Ambiente para home office: saiba como o ambiente pode influenciar no seu trabalho em casa

A pandemia do novo Coronavírus já é uma realidade. E para conseguir minimizar os seus danos, muitos empreendedores estão investindo no trabalho remoto, permitindo que os seus funcionários trabalhem em casa para evitar a propagação do vírus. Contudo, com essa mudança, há quem perceba uma baixa no seu rendimento. Então, se você é uma dessas pessoas, saiba que chegou o momento de cuidar do seu ambiente para home office.

Primeiramente, ao criar um espaço próprio em casa para essa finalidade, podemos aumentar a nossa disposição, além de ter mais foco e bem-estar. Mas afinal, quais são essas medidas e como elas devem ser colocadas em prática?

Caso você não saiba, nosso post de hoje está repleto de dicas preciosas sobre isso. A seguir, você encontrará soluções práticas e eficientes que ajudarão a aumentar significativamente o seu rendimento e produção nas próximas semanas. Continue acompanhando e fique por dentro!

Invista em uma boa iluminação

Não existe nada mais prejudicial à produtividade, do que um ambiente mal iluminado. O ideal, é instalar lâmpadas direcionadas, capazes de permitir que a sua mesa de trabalho, agenda e computador estejam sempre nítidos.

Se ainda quiser um reforço, utilize as famosas luminárias de mesa, que são extremamente acessíveis, podem ser adquiridas nas lojas on-line e ajudam a deixar o espaço perfeito para a sua rotina.

Agora, não podemos esquecer da iluminação natural. Além de favorecer o trabalho, a luz do sol auxilia a deixar o relógio biológico sempre ativo e equilibrado, bem como, evitar uma série de complicações de saúde — como a deficiência de vitamina D. Nesse caso, é importante utilizar uma cortina que favoreça a entrada de iluminação e, na medida do possível, manter as janelas abertas ao longo do dia.

Encare as cores como suas aliadas

Existem diferentes aspectos visuais que fazem toda a diferença na hora de montar um ambiente para home office. As cores são um deles. Uma vez presentes em um cômodo, elas colaboram para tornar a decoração mais atraente e, de quebra, conseguem influenciar diretamente em nosso humor e comportamento.

Para o escritório, a melhor saída é recorrer aos tons neutros, que podem ser equilibrados com tonalidades mais vibrantes para que o resultado fique com bastante personalidade. A clássica combinação de preto & branco é bem-vinda, mas também é possível ir além para um efeito diferenciado. Veja a seguir algumas recomendações:

  • tons terrosos são excelentes para garantir estabilidade e concentração. Marrom, amarelo, bege e terracota são bons exemplos;
  • opções claras, tais quais o branco, o cinza e o off-white, tornam qualquer local mais agradável e suave. É a pedida ideal para áreas pequenas;
  • cores intensas, como o vermelho, devem surgir em detalhes e adornos pequenos. Pode ser uma luminária, um quadro ou um vaso. Assim, será possível estimular a imaginação, sem causar estresse ou irritação.

Utilize móveis adequados

Na hora de organizar um ambiente para home office, há quem se apegue somente ao design e deixe de lado a ergonomia. Basicamente, esse conceito diz respeito a um estudo científico, que tem como objetivo manter em ordem a relação do ser humano com o seu ambiente de trabalho. Em um escritório, tal método pode ser aplicado de diferentes formas, começando pela cadeira.

Os modelos mais recomendados do mercado costumam contar com um bom assento, além de encosto perfeito e braços adequados para o apoio em um ângulo de 90º. Também é fundamental que os pés fiquem apoiados no chão, as coxas encostem no assento e a lombar tenha um encosto perfeito, permitindo que a coluna fique reta em tempo integral.

Indivíduos que trabalham utilizando um notebook também precisam de uma atenção bônus. Para evitar problemas, é interessante utilizar uma espécie de suporte, responsável por elevar o monitor a uma altura que facilite a visão. O mouse e o teclado, por sua vez, podem surgir em versões externas, que são mais seguras para o corpo humano.

Quando essas medidas não são tomadas, é possível que o profissional sofra diferentes problemas a médio e longo prazo. Dores e travamento nas costas, tendinite e, até mesmo, enxaqueca costumam estar no topo dessa lista.

Inclua equipamentos básicos no local

Em um ambiente para home office completo, é essencial contar com certos equipamentos — e que não se limitam ao mobiliário ou computador. Em geral, esses itens são fáceis de encontrar e, embora discretos, conseguem proporcionar muita funcionalidade no decorrer da semana.

Exemplificamos a ideia com as caixas, bandejas e gavetas organizadoras. Disponíveis em diferentes tamanhos, designs e cores, esses elementos ajudam — e muito! — na organização, mantendo o local impecável e com os seus pertences sempre à mão.

Ademais, também podemos destacar as lixeiras. Ao contar com esse acessório em seu escritório, será mais simples descartar resíduos, sem precisar se levantar de tempos em tempos para essa tarefa. Quando escolher a sua, porém, certifique-se de que o produto consegue suprir as suas necessidades diárias.

Profissionais que trabalham com papeladas, por exemplo, podem recorrer às versões vazadas e com acabamento metalizado. Agora, se você tiver o costume de manusear materiais pequenos, vale investir nas alternativas lisas e fechadas.

E não acaba por aí. Para completar o local, há outros itens igualmente relevantes que merecem destaque. São eles:

  • impressora compacta;
  • pen-drive;
  • filtro de linha;
  • nichos e prateleiras;
  • porta-treco;
  • mousepad e por aí em diante.

Recorra a elementos que favoreçam o conforto

Pensar em conforto extra nunca é demais — especialmente, em se tratando de um espaço onde passamos grande parte do tempo. Se a proposta é tornar o ambiente acolhedor e com uma atmosfera relaxante, também há a possibilidade de incluir uma série de itens próprios para essa finalidade.

O tapete, por exemplo, costuma ser um acessório primordial e que oferece muitas vantagens para quem vive em regiões frias. No inverno, ele ajudará a tornar o cômodo aquecido, fazendo com que o profissional sinta vontade de permanecer por lá.

Tal cômodo tem espaço disponível? Em caso positivo, o uso de poltronas ou sofás pequenos também é uma boa saída. Durante os momentos de pausa, você poderá aproveitar esses móveis para esvaziar a mente e recarregar as energias, tendo um estímulo extra para iniciar uma nova atividade.

Vale ressaltar que, mesmo após a pandemia, é provável que o trabalho remoto se torne uma tendência em empresas de pequeno, médio e grande porte. Sendo assim, não pense duas vezes e mantenha o seu cômodo desde já preparado para encarar novos desafios. Será um investimento e tanto para a sua trajetória profissional.

Gostou das nossas dicas sobre como montar um ambiente para home office? Estamos torcendo para que sim!

Por fim, caso você também queira uma ajuda para encontrar uma boa casa ou apartamento, aproveite para entrar em contato conosco e falar com um de nossos consultores. Será um prazer ajudá-lo!

Compartilhe este artigo por: