo real sobre qualquer movimentação estranha no local.

Outra vantagem interessante é em relação à climatização dos ambientes. A tecnologia evoluiu muito nesse sentido, permitindo um controle de temperatura que além de agradável, preserva a saúde da família.

Além disso, cada vez mais as casas passam a contar com sistemas de controle integrados para a iluminação. O usuário já pode programar o acendimento automático de luzes em determinados cômodos, assim como a intensidade das lâmpadas de acordo com a claridade externa. Nada mau, não é mesmo? De quebra, isso também ajuda a reduzir o custo com a conta de energia elétrica.

Estrutura aparente

Outra tendência que chega com tudo no mercado imobiliário é o uso de estruturas aparentes. Esse movimento segue a ideia de tornar tudo mais livre, prático e inclusivo. Agora, vigas de concreto podem ficar aparecendo, mesmo que sejam marcadas pelas formas de obra. Ao contrário do que ocorria antigamente, a intenção não é esconder as imperfeições com reboco e tinta, mas sim mostrar propositalmente o que foi feito na construção.

O mesmo vale para o uso de tubulações, iluminação e telhado. Ah, até o teto tende a ser usado sem forro! É claro que, para que tudo isso seja composto de forma elegante, a residência deve contar com um excelente arquiteto. Caso contrário a casa pode ficar com cara de que ainda está em obras. Por outro lado, quando bem utilizada, a tendência de estruturas aparentes traz um ar de liberdade e ousadia.

Sustentabilidade

Se há alguns anos a sustentabilidade era vista como uma utopia ou somente algo “bom de se ter”, hoje ela está se tornando praticamente um pré-requisito. Construir de forma sustentável nunca esteve tão na moda, até porque vivemos um momento no qual já é possível ser sustentável e sofisticado ao mesmo tempo. Com isso, cada vez mais derruba-se a ideia de que a sustentabilidade não pode ser aliada à beleza.

Aproveitar componentes já existentes, como um contêiner, é uma possibilidade interessante. Esse tipo de conceito que reutiliza e recicla materiais só cresce e ganha mais espaço no mercado imobiliário ao redor do mundo. Também é possível investir em telhado jardim, energia solar, reutilização de esquadrias e, até mesmo, tintas sem química agressiva.

Qual é a importância de um consultor imobiliário para a escolha de um local que siga as principais tendências?

Na hora de investir em um imóvel moderno e que siga as tendências atuais, faz toda a diferença contar com o apoio de um consultor imobiliário. Veja a seguir os motivos.

Expertise de mercado

Uma consultoria lida com inúmeras casas e apartamentos todos os dias. Para o consultor especialista na área, fica fácil perceber quais tendências estão entrando, quais são as grandes promessas do mercado imobiliário e o que está ficando para trás. Um bom consultor não terá dificuldades em apresentar o que há de melhor, pois ele sabe onde esses imóveis estão.

Conhecimento local

Vamos concordar que não basta investir em uma casa supermoderna se ela estiver localizada em um bairro com tendência à desvalorização, não é mesmo? Além da expertise do mercado, um consultor pode orientar em relação à região, evitando que você entre em maus negócios.

Suporte jurídico

Para que o cliente possa focar na residência desejada e realmente acompanhar as tendências, é muito importante que ele esteja despreocupado em relação à burocracia da aquisição. Nesse sentido, uma consultoria imobiliária ajuda prestando suporte jurídico, o que traz muito mais tranquilidade para quem compra.

E então, você gostou de conhecer as tendências do mercado imobiliário? Depois da leitura deste conteúdo já é possível entender e acompanhar os movimentos estéticos e arquitetônicos, encontrando aquilo que mais agrada ao seu gosto. Esse é um passo importante para garantir que você fará bons negócios, pois irá investir em uma residência alinhada com o que há de mais moderno.

Por fim, para que seus amigos também conheçam as principais tendências do mercado imobiliário, compartilhe este post nas redes sociais!

Compartilhe este artigo por: