7 curiosidades sobre Gramado e Canela

Para quem gosta de clima ameno, muita paz e qualidade de vida, a Serra Gaúcha é o local perfeito, porém, não só nas férias. Por aqui, é possível garantir bons momentos, de muita alegria e tranquilidade durante todo o ano. Cidades como Gramado e Canela são ótimas para quem busca uma aposentadoria sossegada ou uma segunda residência para descansar nos finais de semana. Além de apresentar muitas curiosidades Gramado e Canela irão te surpreender!

Além de uma cultura riquíssima e um clima agradável, a Serra Gaúcha também é muito conhecida por seus vinhos, já que é a principal região vinífera do Brasil, e ainda, por sua arquitetura repleta de referências europeias.

Pensando em mudar de vida? Então, continue lendo este post para conhecer as principais curiosidades sobre Gramado e Canela e se apaixonar por essas cidades surpreendentes. Confira!

As principais curiosidades sobre Gramado

Gramado é um dos destinos mais visitados do Brasil, principalmente durante as férias de inverno e as festas de final de ano, já que é muito conhecida por seu “Natal Luz”.

Mas a cidade tem muito mais opções. Veja a seguir, algumas das mais interessantes curiosidades sobre Gramado!

1. Origem do nome

Acredita-se que esse nome tenha sido dado à cidade pelos tropeiros que cuidavam de gado na Serra Gaúcha. Pois quando passavam por lá, se deparavam com um imenso campo de mata verde onde paravam para descansar no “gramado”. E assim o lugar foi batizado.

2. Colonização tripla

Três povos diferentes colonizaram Gramado, os alemães, os portugueses e os italianos. O resultado disso é uma cultura altamente diversificada e repleta de particularidades e riquezas gastronômicas, que só são possíveis de se conhecer a fundo, vivendo na cidade.

3. Cultura de trânsito urbano

Apesar da cidade não possuir semáforos, 99,9% dos motoristas param na faixa de pedestres e o local não tem qualquer problema trânsito. Ao contrário, por lá, é possível circular tranquilamente de carro, sem os engarrafamentos e estresse que vemos nas grandes capitais.

4. Lago Negro

A propriedade da família Bier devastada por um incêndio em 1942, foi transformada em um lago Leopoldo Rosenfeldt com a ajuda de moradores da região. Para dar ao local um ar europeu, foram plantadas, à sua volta, árvores importadas diretamente da Floresta Negra alemã. Daí o nome lago negro.

As maiores peculiaridades sobre Canela

Se você se interessou pelas curiosidades sobre Gramado, certamente não irá resistir aos encantos de Canela, que fica somente a 7 KM de distância. Dá para ir de uma cidade à outra pedalando. Então, veja também algumas das características mais bacanas de Canela!

5. Origem do nome

O ponto de encontro dos tropeiros que passavam pela região era uma caneleira que ficava onde hoje é a Praça João Correia. A árvores era chamada pelos visitantes de canela, assim surgiu o nome da cidade.

6. Colonização de quatro países

Assim como Gramado, Canela também foi colonizada por alemães, português e italianos, porém também pelo povo sírio-libanês. Dá para imaginar o que tem de cultura nessa cidade? Só passando um bom tempo por lá para conhecer!

7. Museu do Chocolate

A fábrica de chocolates Prawer oferece uma verdade viagem à história do cacau e da fabricação do chocolate em seu Museu do chocolate. É uma experiência deliciosa e repleta de surpresas. Além dela, existem ainda muitas outras fábricas de chocolate como a Lugano, Planalto, Florybal, Caracol, entre outras. Mas o chocolate não é a única atração da cidade. Por lá, também é possível locais como o Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show, o Hollywood Dream Cars e muito mais.

Como você pode ver ao longo deste post sobre as curiosidades de Gramado e Canela, a região da Serra Gaúcha oferece muito mais do que opções e passeio para férias. Ela tem uma diversidade de características trazidas da cultura europeia que a tornam um lugar maravilhoso para se viver.

E então, o que achou das curiosidades sobre Gramado e Canela? Você moraria nessas cidades? Conte para nós nos comentários como você gostaria de viver nessas cidades!

Compartilhe este artigo por: