smart home

Smart home: automação residencial mais perto do que você imagina!

Smart home é uma novidade no mercado imobiliário. Com seu caráter futurista, a tecnologia conecta toda a casa, proporcionando praticidade, conforto e segurança aos moradores. Trata-se de uma casa inteligente — ou conectada —, um conceito de moradia que envolve o uso da tecnologia.

É verdade que as smart homes estão encantando aqueles que desejam realizar o sonho da casa própria, já que o uso da tecnologia garante facilidades para o dia a dia, na sua rotina de trabalho, na organização da residência e nas atividades das crianças.

Dessa forma, torna-se possível transformar totalmente a sua casa e moldá-la de acordo com as suas necessidades, sem que você tenha que fazer o menor esforço. Ficou interessado em um lugar assim para chamar de seu? Fique conosco e veja como revolucionar a sua vida e da sua família!

Tecnologias mais utilizadas no mercado brasileiro

Quem não se encantava com a série de filme De volta para o futuro? Toda aquela tecnologia e funcionalidade fez com que ficássemos ansiosos para que o dia dessa modernização chegasse. Agora ela já é possível, com a viabilidade da casa inteligente. Veja as tecnologias mais usadas no momento!

Fechaduras

O uso das chaves vem chegando ao fim. Isso porque o sistema de segurança apresenta travas ou controle de acesso por meio de biometria. A porta se abre com sua digital e fecha automaticamente. Nunca mais você vai ficar na rua por ter se esquecido as chaves.

Além disso, as fechaduras podem ser abertas por reconhecimento facial e de voz. O sistema salva previamente a imagem do seu rosto ou tom de voz na nuvem e permite sua entrada sem nenhuma barreira ou dificuldade.

Ainda, é possível controlar as portas de forma remota por meio de um aplicativo no celular. Caso acabe a bateria do aparelho, podem ser usados chaves e cartões digitais, bem como implantar uma senha de teclado numérico.

Janelas e cortinas

Os mesmos sistemas de abertura de fechadura podem ser aplicados às janelas. Além disso, há outros modos de comandá-las, sendo os mais comuns por meio de dispositivos de controle no celular ou até de voz, que as abrirão e fecharão automaticamente. Outros programas emitem alertas sobre a abertura de janelas, quando você não estiver em casa.

A automatização de janelas pode ser integrada à outra estrutura, como de cortinas e persianas, administrando a luminosidade dos ambientes, com o simples comando de suas aberturas por aplicativo ou botão interruptor. Seu uso se torna versátil e assegura conforto diário.

Geladeira

Até a sua geladeira pode ser inteligente com a tecnologia smart home, quando possui Wi-Fi e outras conectividades. Assim, é integrada aos celulares e controladas remotamente. Para maior segurança, os equipamentos podem emitir alertas, se permanecerem abertos, e apresentam diversas funcionalidades, destacando-se:

  • aplicativo para fazer lista de compras;
  • possibilidade de pesquisar receitas;
  • controle de temperatura a distância;
  • câmera interna, para visualizar os produtos que ainda estão na geladeira;
  • display de músicas e vídeos da internet;
  • sistema de descongelamento;
  • economia de energia.

Iluminação

As facilidades da smart home alcançam a iluminação, já que a residência pode ser programada para acender as luzes somente quando houver pessoas presentes nos ambientes. Isso ajuda a economizar energia.

Ao utilizar as lâmpadas inteligentes, você pode comandar a cor e a intensidade das luzes em apenas um toque, diversificando os ambientes. Tanto nos cômodos quanto nas áreas externas, elas podem ser acesas ou apagadas remotamente.

A iluminação inteligente conecta-se a display de músicas e televisão e a assistentes virtuais, aumentando as possibilidades de uso e o conforto dos moradores da residência, bem como oferecendo efeitos imersivos.

Tecnologias que, em breve, estarão no mercado

O avanço tecnológico é sempre contínuo e, com o surgimento da internet das coisas (IoT), espera-se que os itens usados no cotidiano estejam cada vez mais conectados. Por isso, é necessário comentar sobre as tecnologias que estão chegando ao mercado brasileiro. Conheça as novidades, a seguir!

Robôs aspiradores

Os robôs aspiradores de pó já estão chegando ao Brasil. Eles limpam a casa por meio de sensores e sistema de mapeamento do local, a fim de eliminar a poeira e pequenos detritos, mesmo que estejam embaixo de móveis. Podem ser passados nos móveis, como sofá, cadeiras, mesas e camas, ajudando a conservar a limpeza.

O equipamento trabalha sozinho e, por possuir sensores de obstáculos, paredes e escadas, consegue rastrear o ambiente e saber onde devem andar. Ainda, a limpeza pode ser programada para o dia e horário que for mais conveniente na sua rotina.

Contudo, o robô aspirador apresenta desvantagens, uma vez que tem dificuldade de mapear grandes ambientes. Devido aos sensores, deixam parte do cômodo sem limpar. Ademais, desviam de todos os objetos que estejam no chão e não sobem em declives com ângulos superiores a 30 graus do chão, nem em tapetes altos. Por isso, é preciso avaliar o custo-benefício do aparelho, para saber se compensa desembolsar seu alto valor, já que se trata de uma novidade no país.

Uso de IA na dispensa

A Inteligência Artificial (IA) agora é usada até no controle e na guarda de alimentos em sua dispensa. Num piscar de olhos, os produtos são organizados por categorias — enlatados, frutas, verduras, pacotes de cereais, caixas, dentre outras.

Também, são organizadas listas de compras, pautando-se nos alimentos retirados da dispensa, e dicas de receitas com os produtos restantes, permitindo maior gestão e organização dos alimentos.

Os alimentos podem ser pesados e medidos antes de serem guardados, tendo um localizador para encontrá-los de forma rápida e simples, no momento que decidir cozinhar. É evidente que a IA pode facilitar sua rotina no fogão!

Produtos de cozinha sincronizados com a rotina do morador

A cozinha do futuro investe em eletrodomésticos semiautônomos, que são programáveis de modo remoto, para cumprir suas funções automaticamente. Além disso, os produtos de cozinha podem ser conectados. Logo, geladeira, forno e fogão trabalharão juntos, por meio de um software ligado à nuvem.

Na nuvem, são salvos os horários e a rotina do morador. Dessa maneira, antes de que precise, suas refeições vão estar prontas, apenas lhe aguardando. Imagine acordar e ter seu café da manhã pronto? Essa tecnologia vai chegar ao Brasil em breve. Aguarde!

Diante disso, é fato que a smart home é a melhor maneira de trazer segurança, conforto e ganho de tempo para a sua rotina e de toda sua família. A smart residência vai ser amoldada a seu estilo de vida e pode ser a única forma de garantir que idosos ou pessoas com deficiência sintam-se independentes e seguros. Portanto, investir em tecnologia para seu lar pode ser uma ótima opção de assegurar elegância e funcionalidade.

Por fim, gostou dessas informações? Então que tal compartilhar este post em suas redes sociais e deixar seus amigos também informados sobre essa novidade tecnológica?

Compartilhe este artigo por: