otimização

Otimização de espaço: 8 dicas essenciais sobre o tema

Você já teve a sensação de estar em um cômodo bagunçado e apertado? Nem sempre essa experiência está diretamente ligada ao fato de o imóvel ser pequeno. Em alguns casos, trata-se de um erro de otimização de espaço. A otimização do espaço disponível consiste em aproveitá-lo adequadamente, pois, de certa forma, ele é um tipo de recurso disponível que precisa ser usado com inteligência.

Contudo, existem situações em que esse ambiente é mesmo limitado, fazendo com que a decoração tenha como missão disfarçar o tamanho do cômodo. Para ajudá-lo a lidar com as duas situações, decidimos publicar este artigo. Acompanhe para saber mais!

1. Não exagere nos móveis

Foi-se o tempo em que as pessoas eram obrigadas a ter todos os tipos de móveis em sua decoração. A otimização de espaço pede mais atenção sobre as reais necessidades, adquirindo apenas as essenciais. Por isso, reflita sobre as carências de cada cômodo.

Dentro da decoração, podemos encaixar essa ideia no minimalismo. Entre outras coisas, esse conceito sugere que os móveis tenham utilidade acima de tudo. Sendo assim, por mais bonita que seja uma estante, você só deverá comprá-la se ela for de fato útil e se a sua casa precisar mesmo de um móvel desse tipo. Caso contrário, você pode usar um raque, uma mesa ou simplesmente não ter nada ocupando o espaço.

Outro exemplo de móvel que pode ser substituído é o sofá. Caso você note que não há espaço para um sofá de muitos lugares, é possível usar poltronas, pufes e até cadeiras. Existem muitos modelos desse tipo de mobiliário, alguns até mais confortáveis do que os tradicionais sofás. Na prática, isso faz toda a diferença, já que a sala acaba ganhando vários centímetros quadrados de espaço.

2. Priorize móveis verticais

Quando pensamos no espaço de uma casa, é natural que imaginemos o espaço horizontal, usando a distância entre as paredes como delimitador do que poderá ser feito. A verticalidade das paredes é deixada de lado.

Isso não precisa acontecer desse modo, pois esses espaços podem fazer a diferença na decoração. Alguns móveis podem crescer justamente na vertical, aproveitando essas lacunas. Esse é o caso de algumas mesas e cadeiras que podem ser mais altas, de alguns modelos de aparadores e, claro, das prateleiras.

3. Permita que o chão seja visto

Pegando carona no tópico anterior, podemos falar da importância dos móveis mais altos — aqueles que permitem que o chão seja visto ou que deixam que as pessoas vejam partes do cômodo por eles. Isso diminui a impressão de que o imóvel está muito ocupado, fazendo com que as pessoas se sintam mais livres.

Além do mais, esse tipo de mobília ajuda a luz a circular pelo ambiente, reduzindo as sombras. A iluminação pode ser uma grande aliada para disfarçar o tamanho pequeno dos cômodos. Por fim, móveis altos podem ter outra utilidade: a facilidade na hora de limpar o chão. No dia a dia, isso colabora com o morador para tornar o processo de limpeza muito mais simples.

4. Planeje a sua decoração

Decorar uma casa pede um planejamento. Não dá para ir enchendo os lugares com peças que você acha que são bonitas. A beleza dos objetos não é o único critério que você deve observar na hora de comprar esses itens. Antes de tudo, eles devem conversar entre si.

O ideal é que a decoração da sua casa conte uma história a quem chega — de preferência, a sua. Pensar dessa maneira auxilia na otimização de espaço, pois torna a compra de objetos de decoração mais seletiva. Afinal de contas, não dá para transformar a sala de estar em uma galeria de arte.

A dica aqui é buscar o autoconhecimento. Por exemplo, se você não gosta de pinturas, por que encher a sua parede delas? Trata-se de um desperdício de espaço. Você pode usar as paredes para colocar outras peças, como fotografias (suas, da sua família, ou artísticas), gravuras, ilustrações etc. Fãs de cinema, por exemplo, colocam pôsteres de filmes icônicos para eles. Fãs de esporte decoram sua casa com objetos que remetam ao time.

Tudo isso obedece a um planejamento. O morador usa a sua casa como uma folha em branco para contar ao visitante um pouco mais sobre si — e para tornar o lugar mais confortável para si mesmo, pois será ele que ficará por mais tempo na casa.

5. Use espelhos

Na otimização de espaços, também cabem alguns truques para aumentar a sensação de bem-estar. Um deles é usar espelhos. Por refletirem o restante do cômodo, eles ajudam a criar a percepção de o local ser maior. Nesse caso, lembre-se de caprichar na organização, pois, se a imagem refletida pelo espelho for de bagunça, o efeito será totalmente contrário ao que se desejava.

A moldura e o corte do espelho também precisam de atenção. Não é porque esse objeto tem um objetivo prático que ele não precisa ser bonito. Por fim, atente-se à luz. O ideal é que o espelho não reflita diretamente a luz, pois isso pode aumentar a temperatura do ambiente, criar desconforto para quem estará lá ou danificar móveis.

6. Evite tons escuros

Na hora de pintar a sua casa, o tom predominante deve ser mais claro. Isso não quer dizer que você não possa ter uma parede ou alguns móveis mais escuros. Apenas, majoritariamente, as cores claras devem prevalecer. O motivo dessa escolha está na iluminação. Os tons claros tornam o lugar mais iluminado, e isso contribui para a sensação de amplitude.

7. Use tecidos finos

Aqui a palavra “fino” deve ser encarada literalmente. Tecidos muito grossos no sofá, nos tapetes e nas cortinas ajudam a pesar o ambiente — em alguns casos, até torná-lo mais quente do que ele deveria ser. Já os tecidos mais finos, por serem mais leves, contribuem para que o local seja compreendido como agradável e aconchegante.

8. Utilize os cantos

Os cantos não são espaços mortos e devem ser usados — e existem móveis, como armários, mesas, poltronas e sofás, que são perfeitos para eles. Em alguns casos, os móveis podem ser planejados para usarem os cantos da sua cozinha, banheiro, sala etc.

A otimização de espaço não é um bicho de sete cabeças. É possível fazer da decoração uma aliada na hora de disfarçar a falta de espaço de um cômodo. Na dúvida, busque ser objetivo e prático. Dessa forma, a sua casa sempre terá cada cantinho aproveitado.

Gostou deste material? Então, assine a nossa newsletter. Nós enviamos dicas sobre decoração e mercado imobiliário gratuitamente para os nossos assinantes.

Compartilhe este artigo por: