taxa de condomínio

Taxa de condomínio: o que você precisa saber a respeito?

Ainda há moradores que enfrentam alguma resistência para pagar a taxa de condomínio. Isso se deve muitas vezes à falta de informações sobre para que ela serve. Na prática, trata-se de um valor cobrado mensalmente para custear a administração de recursos do condomínio e quitar todas as suas despesas.

Manutenção da estrutura e área comum dos prédios, contas de luz e água, impostos e salários dos funcionários são algumas das despesas envolvidas. A taxa é definida em assembleia, pautando-se nos gastos fixos e variáveis mensais, bem como na condição financeira dos moradores. A inadimplência da taxa prejudica as finanças condominiais.

Fique conosco e entenda mais detalhes sobre os principais usos da taxa e como funciona o seu cálculo.

Principais usos da taxa de condomínio

É fato que, ao pagar a taxa de condomínio, o morador garante segurança, privacidade e sossego, já que essa é usada para resguardar o seu patrimônio, por meio de manutenções preventivas, reformas, pagamento de contas ordinárias, dentre outras. Entenda cada um dos usos, a seguir!

Manutenção

A manutenção em condomínios deve ser constante e preventiva, para evitar que problemas maiores surjam ao longo do tempo. Realizada periodicamente, impede a degradação da estrutura e gastos futuros, com consertos e custos de correção.

O condomínio deve seguir um plano, observando constantemente os sistemas do gás e elétrico, para-raios, caixas d’águas, elevadores, equipamentos de prevenção a incêndios, bem como alarmes, portões e interfones.

Além disso, há a manutenção corretiva, que visa corrigir problemas já existentes, com estruturas e equipamentos em deterioração. É a mais frequente nos condomínios e exigem maior parcela de seus orçamentos. Por isso, contribua pagando a taxa condominial em dia.

Reformas

Durante as manutenções, a necessidade de reformas pode surgir, seja para fazer reparos, embeleza algumas áreas ou melhorar os sistemas já usados. Para isso, as obras precisam ser aprovadas em assembleia de morados.

Após, vão ser feitos orçamentos, sendo escolhido o que apresentar melhor custo-beneficio. O administrador deve informar todos moradores sobre dias e horários da reforma, bem como se há riscos de desabamentos, inundações ou outros problemas.

As reformas precisam ser acompanhadas de perto e os custos são divididos entre os condôminos, por meio da taxa de condomínio. Um caixa é formado e o valor empregado somente com as obras necessárias.

Emergências

Circunstâncias inesperadas podem surgir e requerem máxima atenção. A situação piora quando se trata de emergência, pois há perigo claro para a vida dos moradores.

Podem ser vazamentos, entupimentos de esgoto, rachaduras em pilastras de sustentação ou problemas nos portões ou interfones, por exemplo. Por isso, o condomínio deve apressar as obras emergenciais, usando o dinheiro garantido pelas taxas de condomínio para proporcionar a segurança de todos.

Energia e água

Em geral, as cobranças de energia e água das unidades condominiais são individualizadas, ou seja, cada morador paga apenas o seu consumo. No entanto, os custos com água e luz das áreas externas e comuns são rateados e incluídos na taxa de condomínio.

Há também empreendimentos que não separam o consumo de água ou individualizam o gasto. Vem uma conta única em nome do condomínio, com o custo total da prestação de serviço. Nesse caso, a taxa condominial deve incluir o valor da água e assegurar a manutenção do serviço.

Folha de pagamento

Para a boa gestão do condomínio, é preciso contratar funcionários para cuidar das áreas externas. Vale ressaltar que as pessoas contratadas pelo síndico ou administrador para prestar serviços são empregadas do empreendimento. São algumas delas:

  • zeladores;
  • faxineiros;
  • vigias e seguranças;
  • porteiros;
  • ascensoristas;
  • manobristas;
  • jardineiros;
  • serventes ou auxiliares;
  • folguistas, para ocupar lugar dos funcionários nos dias folga.

A folha de pagamento desses trabalhadores precisa conter o valor do salário, preço e quantidade de horas extras, despesas com contribuição previdenciária e tributação, custo com vale-transporte e alimentação e quantia dos adicionais (noturno, insalubridade ou periculosidade).

Entenda o cálculo e importância da taxa de condomínio

Ao decidir viver em um residencial, o morador deve para a taxa de condomínio, contribuindo para manutenção dos serviços necessários ofertados e valorização de seus imóveis, uma vez que segurança, organização e limpeza são analisadas em caso de venda ou locação da propriedade.

Desse modo, é necessário entender como o cálculo dessa taxa é feito. Para isso, precisa-se ponderar a previsão orçamentário para o ano corrente. Depois, soma-se todas as despesas mensais do condomínios, considerando os custos ordinários, extraordinários e um valor fixo para o fundo de reserva.

Se não for possível determinar os valores com exatidão, faça uma estimativa. Assim, o valor mensal das despesas devem ser projetadas para os próximos 12 meses, a fim de estabelecer a quantia a ser gasta no ano. Essa quantia anual deve ser ajustada por um índice de inflação, pois os custos ficarão mais caros com o tempo.

Após, o montante final das despesas anuais é dividido pela quantidade de unidades, apenas analisando a fração ideal de cada imóvel, isto é, o tamanho da casa ou apartamento em relação ao espaço total do condomínio. Quanto maior a propriedade, maior a taxa de condomínio.

Por fim, firmado o valor da taxa de condomínio, é realizada uma assembleia, ainda no primeiro semestre, para discutir sobre sua necessidade e quais custos abrange. Se aprovada, a taxa passará a ser cobrada dos moradores.

Não pagamento da taxa de condomínio

Lembre-se que o seu não pagamento em dia pode acarretar multa e prejudicar outros moradores, que sofrerão com um número menor de divisores da despesa. Ademais, condomínio também é afetado, já que conta com o valor para manter seu bom funcionamento.

Diante disso, é fato que manter o pagamento da taxa de condomínio ajuda a formar um fundo reserva, um tipo de estoque de dinheiro a ser usado como investimentos outras eventualidades futuras, dando suporte financeiro necessário ao plano orçamentário anual e tornando-se fundamental para a gestão do condomínio. Portanto, não deixe de pagar as taxas de condomínio em dia, já que o processo de investimento e conservação do empreendimento é feito por meio delas.

Gostou do post? Então, leia também sobre 8 fatores que influenciam diretamente o valor do imóvel.

Compartilhe este artigo por: