Novo normal qual será o papel das casas pós a pandemia

Novo normal: Qual será o papel da casa pós a pandemia?

Com a pandemia do coronavírus, a vida de toda a população mudou drasticamente. Para garantir a saúde de todos, diversas medidas sanitárias foram implantadas, como o isolamento e distanciamento social, mantendo as pessoas em casa. Por essa razão, os hábitos e comportamentos dos brasileiros foram alterados. Alguns costumes considerados normais foram ressignificados e outros que eram ignorados passaram a ser experimentados.

Assim, surgiu o novo normal, com a constante higienização das mãos e compras, com o trabalho e estudo home office, bem como uma área externa para limpeza antes de entrar em casa. Quando o coronavírus passar, esses novos hábitos vão se tornar a nova tendência do mundo. Quer saber qual o papel da casa pós-pandemia? Fique conosco e entenda mais!

Pense na qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida foi modificado. Antes da pandemia, o bem-estar era associado a passeios, atividades físicas e entretenimento. Contudo, com a chegada do coronavírus, ocorreu a quarentena, desafiando-lhe a descobrir como assegurar saúde física e mental mesmo em casa.

Dessa forma, para melhorar sua qualidade de vida, é preciso adaptar os ambientes. Quanto mais organizado, maior a sensação de tranquilidade. Uma técnica que auxilia a valorizar os espaços é o Feng Shui, aplicado com o fito de harmonizar as energias da moradia.

Conte com a ajuda das cores para dar um propósito a cada cômodo. Os móveis também tem papel importante, sendo posicionados de forma estratégica, a fim de possibilitar o fluxo de energia.

O Feng Shui pode ser empregado na cozinha, sala de estar, quartos, banheiros e escritórios, que devem receber elementos naturais, com plantas e flores, mix de estampas e disposição adequada para a mobília, para que o ambiente seja o mais acolhedor possível.

Dê importância a escolha da casa

A pandemia transformou a relação das pessoas com suas casas. Por isso, escolher a nova residência tornou-se de extrema importância. Quando o coronavírus passar, procure uma boa imobiliária, que vai lhe ajudar a encontrar uma casa de acordo com seu perfil.

Ao procurar uma propriedade, privilegie locais que tenham hall de entrada, com espaço para uma higienização das mãos, retiradas de roupas, sapatos e limpeza de objetos antes de entrar em casa.

Ademais, preocupe-se com pisos e revestimentos laváveis ou fáceis de serem aspirados, para que possam ser limpos com constância e transmitir saúde e segurança aos seus moradores. Tapetes com muita textura devem ser evitados, por serem de difícil manutenção.

Analise a casa de acordo com a vida em família

Ao decidir adquirir uma casa, analise como o espaço vai receber sua família e proporcionar uma boa convivência. Agora que estão todos em casa, as relações estão mais próximas e opções de diversão precisam ser empregadas.

Uma boa ideia é separar um ambiente da casa para transformá-lo em cinema, com a aquisição de televisores e home theaters avançados. Veja se o imóvel conta com jardim ou quintal, para que as crianças tenham espaço para brincar.

Não se esqueça dos idosos! Escolha uma moradia que apresentam boa iluminação natural, com janelas de vidros em todos os ambientes. Também precisa ter mobilidade, sem ressaltos e muitas escadas, assegurando a segurança das pessoas da terceira idade.

Além disso, pense na propriedade a partir das suas atividades, separando espaços para cozinhar, comer, dormir e trabalhar. Pondere a iluminação, tamanho e revestimentos, para que o local seja usado de forma flexível.

Busque locais que ajudem na saúde

A pandemia trouxe maior preocupação com a saúde física e mental. Dessa forma, é essencial que as casas contribuam com o aumento da imunidade, melhora da alimentação e diminuição do estresse.

Portanto, busque por locais que permitam fazer uma horta em casa, para sempre se alimentar de verduras frescas e livre de agrotóxicos. Ainda, conte com uma área para relaxar, silenciosa e privada, com o fito de acalmar a mente.

É interessante ter uma academia na residência, que facilite suas atividades físicas, para manter o corpo saudável. Preservando o corpo e a mente equilibrados vai garantir uma boa imunidade.

Reorganize os cômodos para trabalhar em casa

As relações trabalhistas também foram mudadas pelo coronavírus. Muitas empresas desenvolveram o teletrabalho, permitindo que seus funcionários possam trabalhar em suas casas.

Assim, busque residências maiores, com um cômodo para aprimorar seu home office. Monte um escritório, que tenha privacidade e bom sinal de internet, além de uma estrutura ergonômica.

Então, invista em cadeiras confortáveis, escrivaninhas ideais para o tamanho do ambiente e estantes capazes de acondicionar todo seu material de trabalho. Lembre-se de manter a harmonia do espaço, pois a organização vai lhe deixar mais produtivo.

Quanto à decoração, escolha mobília, objetos e cores que imprimam a sua personalidade e aumentem a eficiência de seu trabalho. Qualquer elemento que eleve sua motivação é sempre bem-vindo!

Considere espaços lúdicos

Para as crianças não ficarem entediadas dentro de casa, é primordial montar um espaço lúdico, em um cômodo exclusivo ou no próprio quarto. Crie um ambiente seguro para que os pequenos brinquem, estudem e desenvolva suas habilidades.

Essa é a melhor maneira de evitar que haja brinquedos espalhados pela casa, já que há um local específico para as brincadeiras. Contudo, é necessário garantir a sua limpeza, retirando a poeira constantemente, a fim de evitar possíveis alergias.

Os espaços lúdicos podem ter um cantinho para leitura, paredes coloridas, com adesivos e nichos de cores diferentes, com o intuito de deixar o ambiente bem divertido e atrativo para as crianças.

Aplique o minimalismo

Já ouviu falar que menos é mais? Essa é a máxima que rege o minimalismo, o qual utiliza o mínimo de elementos, como móveis, objetos, enfeites e cores, para que haja mais espaço disponível para ser desfrutado pelo morador.

Poucos objetos trazem a sensação de tranquilidade e facilitam a limpeza, mais rápida e prática. Entretanto, deve-se investir em elementos naturais, com vasos de plantas, e iluminação, por meio de luzes acopladas e luminárias.

Portanto, é fato que o novo normal vai impactar a vida das pessoas e os setores da economia. O mercado imobiliário será o primeiro a ser alterado após a pandemia, pois a arquitetura das casas precisam se adaptar às novas necessidades sociais. A moradia deve proporcionar conforto, higiene e segurança na rotina de seus moradores.

Gostou desse post? Então, continue informando, lendo sobre como organizar o home office para aumentar sua produtividade!

Compartilhe este artigo por: