verão em Gramado

6 dicas de como se refrescar no verão em Gramado

Apesar de Gramado ser conhecido por ter os melhores invernos, a cidade ainda conta com diversas opções de passeios para o verão. Assim, a cidade apresenta ótimas possibilidade de turismo para essa época do ano.

Por ser conhecida pelas baixas temperaturas no inverno, o verão em Gramado é baixa temporada, o que torna as opções mais baratas e o lugar uma ótima opção de férias, em especial porque durante o dia o calor impera e a noite o clima fica fresco.

Assim, é fato que essa região é sempre um encanto, que deve ser descoberto em qualquer estação. Contudo, temos 6 dicas de como se refrescar no verão em Gramado, com sugestões de pontos maravilhosos. Fique conosco e veja tudo!

1. Cascata do Ecoparque Spery

Nossa primeira dica é o Ecoparque Spery. Para quem deseja relaxar e ter contato com a natureza, recomendamos a cascata desse parque. O qual é localizado no interior do Vale do Quilombo, dedicado à preservação do meio ambiente.

Além de poder se refrescar com um bom banho na cascata, você ainda pode realizar uma caminhada nas trilhas do parque com seus amigos ou familiares e descansar no restaurante Bêrga Motta, que só abre nos fins de semana para o almoço. Localizado na RS-235, entre Gramado e Canela, o parque está a 8Km do centro de Gramado. Abre de terça a domingo, das 9h às 17h.

2. Rota da Cerveja

Uma ótima dica para se refrescar no verão é fazer um tour pelas cervejarias de Gramado, que servem diversas cervejas artesanais para aqueles que querem beber algo de qualidade. Nesse tour, você pode provar cerca de 15 cervejas diferentes produzidas na região, nas Cervejarias Vitrola, Rasen Bier, Edelbrau, Gram Bier e Cervejaria do Farol.

Cabe enfatizar que a Rasen Bier é uma cerveja original da cidade e tem sabor marcante, refrescando seus dias quentes. Tais cervejas podem ser encontradas nos bares e restaurantes espalhados pela cidade de Gramado.

3. Neve no Snowland

Por que não aproveitar o verão para esquiar? Parece loucura, mas em Gramado isso é bem possível. A cidade apresenta o parque Snowland, com mais de 16.000m² de neve e temperatura de até surpreendentemente 5 graus negativos.

O Snowland é o primeiro parque da América Latina a ser indoor. O local conta com montanha para esquiar, patinação no gelo, restaurantes, snowkart, vilarejo alpino com lago congelado, observatório com vista e lojas de souvenirs. Por isso, aconselha-se a levar roupas de frio para usar abaixo das roupas que podem ser alugadas no local das atrações.

O valor do ingresso gira em torno de R$235, sendo oferecidos pacotes e transportes a serem consultados no site do Snowland. Lembre-se de agendar sua visita, pois a procura pelo passeio é grande.

É localizado na Rodovia RS-235 – 9009, na Estrada entre Gramado e Nova Petrópolis, no Bairro Carazal, e abre de segunda a domingo, variando o horário de funcionamento, que é de 9h às 18h, de domingo a quinta, e 9h às 22h, nas sextas, sábados e feriados.

4. Alpen Park

Quer viver uma aventura em Gramado? Então conheça o Alpen Park! Nesse lugar, você vai encontrar emoção, contato com a natureza e adrenalina. O parque é de 60.000m² de área verde preservada.

O local tem diversas atrações ao ar livre, em especial com a presença da torre de rapel, tirolesa, arvorismo, muro de escalada, touro mecânico, quadriciclo, bungee trampolim, trenó, simuladores e espaço kids.

Além disso, o espaço conta com snapy draw, cinema 4D, interactive 5D e uma montanha-russa com controle de velocidade, conhecida como Alpine Coaster. As opções desse local são planejadas para todas as faixas etárias e públicos, com trilhas de até 2km, totalizando cerca de 40 minutos de atividade.

O Alpen Park abre todos os dias, de 9h às 18h, localizado na Rodovia Arnaldo Oppitz, 901, em Gramado. A entrada é gratuita, pagando apenas para participar das atrações. A fim de facilitar o acesso aos brinquedos, pode ser adquirido um passaporte, que dá acesso a todo lugar.

5. Lago Negro

Passear no Lago Negro é uma ótima opção para quem deseja relaxamento, paz, descanso e tranquilidade. O local é conhecido por sua paisagem linda. Seu nome deve-se ao fato de o lago ter a cor verde escuro, refletindo a beleza natural ao redor e se tornando ideal para as melhores fotos. Ademais, o lago recebeu árvores enormes ao seu redor, que foram trazidas da Floresta Negra da Alemanha.

Entre as atividades que o Lago Negro tem, há passeios ao ar livre, caminhadas, piqueniques e andar de bicicleta. Algumas pessoas preferem andar de pedalinhos ou tomar chimarrão na beira da água. Essas são boas atrações para aproveitar uma rotina mais calma.

O parque que acolhe o Lago Negro também apresenta os restaurantes e lojinhas, dando conforto aos visitantes que querem aproveitar o dia inteiro no lugar. Ainda, evidencia-se que a entrada no parque é gratuita, sendo necessário pagar apenas o passeio no pedalinho, o qual funciona de 8h20 às 19h. O parque funciona todos os dias, 24h, e está localizado na Rua A. J. Renner, Bairro Planalto.

6. Sorveterias

É notório que Gramado é famosa por seus chocolates quentes. Contudo, no verão, grande parte das cafeterias oferecem possibilidades de sorvetes, sundaes e outras opções geladas. Por isso, a cidade tornou-se famosa por suas taças de sorvetes.

Algumas sorveterias são conhecidas por promoverem opções geladas, como o Braziliano Café, Casa da Velha Bruxa, Planalto Chocolate e Caracol Chocolate. Esses lugares são paradas obrigatórias para você que deseja encontrar diversos tipos de sorvetes refrescantes. Além de sorvetes, você pode experimentar diversos doces autorais das cafeterias, os quais fazem parte de uma edição limitada que ocorre anualmente.

Diante disso, é notório que a região conta com muitos espaços que se possa aproveitar a natureza e se refrescar. Por ser bem arborizado, a cidade permite que sejam feitos piqueniques, caminhadas ou simplesmente aproveitar a soleira de uma árvore. Independentemente de qual opção escolha, saiba que o verão em Gramado vai ficar marcado na sua história.

Gostou deste post? Então, compartilhe essas informações nas redes sociais para ajudar seus amigos!

Compartilhe este artigo por: