7 dicas para trabalhar em home office

7 dicas de como organizar o home office que vão ajudar na sua produtividade

A quarentena imposta pela pandemia do Coronavírus inseriu, de forma definitiva, o home office no dia a dia de milhares de trabalhadores dos mais diferentes ramos. Se para muitos deles o teletrabalho já era uma rotina, para tantos outros manter a produtividade trabalhando em casa tem sido um desafio.

De fato, migrar do escritório da empresa para o espaço de trabalho em casa requer alguns cuidados para se manter produtivo. É sobre isso que trataremos no post de hoje. Sua casa pode ser o melhor lugar do mundo, mas nem sempre reúne as características que você encontra no escritório da empresa. Isso acontece simplesmente porque ela não foi planejada para ser o seu local de trabalho.

Assim, antes de iniciar sua rotina de home office é importante adaptar o ambiente e as condições para garantir a concentração necessária para obter os melhores resultados. Confira dicas de como organizar home office e adaptar-se a essa nova realidade do mercado de trabalho.

1. Definir o espaço na casa para o escritório

Trabalhar no sofá, com o notebook no colo ou na frente da televisão não colabora em nada para a sua produtividade. O home office até garante mais calma e tranquilidade, mas relaxar demais não é uma boa estratégia.

Além disso, as pessoas que moram com você não são obrigadas a adequarem suas rotinas ao seu trabalho, comprometendo o seu próprio dia a dia, seja na quarentena ou não. Você é quem deve se adaptar. Assim, é importante definir um espaço específico para o seu home office e preparar o ambiente para atender às suas necessidades e horários de trabalho.

2. Invista no conforto e na ergonomia

Os mesmos cuidados com o seu bem-estar que você deve tomar no seu espaço de trabalho na empresa deve ser seguido no home office. Você vai precisar de uma boa mesa, capaz de armazenar todos os equipamentos de uso constante, como o notebook e a impressora, por exemplo.

A sua cadeira deve ser confortável, escolhida sempre pensando nos aspectos ergonômicos. O mesmo vale para equipamentos como o mouse e o teclado. Lembre-se de que em casa você também está sujeito a sofrer de patologias típicas do trabalho, como as lesões por esforço repetitivo.

Tenha atenção à luminosidade do monitor, à altura do teclado, ao ângulo dos seus cotovelos em relação à mesa, entre outros itens. Invista no conforto do seu home office, pois é nele que você passará boa parte do seu dia.

3. Deixe sobre a mesa somente o essencial

No que se refere à organização da sua mesa, vale a mesma regra no escritório da empresa e no home office: menos é mais. Papéis acumulados e objetivos desnecessários espalhados no seu espaço de trabalho dão a impressão de que as tarefas ficaram pela metade, o que é péssimo para a sua produtividade.

Para manter tudo organizado, você pode lançar mão de caixas organizadoras e pastas de folhas, de modo a manter tudo em seu lugar. Sobre a mesa devem ficar apenas os materiais necessários para o seu dia de trabalho. Crie o hábito de, diariamente, fazer a organização de seu home office, arquivando o que já foi utilizado e liberando espaço para as demandas do dia. Você verá que esse será um tempo bem aplicado.

4. Invista na iluminação e na ventilação do seu espaço de trabalho

Um ambiente mal iluminado e mal ventilado, além de cansativo, pode afetar a sua saúde. Com pouca luz, por exemplo, você fica cansado mais rápido e prejudica seus olhos. Sempre que possível, opte pela iluminação natural. Se possível, experimente posicionar sua mesa próximo à janela. Assim, além de aproveitar a luz do sol, você ainda pode desfrutar da vista.

Contudo, se a luz natural não for o suficiente para criar um ambiente agradável de trabalho, é preciso compensar com uma boa iluminação artificial. O importante é garantir o conforto visual durante o trabalho.

5. Faça pausas e cuide da sua alimentação

O home office pode ser uma boa solução para melhorar a sua alimentação. Na rotina do escritório, é comum que se coma pouco, sem muito cuidado com os horários ou com a qualidade dos alimentos. Trabalhando em casa, com um pouco de organização, é possível preparar refeições mais saudáveis. Além de cuidar da sua saúde, você também pode economizar, já que não terá que comer em restaurantes todos os dias.

Outro cuidado importante é com as pausas que você deve fazer durante o dia, a fim de dar um alívio para a cabeça e para fazer algum lanche. Aproveite para beliscar coisas saudáveis, como frutas ou barras de cereais, por exemplo.

6. Separe as atividades pessoais das profissionais

Quem trabalha em home office está sempre em contato com os problemas domésticos e pessoais, que dificilmente receberiam sua atenção durante a rotina na empresa. É assim que deve ser: na hora do trabalho, ocupe-se apenas com questões profissionais.

Nem sempre é fácil fazer essa distinção. Afinal, você está em casa “assistindo” os problemas domésticos acontecendo. É difícil não se envolver. Entretanto, acredite: quem consegue fazer essa distinção dá um enorme passo para o seu sucesso no home office.

7. Respeite o horário de trabalho

Essa dica está totalmente vinculada à anterior. Assim como no home office você deve tratar apenas de questões de trabalho, os horários precisam ser respeitados como se você estivesse no escritório. Cair na tentação de esticar um pouco mais a jornada para concluir aquela entrega importante pode ser extremamente prejudicial ao se transformar em sua nova rotina de trabalho.

Além de se policiar para respeitar a jornada regular de serviço, deixe claro para clientes, colegas e parceiros de trabalho a distinção que você faz entre sua rotina profissional e sua vida pessoa.

Essas são algumas dicas de como organizar home office para garantir sua produtividade em um novo ambiente de trabalho. Ter sucesso trabalhando em casa depende das mesmas características indispensáveis no escritório, como foco, determinação e uma rotina organizada.

Por fim, gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba sempre em primeira mão informações sobre qualidade de vida e mercado imobiliário.

Compartilhe este artigo por: