Gramado e Canela durante a pandemia

Gramado e Canela: é possível viajar durante a pandemia?

Viajar ainda é a melhor forma de lazer, por ser uma ótima opção para descansar o corpo e mente, e recarregar as energias. No entanto, em tempos de pandemia, parece impossível planejar passeios em outra cidade e aproveitar seus benefícios. Contudo, há cidades que estão abertas para o turismo, como Gramado e Canela, que têm seguido as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir o bem-estar de seus visitantes.

Caso escolha passear por essas localidades, fique atento aos decretos e informações locais, a fim de descobrir se as cidades estão liberadas para o turismo. Além disso, é preciso acompanhar as regras de segurança para esse período, com o objetivo de aproveitar a viagem sem perigo.

Quer saber quais são os cuidados a serem tomados? Fique conosco e veja mais!

Usar máscara em lugares públicos

A OMS passou a recomendar o uso de máscara em lugares públicos, como forma de ajudar a impedir a propagação do coronavírus. Isso porque esse item de segurança cria uma barreira para gotículas infecciosas. As máscaras são capazes de dificultar a contaminação de uma pessoa. Por essa razão, pessoas doentes e saudáveis devem utilizá-las, investindo nas máscaras de tecido, que asseguram maior proteção.

Sabendo da sua importância, diversas cidades tinham decretado o uso obrigatório de máscara, que agora passa a ser de indispensável em todo território nacional nos lugares públicos, devido à Lei 14.019. Assim, quando estiver em espaços comuns, pense em sua segurança e das pessoas ao seu redor, usando máscara.

Lembre-se de que certos cuidados devem ser adotados, como:

  • cobrir o nariz e a boca;
  • ser de uso individual;
  • trocar de máscara após 3 horas de uso;
  • não retirá-la para falar;
  • não tocar no pano da máscara quando estiver na rua.

Fugir de aglomerações em lojas e estabelecimentos

Quem viaja deseja passear pela cidade e visitar lojas e estabelecimentos. Entretanto, evite aglomerações e contato próximo com outras clientes, afinal, essa também é uma forma de prevenir o contágio pelo coronavírus. Quando chegar em um estabelecimento, veja quantas pessoas estão no local. Se for um número alto, escolha outra loja. Prefira lugares com boa ventilação e que controlam a entrada, permitindo um número determinado de pessoas em suas dependências.

Dentro dos estabelecimentos, não fique perto de outros clientes ou mantenha uma distância de segurança, cerca de 1 metro. Escolha corredores vazios ou com o menor número de pessoas, a fim de evitar aglomerações. Além disso, outra forma de impossibilitar aglomerações é comprar produtos online (site ou rede social), apenas indo às lojas para retirá-los. Dessa forma, você não se expõe ao risco de contaminação.

Evitar tocar em produtos nas lojas

Uma forma de propagação do coronavírus é por meio das superfícies. Alguns estudos comprovam que esse vírus pode persistir em certos locais por horas ou dias, variando de acordo com a umidade e temperatura. Já que, ao visitar uma loja, você não sabe quais lugares foram limpos, evite tocar em produtos no estabelecimento, bem como vitrines e balcões.

Caso não seja possível, toque no menor número de objetos, de preferência, somente naqueles que pretende comprar. Saiba que há o risco de contaminação ao tocar em algum objeto e depois levar a mão ao rosto. Lembre-se de que objetos e até alimentos, como frutas e verduras, podem estar contaminados, sendo um risco para sua saúde.

Higienizar as mãos sempre

Higienizar as mãos com constância é uma boa opção de assegurar uma viagem tranquila. Para mantê-las limpas, procure lavar com sabão ou passe álcool em gel 70%. Locais que não têm lavatórios devem ter um vidro de álcool disponível. Todavia, há um modo correto de lavar as mãos, começando por retirar todos os anéis ou acessórios. Depois, molhe as mãos e use uma quantidade de sabão capaz de dar espuma e cobrir toda a superfície.

É necessário reservar cerca de 15 a 20 segundos nesse ritual, friccionando as palmas e lavando o dorso. Depois, entrelace as mãos para limpar entre os dedos e o seu dorso, com movimentos de vai e vem. Em seguida, lave o polegar, com movimentos circulares, e as pontas dos dedos, limpando as unhas. Seque as mãos com papel, preferencialmente.

Caso não tenha acesso à água, o álcool em gel 70% é um ótimo substituto, por eliminar bactérias e vírus causadores de doenças infectocontagiosas. No cotidiano, se as mãos não tiverem sujeira aparente, usar álcool é equivalente à lavagem com água e sabão.

Viajar em carro próprio

Para chegar em Gramado e Canela, você pode aproveitar os baixos preços das passagens aéreas e viajar de avião. Contudo, caso não se sinta seguro com o transporte aéreo, prefira viajar em seu carro próprio, para assegurar seu conforto e condições sanitárias.

É aconselhável manter certos cuidados, como transportar o menor número de passageiros, desde que todos higienizem as mãos constantemente, manter as janelas abertas, para que haja ventilação natural dentro do veículo, e limpar volante, painel, botões, maçanetas e câmbio.

Ademais, ao pegar a estrada, evite fazer muitas paradas. Não sendo possível, ao descer do veículo, use máscara e passe álcool em gel quando retornar. Faça a higienização de todo o interior do carro, afinal, cuidado nunca é demais.

Não se deslocar se estiver doente

O coronavírus propaga-se pelo ar. Por isso, é uma doença de rápida contaminação e que merece atenção. Seus principais sintomas são febre, cansaço e tosse seca, que podem ser acompanhados por diarreia, perda do paladar e olfato, além de dor de cabeça e dificuldade de respirar. Ao apresentar um desses sintomas, é necessário procurar um médico, a princípio por telefone, a fim de evitar deslocamentos. Se forem sintomas leves, fique em casa e aguarde a sua melhora.

Estando doente, recomenda-se que você não viaje, para sua segurança e de toda população. Assim, evita-se que a contaminação seja disseminada em diversas regiões, pelo transporte do vírus por pessoas infectadas.

Diante disso, é fato que, seguindo todos os cuidados, você pode viajar e conhecer Gramado e Canela durante a pandemia. Essas cidades contam com opções de passeios ao ar livre, em parques e áreas externas de bares e restaurantes. Mesmo com restrições, é possível visitar museus e a Maria Fumaça, desde que seja mantida a segurança sanitária. Ademais, os hotéis desenvolveram um protocolo de higiene, com o objetivo de assegurar a saúde de todos os seus visitantes e possibilitar que sua viagem seja tranquila.

Gostou do nosso post? Então, receba mais informações em seu e-mail, assinando nossa newsletter!

Compartilhe este artigo por: