sofá em couro

Sofá em couro: 4 dicas para usá-lo na decoração!

Se existe um elemento capaz de valorizar qualquer projeto de decoração, é o tal do sofá em couro. Prático, confortável e de extrema beleza, ele costuma marcar presença nos mais variados estilos de combinação, tanto no Brasil quanto no mundo.

A princípio, algumas pessoas podem imaginar que basta escolher um modelo e levá-lo para casa para que o visual do ambiente fique impecável. Porém, não é bem assim. Antes de comprar o estofado, é importante tomar alguns cuidados básicos, como analisar bem o acabamento do material, conferir as medidas e, inclusive, tirar todas as dúvidas sobre a manutenção diária do produto. Caso contrário, há grandes chances de o cômodo perder a sua leveza e aparentar ser um espaço pesado e sem harmonia.

Bem chato, não é mesmo? Porém, não se preocupe. Queremos ajudar você nessa missão e, por isso, contaremos, a seguir, todos os fatores que devem ser considerados ao longo da sua busca.

Assim, confira agora mesmo!

1. Escolha o modelo ideal de sofá em couro

Imediatamente que você começar a procurar pelo sofá em couro, perceberá que há uma infinidade de modelos disponíveis no mercado — afinal, justamente por esse motivo, esse é considerado um estofado que combina bem com vários tipos de decoração.

Antes de mais nada para fazer a escolha certa, é fundamental começar analisando o tipo de acabamento presente na peça. De todas as opções utilizadas atualmente, podemos destacar as seguintes:

  • couro legítimo: de origem animal, é a versão mais comum encontrada nos sofás. Ela também costuma ser mais resistente que as demais;
  • couro sintético: é um material que imita o couro, mas utiliza poliuretano na confecção do estofado;
  • couro ecológico: conta com uma fabricação quase igual a do couro legitimo. A diferença é que, aqui, o processo é menos prejudicial ao meio ambiente.

Posteriormente depois de escolher o material ideal, é o momento de definir o seu objetivo ao utilizar o estofado no ambiente.

Assim, se a ideia seja criar uma decoração discreta e equilibrada, a recomendação é investir em um sofá em couro liso, sem textura e muitos detalhes.

Por outro lado, para quem pretende tornar a peça o grande destaque do cômodo, está liberado investir em peças volumosas, de cores intensas ou, até mesmo, de medidas maiores.

2. Tenha cuidado com o tamanho da peça

Há quem imagine que, para que um sofá seja confortável, obrigatoriamente, ele precisa ser grande.

Nada disso!

O modelo ideal é aquele que, além de proporcionar conforto aos moradores, é capaz de se encaixar perfeitamente no ambiente.

“sem atrapalhar a circulação de pessoas ou prejudicar a harmonia visual”

Sendo assim, como definir as medidas certas do móvel para uma sala de estar?

Veja as nossas dicas:

  • com a fita métrica em mãos, tire as medidas do cômodo em que o estofado será posicionado;
  • sempre que possível, reserve um espaço de, no mínimo, 70 cm ao redor do sofá para que as pessoas circulem com tranquilidade;
  • você costuma receber visitas? Então, invista em um modelo de assento curto e espuma não tão macia. As opções volumosas e profundas são recomendadas, exclusivamente, para salas de TV;
  • certifique-se de que cada assento apresenta 80 cm de largura. É a medida mínima para garantir conforto.

3. Priorize a combinação dos materiais adequados

Outra dica valiosa é analisar se o sofá em couro combina bem com os demais elementos presentes no lar.

A parte boa é que essa matéria-prima é bastante versátil e pode ser usada, tranquilamente, com outros materiais, criando, assim, um ambiente aconchegante e repleto de estilo.

De todos, a madeira é a melhor alternativa e pode surgir na mobília, em painéis, no revestimento do piso ou em itens decorativos.

O resultado será um espaço com uma atmosfera rústica, mas muito acolhedora.

Por outro lado, se a ideia é deixar o ambiente mais moderno, o couro conversa perfeitamente com elementos em vidro ou metal.

4. Pense na manutenção do sofá em couro

A grande vantagem de usar um sofá em couro na decoração é, além de ser extremamente resistente, demanda pouca manutenção.

No entanto, para mantê-la intacta, é preciso realizar a limpeza da maneira correta. Saiba como:

  • limpe a superfície com pano de algodão úmido e poucas gotas de detergente;
  • frequentemente, hidrate o couro com cera, graxa incolor ou hidratante próprio para essa finalidade;
  • evite que o estofado tenha contato com o sol.

O sofá em couro é uma excelente alternativa para aliar praticidade, estilo e sofisticação em um único móvel.

Siga as nossas dicas, faça a escolha certa e você não se arrependerá!

Gostou dessa dica, que tal cadastrar-se em nosso blog e ser sempre o primeiro a receber as novidades?

Compartilhe este artigo por: