Entenda melhor como funciona o Airbnb e se vale a pena usar

Criado há pouco mais de uma década, o Airbnb vem revolucionando a forma como os viajantes localizam acomodações de boa qualidade, com preços justos. A plataforma não para de crescer e atrair ainda mais usuários.

Porém, muitos viajantes ainda hesitam em utilizar o serviço por desconhecer sua dinâmica ou por não considerá-la confiável. Neste post, vamos mostrar, em seguida, como funciona o Airbnb e dar dicas de como localizar e reservar seu imóvel. Confira!

O que é o Airbnb?

O Airbnb é uma plataforma que busca ser um elo entre proprietários de imóveis e locatários interessados em algum tipo de hospedagem temporária. Por isso, ela reúne anúncios de acomodações de todos os tipos e viajantes de todas as partes do mundo em busca de um local seguro, com preço justo e mais em conta do que uma rede tradicional de hospedagens.

A plataforma funciona como uma rede social. Já que, tanto os proprietários quanto os locatários precisam criar seus perfis no Airbnb para conseguir fechar as locações. Assim, ao negociar um aluguel, é possível conhecer um pouco mais sobre a pessoa com a qual se está tratando. Ademais, a ferramenta permite que os usuários avaliem tanto os imóveis quanto os proprietários e locatários.

O Airbnb foi criado em 2008, por dois designers que decidiram aproveitar o espaço do seu apartamento, em São Francisco, nos Estados Unidos, para hospedar viajantes. Todavia, eles ofereciam colchões infláveis aos hóspedes que precisavam de um local para ficar por um tempo reduzido.

Posteriormente, a ideia deu certo e logo se transformou em um grande negócio, espalhando-se pelo mundo. Segundo o próprio Airbnb, hoje, eles têm anúncios de imóveis em 190 países. No Brasil, a plataforma começou a operar em 2011.

O Airbnb é confiável?

Alguns mecanismos e regras do Airbnb podem garantir uma considerável segurança para quem busca hospedagem por meio da plataforma. O fato de funcionar como uma rede social, exigindo um cadastro detalhado de anunciantes e inquilinos, é um deles.

As avaliações realizadas pelos visitantes são importantes para comprovar, por exemplo, que o imóvel é realmente conforme o anunciado ou que o proprietário presta aos hóspedes um atendimento satisfatório caso ocorra algum problema.

A própria plataforma mantém um serviço de atendimento aos clientes que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e que costuma ser bastante resolutiva. Em caso de problema, além de buscar acomodações alternativas ao viajante, o Airbnb costuma ressarcir quem se sente prejudicado.

O pagamento feito pela própria plataforma, por exemplo, é liberado para o proprietário 24 horas após o check-in do visitante. Assim, se há algum problema grave no imóvel, é possível buscar uma solução que reduza prejuízos para a sua viagem.

Dessa forma, é possível considerar o Airbnb um modelo confiável de locação de imóveis por temporada, embora sempre se esteja sujeito a eventuais percalços.

Como o Airbnb funciona?

Para utilizar o Airbnb com facilidade e segurança, é preciso fazer um cadastro na plataforma e seguir alguns passos básicos na pesquisa do imóvel desejado. Confira, a seguir, as etapas para locar uma hospedagem por meio do Airbnb e também algumas dicas para aumentar as chances de sucesso da sua locação.

Faça o cadastro na plataforma

O cadastro deve ser feito no site do Airbnb, utilizando um e-mail válido ou a sua conta do Facebook. Em poucos minutos, é possível montar o seu perfil e ingressar na plataforma. O ato de se cadastrar no Airbnb também lhe garante um crédito promocional para ser usado em sua primeira viagem.

Para finalizar o cadastro, você terá que fornecer a foto de algum de seus documentos, geralmente do seu passaporte. Pode também enviar um vídeo para o Airbnb explicando seus objetivos na plataforma.

Escolha o seu destino

Uma vez cadastrado, você já pode iniciar a pesquisa pelo imóvel ideal para a sua viagem. A busca básica se inicia pela escolha do destino que você quer visitar. Ao digitar o nome da cidade, o Airbnb vai listar todos os imóveis disponíveis no local. Caso você especifique o período da sua viagem, a plataforma já limitará a pesquisa às ofertas disponíveis naquele período.

Para facilitar ainda mais sua busca, o Airbnb dispõe de diversos filtros para direcionar sua pesquisa para a hospedagem mais alinhada ao seu desejo. Assim, você pode escolher entre diversos critérios de pesquisa, como o tipo de acomodação, o valor da locação e o número de hóspedes, entre outros. Certamente você encontrará, de forma mais rápida, o imóvel ideal.

Avalie os imóveis

Logo após, o resultado de sua pesquisa mostrará uma série de imóveis que se encaixam na sua necessidade. O passo seguinte é avaliá-los e escolher o ideal. Uma dica aqui é olhar atentamente todas as fotos disponíveis.

Em geral, as imagens dos anúncios são muito boas e permitem ao usuário descobrir detalhes importantes para a escolha da sua hospedagem. Você pode descobrir, por exemplo, se o imóvel bate com a descrição na plataforma ou se a vista é realmente tão deslumbrante quanto anunciado.

Tenha atenção às avaliações

Porém, a análise das fotos é apenas uma das etapas da avaliação dos imóveis. Outro ponto muito importante é a análise das avaliações do anúncio. Visto que só pode avaliar uma acomodação quem já se hospedou nela. Como resultado, os relatos costumam ser bastante fidedignos.

Por isso, dê preferência aos imóveis com um maior número de avaliações positivas. No caso de críticas, é bom considerar as respostas do proprietário, o que pode revelar seu interesse e a disposição em resolver eventuais problemas.

Use o Google Maps

O Google Maps é uma excelente ferramenta para se conhecer melhor a vizinhança do imóvel que você está alugando e localizar serviços, como restaurantes, lojas e outros importantes para a sua viagem.

Converse com o proprietário

Durante a pesquisa, você pode utilizar a ferramenta de mensagens privadas da plataforma para conversar com os proprietários dos imóveis. Essa é uma oportunidade de tirar dúvidas e obter mais informações.

Essas são as principais etapas para locar uma acomodação por meio dessa nova e moderna plataforma. Agora que você já conhece melhor como funciona o Airbnb, pode utilizá-lo para facilitar a locação de imóveis durante suas viagens, sejam de turismo, sejam de lazer.

Você gostou deste conteúdo? Então, que tal você conhecer os melhores negócios imobiliários na Serra Gaúcha? Visite o nosso site e confira!

Compartilhe este artigo por: